Na 9ª semana de gravidez, o seu bebé é do tamanho de uma azeitona verde, cerca de 2,3 centímetros de comprimentos e apenas 2 gramas de peso.
A cabeça está mais desenvolvida e, apesar de ainda estarem encapsulados, os dedos das mãos e dos pés agora estão visíveis. Aqui está o que esperar às nove semanas de gravidez.
O que o meu bebé está a fazer?
Na nona semana, todos os órgãos essenciais do seu bebé começaram a desenvolver-se. Em algumas semanas, o seu bebé será oficialmente referido como um feto e, embora esteja começando a fazer pequenos movimentos no braço e nas pernas, você não vai sentir ainda.
Agora, a cabeça do seu bebé ainda é maior do que o corpo devido a toda a actividade do cérebro que está a ocorrer actualmente. Além disso, ele está a olhar cada vez mais como um pequeno ser humano e agora perdeu a cauda.
Se você tiver uma consulta pré-natal nesta semana, pode ouvir os batimentos cardíacos do bebé com um Doppler – um dispositivo de ultra-som portátil.
Dito isto, se você não consegue ouvir um batimento cardíaco, isso não significa que algo está errado, apenas que o seu bebé possa estar numa posição mais difícil.
Além disso, até esta altura, embora os cromossomas do seu bebé sejam definitivamente masculinos ou femininos, os órgãos genitais são “unissexo”.
A partir da nona semana, ele ou ela começarão a formar os seus órgãos genitais, masculino ou feminino.
Veja também:
O que o meu corpo está a fazer?
É perfeitamente normal nestas primeiras semanas de gravidez sentir-se extremamente exausta, pois ocorrem mudanças gigantes a nível fisiológico, mental e emocional.
O seu corpo está a trabalhar o tempo todo para desenvolver a placenta, mas também, a gravidez aumentou o seu metabolismo e níveis hormonais, o que, por sua vez, diminui os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial.
Se você estiver a dormir muito, tente dormir para a sua esquerda, pois isso impede o útero de pressionar os principais vasos sanguíneos, permitindo que mais sangue chegue ao seu bebé.
Sintomas comuns:
Viagens frequentes ao WC: se isto acontecer consigo, o que é perfeitamente normal, certifique-se de se inclinar para a frente no wc para garantir que você esvaziou completamente a sua bexiga. Além disso, tente fazer novamente – isso pode ajudá-la a obter algumas horas se sono extra.
Sensibilidade do peito: Como se dormir o suficiente não fosse suficientemente difícil, os seus seios a aumentarem podem tornar a tarefa ainda mais desconfortável!
É perfeitamente normal que os seus peitos se sintam ultra-sensíveis neste momento, então tente dormir com um sutiã desportivo e veja se isso ajuda.
Inchaço e gás: um dos sintomas que você provavelmente não quer falar com seu médico, sentir gases é outro sintoma muito comum.
Se está preocupada em manter isso no mínimo, experimente refeições menores que não sobrecarreguem o seu sistema digestivo.
O que você deveria fazer esta semana
Manter lanches: tenha a certeza de que o seu pequeno bebé está a receber tudo o que precisa e concentre-se em refeições menores ao longo do dia. Isso pode ajudar com os enjoos matinais e manter os seus níveis de açúcar no sangue.
Compre uma caixa de Rennies: os anti-ácidos são seguros de tomar durante a gravidez e podem ajudar com a horrível azia.
Converse com o seu médico: se você tem mais de 35 anos ou tem alguma condição genética, agora é hora de falar com o seu médico sobre testes genéticos comuns. Estes podem ser realizados entre a 10ª e a 13ª semanas.
Também irás gostar de: