5ª Semana de Gravidez

Nesta 5ª Semana de Gravidez o seu pequeno embrião é agora do tamanho de uma semente de laranja e os seus níveis de hormónios hCG são agora altos o suficiente para confirmar que você está grávida.

No topo da sua lista esta semana está a confirmação junto do seu médico de família da data de nascimento do seu bebé.

O que o meu bebê está a fazer?

O cordão umbilical está a formar-se  e, até o final desta semana, o tubo neural também – é aqui que o cérebro e a medula espinal do seu bebé se formarão.

O coração do seu bebé é composto por dois pequenos canais e eles já estão trabalhando. Uma vez que esses tubos se fundem em algum momento desta semana, seu bebé terá um coração totalmente funcionando.

Também durante esta semana, vários outros órgãos se formarão, incluindo o tubo neural, os primórdios do cérebro e da medula espinal do seu bebé.

O seu bebé também duplicará em tamanho esta semana – de 2mm para 4mm. A placenta ainda não se formou completamente, então o seu pequeno está alimentando-se de algo chamado “saco de vitela”.

O que o meu corpo está a fazer?

O seus níveis de hormónio estão a mudar, você perderá um período e você pode estar experimentando alguns sintomas precoces da gravidez. Aqui está o que esperar:

Os seus hormónios – mudanças de humor

Uma palavra que vai surgir muito nos próximos oito meses – hormónios. Esta semana, seus hormónios de gravidez vão começar a disparar – pense neles como sinais químicos que digam ao seu corpo para se preparar para começar a crescer um bebé.

Entre estes, estão os estrogénios, que manterão os níveis de progestrona e hCG onde devem estar.

A progesterona mantém a função da placenta e estimula o tecido mamário a crescer (e é por isso que eles provavelmente estão a sentir-se um pouco tensos neste momento).

A hCG suporta o corpo lúteo, isso nutre seu bebé até a placenta estar pronta dentro de cinco semanas.

Data de nascimento e a montanha-russa de emoções

Se você acabou de fazer um teste de gravidez, muitas coisas estarão passando pela sua cabeça. Além de excitação extrema, pode haver medo, preocupação (você pode pagar uma criança?

É o momento certo?) E ansiedade sobre o fato de ter tomado um copo de vinho no final de semana passado. Em primeiro lugar, não se preocupe com o vinho – sem saber, beber na gravidez muito precoce não é incomum, e você não tem motivos para entrar em pânico.

É natural sentir-se assustada e combinado com o cocktail de hormónios da gravidez que correm ao redor de seu corpo, não é de admirar que você se sinta um desorientada. A melhor maneira de fazer com que tudo pareça menos assustador é ler e se preparar.

Veja o desenvolvimento do bebé com 5 semanas de gravidez
A bolsa amniótica agora abriga o embrião, que flutua num mar de líquido.
O embrião é do tamanho de uma semente de gergelim.
O tubo neural se transformará no cérebro, na medula espinal e nos nervos.

Sintomas iniciais da gravidez

Anseios de comida: pode ser o primeiro dia, mas os desejos de comida já podem estar presentes. Os hormónios desempenham um papel importante aqui, então tente relaxar e deixe-se ir enquanto o seu corpo se acostuma com o estrago hormonal!

Dito isto, satisfaça seus desejos e assegure-se de obter substitutos saudáveis ​​para os alimentos que você não suporta.

Cansaço: durante o primeiro trimestre, a maior parte da sua energia irá aumentar a sua nova chegada. Claro, você não está a reclamar, mas é normal sentir-se completamente aniquilada.

A boa notícia é que, no final do trimestre, a placenta estará no lugar, mas, entretanto, ouça seu corpo e descanse!

Sentindo-se doente: Claro, você já ouviu falar sobre doenças matinais, mas não percebeu que seria assim! Essa sensação de enjoo no seu estômago não vai apenas fazer sentir-se de manhã, mas pode perdurar o dia todo, especialmente durante essas primeiras 12 semanas.

Tente não pular refeições, em vez disso, experimente ir comendo ao longo do dia.

Saliva excessiva: doença matinal e saliva excessiva? Você atingiu o jackpot confuso dos sintomas iniciais da gravidez. Experimente mastigar chiclete sem açúcar para ajudar a sua boca a ficar um pouco mais seca.

Veja também:

4ª Semana de Gravidez

6ª Semana de Gravidez

O que devo fazer ?

Está  na hora de parar de comer certos alimentos. Estes incluem alimentos não pasteurizados, carne e ovos pouco cozidos e alguns tipos de peixe.

Estes podem causar doenças transmitidas por alimentos que são prejudiciais para o seu bebé.

Se você tem um gato, é hora de entregar as tarefas de limpeza de lixo nos próximos oito meses (não que você esteja reclamando!) Isso é perigoso, pois pode causar uma infecção chamada toxoplasmose, que pode prejudicar seu bebê ao nascer .

Mais de 90% das mulheres grávidas sofrem de problemas nas gengivas durante a gravidez, graças ao aumento do sangue extra ao redor do corpo.

Sinais precoces da gravidez a ter em conta:

Cansaço

Este é um dos primeiros sinais de gravidez a sentir quando o seu corpo se prepara para começar a dar apoio ao seu bebé e pode até começar dentro de duas semanas a ser concebido. Se você está a sentir-se mais exausta e não consegue entender porquê, isso pode ser um sinal de que o seu corpo está a preparar-se para receber um bebé.

Náusea

A doença da manhã é causada por um aumento do estrogénio e do hormónio da gravidez gonadotropina coriónica humana (hCG). Para muitos, este é o primeiro sinal de gravidez. Não se deixe enganar pelo seu nome - enquanto a sensação de náuseas é mais comum pela manhã, pode atacar a qualquer hora do dia.

Período perdido

Outro indicador comum e um dos sinais mais concretos que você está grávida. Dito isto, se você tiver períodos irregulares ou leves, isso pode ser fácil de acontecer. Além disso, algumas mulheres ainda têm períodos após engravidar.

Sangramento

Isso pode parecer estranho e é outro que pode ser confundido com um período, mas cerca de um terço das mulheres experimentam algum tipo de sangramento de implantação. O sangramento de implantação é quando o feto se implanta no revestimento do útero e causa uma pequena quantidade de sangue. Isso geralmente acontece de 6 a 12 dias depois de ter engravidado.

Mais viagens ao WC

Embora o seu bebé ainda não esteja a pressionar a sua bexiga (um efeito colateral comum que você experimentará mais tarde na sua gravidez), o hormónio muda, além de um maior volume sanguíneo os seus rins trabalham mais, o que justifica as idas mais regulares ao WC.

Mudanças no peito

Outro sinal de gravidez precoce extremamente comum são mudanças nos seus seios. Para algumas mulheres, os seus seios aumentam o tamanho de um copo completo nas primeiras seis semanas. Para outras, elas acham que os seus seios estão mais pesados ​​e mais rijos do que o normal.

Mamilo muda

Os hormónios de gravidez fazem com que a produção de melanina do seu corpo aumente temporariamente - você pode notar que isso afectou os seus mamilos e a área ao redor deles (as aureolas) obtenham uma cor mais escura.

Sangramento nas gengivas

Se você notou sangue ao escovar os dentes, pode ser que a progesterona seja culpada. Este hormónio da gravidez aumenta o fluxo de sangue para as gengivas, aumentando a sensibilidade e fazendo com que eles sangrem com mais facilidade.

 

Aumento da descarga vaginal

Você pode notar que o seu corpo está a produzir corrimento vaginal branco mais leitoso - esta é a forma do seu corpo prevenir uma possível infecção prejudicial ao seu bebé.

Mudanças na cor da pele facial

Um sintoma que soa ligeiramente estranho, mas algumas mulheres experimentam alterações na cor da pele facial durante a gravidez. Isso é medicamente referido como melasma, chloasma ou "máscara de gravidez" e é causado por um aumento temporário da pigmentação.

Sentir-se assustada ou a desmaiar

Pensa-se que o hormónio progestrona da gravidez faz os seus vasos sanguíneos relaxarem e ampliar-se para aumentar o fluxo sanguíneo em torno do corpo, por isso a pressão arterial baixa.

Falta de ar

Sentimento de ficar sem fôlego ao fazer a sua rotina de exercícios habitual ou ao subir as escadas? O aumento da progestrona que o seu corpo produz quando você está grávida expande a sua capacidade pulmonar, o que significa que você vai precisar de respirar mais vezes.

 

Aumento do olfacto e paladar

Se de repente você não pode suportar o perfume que usa há anos, ou a sua escolha de comida é agora outra, pode ser outro sinal de gravidez precoce. O hormónio estrogénio é baixo para as respostas a coisas que podem ser prejudiciais para o seu bebé em crescimento, que aumentam.

Dor nas costas

Se você já está a sofrer com dores nas costas, isso pode ser causado pelo relaxamento da hormona da gravidez, o que torna os seus ligamentos e articulações relaxados e tornam-se mais soltos, de modo que o seu corpo esteja pronto para dar à luz.

Sentir-se grávida

Algumas mulheres estão tão em sintonia com os seus corpos, que relatam "sentir" gravidez antes de fazer um teste de gravidez. Você pode ter detectado essas mudanças hormonais precoces, por isso vale a pena confirmar!

Gosto metálico na boca

Outro sinal precoce comum de gravidez, este tem o nome de: 'disgeusia'.

Cãibras semelhantes a um período

É o momento certo do mês e você tem cólicas no período normal. Mas espere, essas dores no estômago podem ser um sinal que você engravidou e o ovo implantou na parede uterina, causando aquela sensação de cãibras familiar.

Saliva excessiva

Medicamente referido como ptyalism, este é outro sintoma causado por aquelas mudanças hormonais precoces.

Dores de cabeça

Muitas mulheres experimentam dores de cabeça na altura do seu período, devido a um aumento no hormónio do estrogénio. Após a concepção, os seus níveis de estrogénio também aumentam, o que poderia ser a causa dessas dores de cabeça.

Aversões alimentares

Se de repente você não pode suportar a ideia de um ovo cozido, pode ser que esteja experimentando as aversões alimentares da gravidez no primeiro trimestre. Embora a aversão ao ovo seja comum, pode acontecer com qualquer tipo de alimento - mesmo os seus favoritos.

Desejos

Tão depressa cria aversão a alguns alimentos como começa a desejar outros. Um forte desejo de algo tão simples como uma bebida efervescente, que você antes não gostava, poderá ser um indicador de que você está grávida.

Fome

Sentindo-se esfomeada de repente? Este é um sinal de que o seu corpo quer que você comece a comer por dois!

Libido baixo

Se o seu desejo sexual é baixo depois de todo este tempo a tentar engravidar, pode ser um sinal de que o trabalho foi feito!

Sintomas como frio

Outro causado por esses hormónios da gravidez (prepare-se para ouvir falar sobre eles muito nos próximos nove meses), se você estiver a sofrer com nariz entupido, pode ser que esses hormónios da gravidez estejam a curar o inchaço no nariz e a aumentar a quantidade e a espessura do muco.

Manchas ou acne

Se você está a culpar o seu período, você pode estar errada. Um surto de progesterona pode fazer com que as suas glândulas produzam mais sebo oleoso bloqueando de poros.

Mais emotiva

De repente dá por si a chorar a ver um anúncio de TV que já viu centenas de vezes antes? As emoções tendem a estar em altas durante a gravidez (uma palavra - hormónios), então, se você estiver numa montanha-russa emocional, pode ser hora de comprar um teste de gravidez!

Humor

Sente-se extremamente mal-humorada e de temperamento curto? Uma combinação de sintomas de gravidez pode causar alterações no seu humor.

Constipação e vento

Pode ser um sintoma embaraçoso do qual você prefere não falar, mas o vento realmente pode significar que o seu sistema digestivo está a adaptar-se aos hormónios do bebé.

Inchaço

Se esse infortúnio do pré-período não desapareceu, poderá ser o hormónio da gravidez progesterona o culpado. Sentindo-se inchada? Pode valer a pena fazer um teste!

Mudanças de temperatura

A gravidez causa um aumento no volume sanguíneo, pois o seu corpo começa a trabalhar mais para suportar o seu bebé em crescimento. Sentindo-se muito quente? Pode ser um sinal precoce de gravidez.

 

 

Também irás gostar de: