28ª Semana de Gravidez

Na 28ª Semana de gravidez você pode começar a construir um vínculo com o seu bebé através da fala e do canto, e você fará certos testes para verificar a sua saúde neste momento da gravidez.

Descubra o que mais está a acontecer com o seu bebé e o seu corpo às 28 semanas.

Quão grande é o meu bebé?

O seu bebé é tão grande quanto uma beringela esta semana, com 1 quilo e pode medir 38 centímetros. Ele também se está a preparar para conhecer o mundo exterior, colocando-se na posição certa para o nascimento com a cabeça voltada para baixo.

O que o meu bebé está a fazer?

Você ainda não conheceu o seu bebé, mas não é muito cedo para você e o seu parceiro começarem a relacionar-se com ele. O seu bebé poderá ouvi-la quando canta, conversa, por isso pode começar a interagir com ele a partir deste momento.

Na verdade, o som da sua voz ajudará a acalmá-lo – os estudos mostraram que a frequência cardíaca do seu bebé realmente cai quando ele ouve a sua voz. Incentive o seu parceiro a conversar também com a sua barriga – é uma óptima maneira de começar a promover um vínculo entre eles.

Os olhos do seu bebé também estão mais desenvolvidos do que nunca: ele agora não só pode piscar os olhos, mas também curtir os cílios que cresceram recentemente. A sua visão é tão boa que até mesmo pode ver a luz a entrar através do seu útero.

Ele também começou a sonhar consigo: a actividade da onda cerebral medida em fetos mostra que os bebés no útero passam por diferentes ciclos de sono, incluindo a fase REM, quando o sonho ocorre.

O que o meu corpo está a fazer?

Parabéns- você chegou até aqui e agora está em seu terceiro e último trimestre! Você começará a visitar o seu médico ou parteira mais do que nunca nesta fase, a cada duas semanas, passando a ser de semana a semana, quando você chegar às 36 semanas de gravidez (será mais cedo do que você pensa!).

Há diversos testes para fazer agora, desde exames de sangue para HIV e sífilis, a testes de tolerância à glicose.

Você também pode experimentar dor de formigueiro nas pernas, também conhecida como ciática.

À medida que o seu bebé se move para se preparar para o nascimento, a sua cabeça pode decidir descansar no nervo ciático na sua coluna inferior, levando a sensações menos agradáveis para você: dores agudas, formigueiro ou dormência nas suas nádegas e nas costas das suas pernas. Isto pode passar se o seu bebé mudar de posição, mas também se pode manter até ao dia do parto.

Tente descansar, tome banhos quentes, e use uma almofada de aquecimento para ajudar com a dor.

Veja o desenvolvimento do seu bebé às 28 semanas de gravidez.
O bebé já tem pestanas.
De vez em quando você pode sentir soluços do seu bebé.

Sintomas comuns:

Constipação: os hormónios de gravidez, como a relaxina, estão ocupados enfraquecendo os ligamentos do seu corpo quando o seu bebé chegar. Outro efeito pouco agradável é que eles também relaxam os músculos ao redor dos intestinos, deixando-a com uma digestão lenta. Isso pode levar a – Prisão de ventre. Felizmente, existem alguns ajustes simples da dieta que você pode fazer para acelerar as coisas: inclua mais alimentos ricos em fibras na sua dieta, como pão integral, feijão e legumes e aveia de mingau. Beba bastante líquido e fazer exercícios suaves, como nadar ou caminhar, também ajudam.

Fraqueza: a sua barriga pode estar a fazer com que se sinta mais fraca, pois o aumento da pressão é colocada nos seus vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo para o cérebro. Se estiver com tonturas, certifique-se de manter o seu sangue a circular bem bebendo muita água.

Nariz entupido: se você sentir um resfriado, isso pode ser devido aos altos níveis de hormónios da gravidez que aumentam o fluxo sanguíneo para as membranas mucosas no nariz e causam a constipação. As tiras nasais podem ajudar a abrir a sua narina e facilitar a respiração.

Veja também:

27ª semana de gravidez

29ª semana de gravidez

O que fazer nesta semana:

Em torno desta altura da sua gravidez, a sua parteira verificará a sua contagem de sangue para se certificar de que não está anémica e receitará suplementos de ferro se você estiver.

Também será feito o despiste para a diabetes gestacional com um teste de tolerância à glicose. A sua parteira irá recolher uma amostra de urina para obter um nível de base de jejum.

Você receberá uma dose de glicose – geralmente uma bebida  açucarada – e será testada novamente – duas horas depois ou com testes de sangue a cada meia hora. Isto é para ver como o  seu corpo reage com a glicose (o açúcar que você bebeu).

Em poucas palavras, se o seu corpo não pode produzir insulina, o que é necessário para ajudar a reduzir a glicose aos níveis normais, pode ser um sinal de diabetes gestacional.

Também irás gostar de: