Lavar nariz da criança é tão importante quanto banho: veja como fazer!

Saiba como deve lavar o nariz do seu bebé e mantê-lo afastado de gripes

O uso de soro fisiológico na limpeza do nariz ajuda muito a desentupir e eliminar secreções que ficam entre as narinas e a garganta dos pequenos.

Segundo especialistas, a limpeza feita por pelo menos, duas vezes ao dia é capaz de reduzirem até 40% da incidência de gripes e resfriados. Considerando que nesta fase o sistema imunológico da criança está em formação e doenças do sistema respiratório são as mais comuns, essa taxa de prevenção é alta e muito simbólica.

Uma das maneiras mais eficientes e práticas de fazer essa higienização é com a seringa. O jato contínuo de água ou soro faz uma lavagem de arraste, removendo mecanicamente os vírus, bactérias e impurezas do nariz. Veja como é:

Aprenda a fazer lavagem do nariz

Principalmente nas épocas mais frias do ano – período em que as doenças respiratórias são mais frequentes – e em bebés e crianças que não sabem assoar o nariz direito, as vias nasais ficam muito prejudicadas quando ficam entupidas. O quadro causa, além de incómodo, problemas para a amamentação e alimentação.

Como fazer

Prefira realizar a lavagem com soro fisiológico a 0,9%, que é mais suave e não lesiona a mucosa. Outra dica é evitar seguir a técnica usando água, pois ela pode irritar o tecido das narinas.

Para a limpeza, aqueça um pouquinho o soro no micro-ondas e utilize uma seringa para aplicar o jato de líquido dentro de uma narina. Se a criança for grande o suficiente, explique a importância de respirar pela boca ou falar “ahh” enquanto aplica o líquido.

Nos bebés muito pequenos, tente fazer uma aplicação rápida e precisa. Mas não se preocupe, pois não há risco de afogamento. Instintivamente a criança vai evitar inspirar e, caso isso aconteça, vai acabar por tossir antes de afogar.

Crianças maiores de dois anos ainda podem usar sprays de jato contínuo de soro fisiológico, que são encontrados em farmácias.

Também irás gostar de: