Na 27ª semana de gravidez os olhos do seu bebé estão a mudar de cor, e o seu corpo está a experimentar alguns sintomas de gravidez peculiares. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o seu bebé e o seu corpo às 27 semanas.
Quão grande é o meu bebé?
O seu bebé aumentou para o dobro do peso que ele tinha há quatro semanas. Comparando com alimentos, é claro: ele tem o tamanho de uma cabeça de couve-flor.
O que o meu bebé está a fazer?
O cérebro do seu bebé está realmente activo nos dias de hoje, à medida que mais tecido cerebral está a desenvolver-se. Ele é um feto activo, dormindo e acordando regularmente, abrindo e fechando os olhos e chuchando os dedos também.
Se você sente pequenos movimentos rítmicos que se sentem como espasmos na barriga, não fique alarmada: são apenas pequenos soluços! Não se preocupe, pois esses movimentos geralmente são de curta duração e não prejudicam o seu bebé.
O seu bebé está tão confortável como antes, também: a maioria dos bebés desta idade ainda gosta de assumir a aconchegante posição enrolada dentro do útero, AKA a posição fetal.
Outras novidades emocionantes, o desenvolvimento auditivo do seu bebé estará melhor do que nunca, já que a rede de nervos nos ouvidos amadurece, e agora ele pode reconhecer a sua e as vozes do seu parceiro.
Os olhos do seu bebé também estarão a desenvolver-se. As suas íris – a parte colorida do olho – começarão a desenvolver pigmento a partir de agora. Muitos bebés nascem com olhos azuis porque ainda estão a produzir melanina.
Muitas vezes a cor muda durante a infância, passando de azul para verde, avelã ou castanho. Quanto mais melanina você tem (o que é ditado pelos seus genes), a cor da cor do olho é mais escura. Portanto, é provável que, se você tiver olhos castanhos, o seu bebé também terá. Mas você terá a certeza quando o seu bebé tiver aproximadamente dois anos.
O que o meu corpo está a fazer?
Olhe para baixo, e você não precisa que digamos que a sua barriga cresceu até agora. O seu útero será agora do tamanho de uma bola de basquetebol. Embora possa estar a crescer, a sua barriga aparenta estar bastante achatada, então aqueles grandes pratos de macarrão que você desejava no início da gravidez podem cair mal no estômago. Você pode até sentir náuseas depois de comer uma grande refeição porque está tão cheia.
Você também pode notar espasmos musculares na sua perna. Alguns especialistas pensam que é devido a uma escassez de nutrientes, como cálcio e magnésio, disponíveis no seu corpo porque eles estão a ser usados para ajudar a formar o seu bebé. As cólicas são mais prováveis de ocorrer quando está sentada ou está imóvel por algum tempo, então não fique surpresa se for acordada por eles durante a noite.
Sintomas comuns:
Barriga com comichão: graças à pele que se estica pela barriga em expansão, a sua pele pode ficar seca e com comichão. Aplique óleos e hidratantes nas áreas com comichão, e se o desejo de coçar é esmagador, tome um banho de aveia calmante.
Inchaço: quase três quartos das mulheres experimentam inchaço noutros lugares do corpo (infelizmente, não é apenas na barriga!) Devido ao edema. Isso acontece quando os fluidos se acumulam nos tecidos do corpo, graças a um aumento no fluxo sanguíneo e pressão sobre a veia que retorna sangue da parte inferior do corpo para o coração.
Com mais frequência, afectam os pés, os tornozelos e as mãos, este lindo efeito secundário geralmente começa por volta desta fase da gravidez. Não se preocupe e tenha em mente que ele desaparecerá uma vez que o seu bebé nasça – mas se o inchaço parece ser excessivo, verifique com o seu médico, pois pode ser um sinal de pré-eclâmpsia.
Sangramento das gengivas: Ah, outro efeito secundário de gravidez adorável! As suas gengivas podem estar inchadas, inflamadas e a sangrar graças aos hormónios da gravidez. Embora possa ser tentador ficar longe do fio dental se as suas gengivas estão a sangrar, é mais importante do que nunca escovar e usar fio dental duas vezes ao dia para manter a boca sã.
Veja também:
O que fazer nesta semana:
Coma refeições menores: para ajudar a sua barriga em mudança, coma refeições menores e mais regulares que são mais fáceis de digerir. Coma meio abacate fatiado num pão integral, frutas de verão e iogurte natural coberto com nozes picadas ou um pão de pitta e presunto.
Experimente Yoga de gravidez: para ajudar as cólicas, experimente alguns exercícios de Yoga de gravidez (endireitar a sua perna e flectir o tornozelo e os dedos dos pés é uma óptima maneira de fazer isso). Fazer uma caminhada rápida às vezes pode ajudar, também. Você também pode pedir ao seu parceiro que massageie o músculo. Provavelmente não é uma boa ideia às 3 da manhã, mas…quem sabe!
Lanche antes de deitar: para tentar evitar que as cólicas nocturnas aconteçam, tome lanches que contenham cálcio e magnésio, como um copo de leite e uma banana.
Também irás gostar de: