13ª Semana de Gravidez

Na 13ª semana de gravidez, o seu bebé cresceu até cerca de 8 cm de comprimento, ou do tamanho de um pêssego,  e pesa pouco menos de 25 gramas.

As boas notícias? A sua placenta está totalmente desenvolvida e você pode preparar-se para anunciar a sua gravidez. Aqui está o que esperar às treze semanas de gravidez.

O que o meu bebé está a fazer?

Neste momento, a cabeça do seu bebé ainda faz aproximadamente metade do tamanho do seu corpo e as suas pálpebras são fechadas para proteger os seus olhos nos próximos meses.

Durante a 13ª semana, o seu bebé começará a desenvolver ossos nos seus braços e pernas e seus intestinos, que até agora estão a crescer dentro do cordão umbilical, passarão para a morada permanente no abdómen do bebé.

Esta semana, a placenta também está a crescer e a preparar-se para alimentar e nutrir o seu feto nos próximos meses.

O seu bebé também começará a desenvolver os seus órgãos reprodutores, e muito em breve poderá ver isso num ultra-som.

Outro desenvolvimento bonito esta semana – cordas vocais do seu bebé, algo que ele irá usar, com certeza, assim que nascer!

O que o meu corpo está a fazer?

À medida que se aproxima do  segundo trimestre, sintomas como enjoos e exaustão devem começar a diminuir.

Até agora, a sua placenta estará totalmente desenvolvida, mas continuará a crescer em tamanho ao longo da sua gravidez.

O seu bebé está conectado a ele através do cordão umbilical, através do qual o seu bebé recebe oxigénio e nutrientes suficientes.

No entanto, a placenta também tem um papel importante na eliminação de resíduos como o dióxido de carbono e a produção de muitos dos hormónios importantes necessários para o desenvolvimento do seu bebé.

Pode não ser muito bonito de ver mas faz um trabalho verdadeiramente incrível para o seu bebé.

Esta semana, poderá sentir os primeiros pontapés do seu bebé – geralmente aparece entre a 12ª e a 16ª semanas, mas isso depende completamente do seu corpo e do seu bebé.

Um golpe de exibição pode ser uma das maiores emoções da gravidez e agora você pode preparar-se para anunciar que está grávida.

Veja o desenvolvimento do bebé com 13 semanas de gravidez
O bebé está a começar a engolir e a urinar o líquido amniótico.
A cabeça do bebé agora é mais proporcional, cerca de um terço do tamanho do corpo.
O bebé agora já tem as suas próprias impressões digitais.

Sintomas comuns:

Mais energia: finalmente! Adicione algum exercício à sua rotina, mas não fique louco!

Constipação: Já mencionamos isso antes, mas durante a gravidez, esses hormónios importantes produzem efeitos colaterais indesejados, e este é um deles!

O seus músculos intestinais relaxam, o que significa que eles são menos eficazes a mover as coisas, o que pode deixá-la desconfortável.

Nossas melhores dicas? Adicione alguns lanches de alta fibra à sua dieta – frutas, vegetais e grãos integrais são boas opções.

Azia: outro que é muito comum e provavelmente não irá diminuir em breve, durante a gravidez, o músculo na parte superior do estômago relaxa, o que permite que o ácido digestivo aumente e cause ardor no tórax.

Mantenha-se longe de alimentos picantes ou gordurosos e mantenha esses anti-ácidos acessíveis!

Veias visíveis: você pode não gostar deles, mas estes são super importantes durante a gravidez e são um sinal do aumento do fornecimento de sangue para o seu bebé em crescimento.

Descarga vaginal: caso contrário, conhecida como leucorréia, esta descarga fina, leitosa, de cheiro suave ou inodoro é outro sintoma perfeitamente normal, causado pela produção de estrogénio durante a gravidez.

Seu trabalho é proteger o canal de parto da infecção e mantê-lo saudável durante a gravidez, então não se preocupe com o uso de toalhetes húmidos especiais para limpá-lo.

A desvantagem é que pode causar algum desconforto na sua sua roupa interior favorita, use um penso fino durante esse período.

O que você deveria fazer esta semana?

À medida que o seu segundo trimestre se aproxima, você pode sentir um impulso no seu desejo sexual. No entanto, vale a pena falar com o seu médico de família se tem algum historial de aborto espontâneo.

Se achar que a sua barriga já está proeminente há algumas semanas e as suas roupas já estão a ficar apertadas, será que está à espera de gémeos?

No entanto, se seu primeiro ultra-som tiver confirmado, há e for apenas um bebé, não se preocupe, isso pode significar que a sua data de nascimento não está bem e você está grávida há mais tempo ou então está cheia de gás e está apenas inchada.

Veja também:

Fotos incríveis do feto humano aumentadas cem mil vezes

14ª Semana de Gravidez

O que NÃO comer quando está grávida:

Leite não pasteurizado e queijos macios

O leite desprotegido e os queijos macios podem conter bactérias que possam fazer com que você e o seu bebé fiquem doentes, por isso é melhor evitá-los quando estão grávidas. Quando você está grávida, seu sistema imunológico é menor, então você está mais suscetível às doença. Níveis elevados da bactéria Listeria Monocytogens podem ser encontrados em leite e queijo não contaminados e a listeriose pode causar aborto espontâneo, morte múltipla ou doença grave em recém-nascidos.

Álcool

Este não será uma surpresa - o NHS recomenda que seja melhor evitar o álcool durante a gravidez. Dito isto, não se preocupe se você bebeu antes de saber que estava grávida, mas evite o resto da gravidez para evitar causar danos ao seu bebé.

Marisco cru

Se você é um amante de sushi, então não vai gostar desta notícia, mas o marisco cru é um grande perigo durante a gravidez. Isto porque, em algumas ocasiões, frutos do mar crus podem conter pequenos parasitas, vírus e bactérias nocivas e, embora o sushi tenha sido normalmente congelado, é melhor prevenir. Enquanto estamos a falar de peixe, evite marlin, tubarão e peixe-espada durante a gravidez, pois todos contêm altos níveis de mercúrio que podem prejudicar o sistema nervoso do seu bebé em crescimento.

Cafeína

Uma xícara  de café por dia não faz mal mas tem de ter cuidado com a cafeína que consome. O  ideal é não ultrapassar as 300 mg por dia, o equivalente a duas xícaras de café. Não esqueça que os refrigerantes e as bebidas energéticas contêm cafeína, assim como o chocolate.

Carne e aves pouco cozidas

É melhor ficar longe da maioria dos alimentos não cozidos quando está grávida, e isso inclui carne e aves, pois ambos apresentam riscos de salmonela.

Guloseimas

Se é fã  destes doces deliciosos é uma boa ideia começar a reduzir. Uma nova pesquisa descobriu que os jovens expostos a grandes quantidades de doces na sala apresentaram menos desempenho em testes de raciocínio cognitivo.

Carnes Frias

Carnes frias ou carnes cozidas antes da compra devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao risco de listeria.

Ovos crus

Evite ovos crus ou mal cozidos e maionese durante a gravidez, pois eles podem transmitir risco de intoxicação alimentar por salmonela. Assegure-se de que o branco e as gemas estão sólidas e completamente cozidas.

Frutas e vegetais não lavados

Se você não tem o hábito de lavar as suas frutas e legumes antes de comer, agora é hora de começar. Os traços de terra deixados nos seus frutos e legumes podem aumentar o risco de infecção, como a toxoplasmose, portanto, tenha cuidado extra ao lavar e preparar os seus alimentos.

Também irás gostar de: