4ª Semana de Gravidez

Bem-vinda à 4ª Semana de Gravidez e ao início do estágio embrionário. O seu bebé ainda é muito pequeno para ser visto ou chamado feto, e apenas tem 1mm – do tamanho de uma semente de papoila.

É agora a altura da implantação – o blastocisto começará a se enterrar no seu revestimento uterino, antes de se separar para formar a placenta e o embrião.

O que o meu bebé está a fazer?

Seu futuro bebé já encontrou o seu novo lar, onde agora crescerá nos próximos oito meses. Completou a viagem da trompa de Falópio ao seu útero e se inseriu no forro do seu útero.

Algumas mulheres juram que sentem isso a acontecer e descrevem uma sensação de calafrios.

Assim que essa preciosa bola de células se instalou na sua nova casa, ela começará a dividir em duas.

A metade agora é chamada de embrião e se tornará o seu bebé, a outra metade se tornará a placenta, que actuará como a linha de vida do bebé em crescimento nos próximos oito meses.

Seu embrião pode ser pequeno, mas está ocupado! Esta semana, o saco amniótico se formará em torno dele e existem três camadas distintivas de células que crescerão em diferentes partes do corpo do seu bebé.

O endoderma é a camada interna – sistema digestivo, fígado e pulmões.

O mesoderma é a camada intermediária, e se tornará o coração do seu bebé, órgãos sexuais, ossos, rins e músculos.

E o ectodermo é a camada externa – isso irá formar a pele, os cabelos e os olhos do seu bebé.

Veja também:

3ª Semana de Gravidez

5ª Semana de Gravidez

O que o meu corpo está a fazer?

Se você fizesse um teste de gravidez no sangue em torno desta semana, seria positivo (para um teste de gravidez na urina, pode ser detectado em breve).

Dito isto, seu corpo sabe que está grávida e está se preparando, grande momento!

Algumas mulheres são completamente alheias ao crescimento do seu bebé nesta fase, outras experimentarão alguns sintomas precoces da gravidez, como mudanças de humor, inchaço e cãibras.

À medida que o blastocisto começa a prender-se ao seu útero, cerca de 30% das mulheres podem sofrer algum sangramento de implantação.

A parteira Lesley Gilchrist explica: “é extremamente fácil confundir o sangramento de implantação por um período precoce, pois os sintomas pré-menstruais, como cólicas, inchaço e mudanças de humor também estão presentes na gravidez.

A diferença de sangramento no período e na implantação é o comprimento do sangramento, a cor da perda sangrenta e o peso do fluxo sanguíneo. O sangramento de implantação não é um sinal de que haja algo errado com a gravidez”.

Dentro de seis a doze dias após a fertilização, seu corpo começa a liberar hCG – gonadotrofina coriónica humana.

Este é o hormónio da gravidez que faz a linha extra aparecer no teste de gravidez. Enquanto estamos falando de testes de gravidez, é importante notar, pode demorar mais uma semana para que seu corpo comece a produzir hormónios de gravidez suficientes para serem detectados.

Se você perdeu um período e teve um teste negativo, vale a pena fazer outro dentro de uma semana.

Veja o desenvolvimento do bebé com 4 semanas de gravidez
O saco vitelino fornece nutrientes até que a placenta esteja pronta para fazê-lo.
A linha primitiva é o local para o qual as células migram para formar o embrião.
Essa cavidade é a bolsa amniótica que circunda o seu bebé.

Quais são os sintomas comuns?

Hemorragia de implantação: como mencionamos acima, se você achar que está tendo um período muito leve uma semana antes do atraso, isso pode ser um sangramento de implantação.

Apenas uma pequena percentagem de mulheres experimentam uma implantação sangrando, então não se preocupe.

Sintomas parecidos com os períodos: os seus hormónios estão a ficar loucos, o que pode causar tudo, inchaço e cólicas e mudanças de humor.

Também irás gostar de: