6ª Semana de Gravidez

Está na 6ª Semana de Gravidez e o seu bebê tem agora 4-7mm de comprimento e irá desenvolver o rosto dele esta semana!

O foco principal da sua lista esta semana será reservar sua primeira consulta pré-natal com o seu médico de família.

O que o meu bebé está a fazer?

Você pode estar sentindo os efeitos completos desses sintomas da gravidez precoce (oi, enjoos matinais!), mas a boa notícia é que as dobras do tecido estão se desenvolvendo e logo se tornarão o rosto do bebê.

No momento, há pequenas aberturas que se transformarão em uma boca e nas narinas em algumas semanas. Há também manchas escuras que eventualmente se transformarão em olhos e pequenas dobras no lado da cabeça do seu bebê que se transformarão em ouvidos.

Embora os “membros” do seu bebê sejam apenas botões que se desenvolverão em braços e pernas, há pequenos sinais de que o chapéu crescerá nos dedos das mãos e dos pés.

A medula espinal também está se desenvolvendo rapidamente, mas de momento, ela ainda se assemelha a uma cauda. O coração do seu bebê também começará a bater em torno de 110 vezes por minuto e pode ser visto num ultra-som desta semana.

O que o meu corpo está a fazer?

Os seus rins estão se tornando mais eficazes para livrar seu corpo de lixo

Embora você provavelmente não veja nada diferente no lado exterior, você pode estar se sentindo esquisita, inchada ou desejando alimentos que você nunca quis antes. Outros sinais iniciais?

Você provavelmente precisará fazer xixi cada cinco minutos, especialmente quando você está tentando dormir. Por sorte, essa pressão será aliviada quando o útero surgir no início do trimestre. Mas, não pare de beber – seu corpo precisa disso. Em vez disso, certifique-se de se inclinar para a frente no banheiro para garantir que você esvaziou sua bexiga cada vez.

Os músculos do estômago relaxam

Durante a sexta semana, o músculo no topo do seu estômago relaxa para abrir espaço para sua colisão crescente. Antes da sua nova chegada, isso evitaria que os sucos digestivos voltassem a subir, então a má notícia é que as chances de passar dos próximos oito meses com azia são quase zero. A boa notícia é que você pode minimizar os sintomas abrandando quando você come, então coma devagar!

O seu útero se expande

Seu útero está ficando maior (nenhuma surpresa lá), mas você sabia que seu útero realmente aumentará até 1000 vezes seu tamanho normal durante a gravidez, então isso ainda é muito precoce.

A quantidade de sangue no seu corpo aumenta

Isso provavelmente já aconteceu, e não é algo que você provavelmente notará. Por que isso está acontecendo? Durante estas primeiras semanas de gravidez, você terá um aumento do suprimento de sangue para seu útero.

Veja o desenvolvimento do bebé com 6 semanas de gravidez
Os dedos das mãozinhas e pezinhos do bebé estão ligados por uma membrana.
O coração do bebé bate quase duas vezes mais rápido do que o seu.
Estão a começar a formar-se a língua e as cordas vocais do seu bebé.

Sintomas comuns:

Aumento do peito: você não está imaginando isso; os seus peitos estão a ficar maiores e os seus mamilos estão mais erectos. Eles também podem estar mais sensíveis pois o seu corpo se prepara para amamentar.

Fadiga: no seu corpo está crescendo um bebé, então é quase que obrigatório se sentir esgotada! Então tenha isso em conta, cancele o jantar que tinha reservado e passe uma noite descansada. Dito isto, tente fazer um pouco de exercício – talvez uma caminhada suave ou uma aula de ioga. As endorfinas o ajudarão a se sentir melhor e pode ajudá-la a dormir.

Náuseas e vómitos: se você está se sentindo um pouco doente ao ver os ovos mexidos do seu parceiro, ou você está vomitando seu café da manhã, almoço e jantar, relaxe e lembre-se, esse é um dos sinais mais comuns de gravidez. Se você está doente, lanchar é a chave.

Inchaço: O nível de progesterona que está a percorrer o seu corpo é elevado. Lembre-se de comer muita fibra e beber muita água para evitar constipações, o que só irá piorar esse sentimento horrível.

Veja também:

5ª Semana de Gravidez

7ª Semana de Gravidez

O que devo fazer ?

Faça uma consulta com o seu médico

Como mencionamos acima, agora é hora de reservar esse primeiro encontro com seu médico de família ou uma parteira local para que você possa discutir suas opções de cuidados pré-natais.

Seu primeiro de muitos exames pré-natais, seu médico lhe dará um exame completo, incluindo um exame pélvico e um exame de sangue.

Pode também ser-lhe solicitada uma amostra de urina  (o que você provavelmente não terá problema em fornecer) e isso testará os níveis de glicose, proteína, glóbulos vermelhos e brancos e bactérias.

Outra das coisas que irá surgir são muitas perguntas – então faça seus trabalhos de casa. Não só o médico vai perguntar sobre seu historial de saúde , mas também irá querer saber se a sua mãe teve alguma dificuldade com a sua gravidez ou nascença. Lembre-se de fazer uma lista de perguntas e tire todas as dúvidas mesmo que estas pareçam descabidas.

Pare de comer determinados frutos do mar

Evite o camarão e as ameijoas, mas não se preocupe, você não precisa deixar de comer o peixe todo. De acordo com as diretrizes da gravidez, você ainda pode comer algum marisco desde que bem cozido, atum enlatado, salmão ou bacalhau uma vez por semana.

Não pinte o cabelo todo

Durante estes primeiros meses, é mais seguro evitar os produtos químicos envolvidos na coloração capilar. Por isso, não pinte o couro cabeludo, será  mais seguro. Pergunte ao seu médico de família se você tem preocupações ou perguntas.

15 queijos que são seguros de comer na gravidez:

Duplo Gloucester

Um queijo duro e laranja, o Duplo Gloucester é uma ótima alternativa ao Cheddar e colocar raspas em molhos de queijo ou macarrão adiciona um pouco de cor.

Cheddar

A casca crocante e o interior cremoso de um bom cheddar pode fazer com que todos os pequenos problemas da vida desapareçam, especialmente quando é barrado sobre pão torrado.

Stilton

Apesar de ser um queijo azul, Stilton é seguro de comer durante a gravidez porque é um queijo duro, que não contém tanta água como queijos macios, de modo que as bactérias (como a listeria) são menos propensas a crescer nelas. No entanto, afaste-se de queijos azuis macios, como Gorgonzola e Roquefort, a menos que estejam bem cozidos.

Feta

Feito a partir de uma mistura de ovelha e leite de cabra, o feta é originário da Grécia e é usado regularmente na culinária mediterrânea. É uma rica fonte de vitamina B12, que você precisa na gravidez para ajudar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebé.

Mozzarella

A Mozzarella é feita a partir de leite pasteurizado. Adicione às pizzas, corte-o e coloque sobre a parte superior da lasanha ou pratos de massa ou sirva frio com tomates e manjericão.

Halloumi
Com sua textura firme e elástica, o Halloumi pode ser grelhado ou frito, mantendo a sua forma.

Queijo macio

Queijos como o Filadélfia, são seguros de comer durante a gravidez, pois são feitos com leite pasteurizado. Além de poder colocar nas sanduiches, é ótimo na torrada e coberto com tomates para um café da manhã saboroso.

Camembert assado

O camembert normalmente não é seguro de comer durante a gravidez, pois é um queijo macio e recheado, asse-o no forno até aquecer todo por dentro para  matar a bactéria listeria que pode ser perigosa. Pegue um pão fresco e grosso coloque o queijo no seu interior.

Queijo tipo Cottage

Classicamente visto como um "alimento mais magro" por causa do baixo teor de gordura, o queijo cottage é bom para adicionar a batatas, em aveia ou adicionar raspas em frango picante. É uma ótima comida na gravidez, pois é rica em proteínas, o que você precisa para ajudar no crescimento do seu bebé.

Mascarpone

Um queijo macio e cremoso de origem italiana, mascarpone é seguro durante a gravidez, desde que o leite de que é feito seja  pasteurizado. Tem um sabor muito suave, então pode ser usado para adicionar cremosidade.

Paneer

Este queijo indiano clássico é frequentemente servido em curry para adicionar textura ou com espinafres. É de sabor suave e textura ligeiramente mole significa que ele combina bem em pratos picantes.

Edam

Este queijo holandês é suave e cremoso, ideal para um queijo rápido no lanche.

Parmesão

Os queijos mais duros tendem a suportar um menor risco de listeria, então um queijo muito duro, como Parmesão, é bom para comer durante a gravidez.

Alho e ervas

Embora seja um queijo macio, alho e ervas, é seguro de comer durante a gravidez, desde que seja feito com leite pasteurizado. Perfeito para se espalhar numa baguete ou misturar num molho de queijo para adicionar sabor.

Queijo de cabra sem casca

Enquanto o queijo de cabra com casca (Chevre) não é seguro, você pode comprar variedades sem cascas, e estas são seguras durante a gravidez.

Também irás gostar de: