Está na 8ª Semana de Gravidez e o seu bebé está a crescer e esta semana, ele começará a ficar com a cor dos seus olhos!
Aqui está tudo o que você pode esperar do seu corpo e o que o seu bebé estar a fazer na oitava semana de gravidez.
Quão grande é o meu bebé?
O seu pequeno está a crescer cerca de 1mm por dia, e às oito semanas ele terá o tamanho de uma framboesa ou uma uva! Mede agora cerca de 1,6 centímetros.
O que o meu bebé está a fazer?
O seu pequeno embrião fez muitos progressos durante a última semana – crescendo a uma taxa de 1mm por dia, ele agora está formando uma medula espinal, ossos e intestinos.
Definitivamente, houve um surto de crescimento nos braços e pernas do seu bebé e agora há uma definição de onde serão os joelhos, cotovelos, pulsos e tornozelo.
O queixo do seu bebé ainda estará encostado ao peito, e uma visão de close-up revelaria que o seu bebé agora tem lábios, nariz e pálpebras.
Esta semana, as suas retinas também começarão a desenvolver seu pigmento.
Às oito semanas, você ficará satisfeita em saber que o seu pequeno embrião agora parece muito menos com um réptil e quase perdeu a cauda.
Todo esse crescimento é incrível, e para acompanhar tudo, o coração do seu bebé está a bater a uma taxa incrível de 150 a 170 vezes por minuto – isso é quase duas vezes mais rápido que o seu.
O que o meu corpo está a fazer?
O seu volume sanguíneo aumenta em quase 50%: o sangue que está sendo bombeado ao redor do seu corpo, especialmente no seu útero, ainda está aumentando e a sua frequência cardíaca também é levemente aumentada.
Um hormónio chamado progesterona ajuda este processo, relaxando os tecidos no coração e nos vasos sanguíneos – o que reduz a pressão sanguínea.
É muito comum sentir constipação, já que o seu sistema digestivo também relaxa. Este aumento do volume sanguíneo, misturado com os hormónios da gravidez, também pode causar dores de cabeça.
Se você está a sofrer, fale com o seu médico sobre analgésicos seguros para gravidez.
O seu útero cresceu: se as suas roupas estão um pouco mais apertadas em torno da barriga, é porque o seu útero, que normalmente é do tamanho do punho, esticou-se ao tamanho de uma toranja.
Sintomas comuns:
Enjoos matinais: se você estiver entre as 75% das mulheres grávidas que sofrem de enjoo matinal (embora possa durar o dia todo) nestas primeiras semanas, tenha a certeza de que não está sozinho.
Embora não tenhamos certeza absoluta do que causa esse sintoma, pensa-se que é baixo para os hormónios da gravidez com os quais você está aprendendo a viver.
Lembre-se de tentar comer pouco e muitas vezes, e tenha certeza, mesmo que você esteja doente, o seu bebé sente-se bem. Além disso, ele costuma diminuir nas semanas 12 a 14, então não é muito tempo!
Dito isto, se você está nos 1% das mulheres que sofrem de vómitos extremos e doenças, também conhecida como hiperemese gravídica , não é algo a ignorar.
Se você não consegue comer ou beber nada, os seus lábios e boca estão secos e a sua urina está escura, entre em contacto com o seu ginecologista imediatamente.
Fadiga: Sim, está na lista há algumas semanas, mas ainda é um sintoma super comum. Lembre-se, oiça o seu corpo – afinal, está a crescer um bebé!
Uma descarga láctea fina e branca: outra causada pelo hormónio estrogénio, esta descarga branca láctea (clinicamente referida como leucorréia) protege a parte importante do corpo da infecção, mantendo um equilíbrio saudável de bactérias, então não se preocupe com isto.
Veja também:
O que você deveria fazer esta semana
Passe algum tempo na ilha da fruta: a fruta é a sua melhor amiga durante a gravidez. O seu bebé precisa de vitaminas e nutrientes provenientes da fruta por isso não se esqueça de comer muita fruta.
Faça os seus agachamentos: outro que sempre soubemos que devemos fazer, não só os agachamentos ajudam a tonificar as suas coxas, pois podem ajudar durante o trabalho de parto! Do que está à espera?
O quão grande é o meu bebé: O tamanho do seu bebé em frutas e vegetais:
Também irás gostar de: