Furar as orelhas de bebés: sim ou não?

Se você é mãe de uma menina, provavelmente já deve ter tido alguma dúvida em relação a brincos: Furar ou não a orelha do bebé? Qual a melhor idade para isso? Que tipo de acessório usar e quais são os cuidados necessários?

Como seria de esperar, não existe propriamente uma idade certa a partir da qual se possa furar as orelhas às crianças, no entanto, existem algumas restrições para fazer o furo na orelha do bebé: “Em prematuros, convém esperar pelo menos um mês e meio de vida e atingir 3,5 quilos, porque às vezes a orelha ainda não está bem formada”

Caso o seu bebé tenha nascido no seu tempo normal não existe idade certa para o fazer mas é importante ter em atenção alguns princípios.

O primeiro (e o mais óbvio de todos) é escolher o local onde se vai fazer. Tem que ser um estabelecimento que garanta a higienização correcta dos aparelhos e utensílios, para não se correr o risco de transmissão de doenças.

Em segundo lugar, temos o comportamento da criança. Aqui acho que as idades mais precoces acabam por ser mais “fáceis”, pois dão menos luta e mexem-se menos. Há inclusivamente locais onde furam as orelhas às bebés logo ao nascimento, precisamente porque é mais fácil nessa altura. No entanto, furar as orelhas em bebés pode ter um problema, que se prende com o alinhamento dos furos. Não se consegue prever com exactidão como é que as orelhas vão crescer com o tempo, o que pode vir a desalinhar os brincos. Apesar de geralmente isso não se revelar um grande problema, há alguns casos em que a diferença é notória, o que pode condicionar problemas estéticos.

Por fim, uma palavra apenas em relação às alergias. Mesmo os brincos de ouro, que têm muito menos probabilidade de fazer reacção, podem provocar algumas alergias, pois quando se fura a orelha vai-se permitir que o seu interior contacte com um metal com o qual não é suposto contactar. Uma coisa é esse contacto acontecer na pele, outra é através de estruturas internas da própria orelha, o que pode aumentar bastante o risco de alergias.

Veja também:

6 dicas para cuidar do coto umbilical da forma mais adequada

O primeiro banho em casa

Amamentação para principiantes

Cuidados após furar as orelhas

Após furar as orelhas das bebés, é interessante lavar o local diariamente com água e sabão. Outro cuidado interessante é rodar o brinco delicadamente a fim de evitar que ele grude no lóbulo da orelha. “Após o furo, observe se há sinais de inflamação, como vermelhidão, inchaço, dor e secreção no local. Caso haja algum desses problemas, avalie com o pediatra”.

Assim, não há propriamente nenhuma indicação “formal” sobre a idade certa, pelo que acho que esta acaba por ser uma decisão muito pessoal. No entanto, o importante é ter algum conhecimento e pesar os “prós” e os “contras” das diferentes opções e, a partir daí, decidir da forma que lhe parecer mais acertada. Uma coisa é certa: a sua filha vai continuar a ser a bebé mais bonita do mundo, com ou sem brincos!

Também irás gostar de: