3ª Semana de Gravidez

Nesta 3ª Semana de Gravidez o esperma encontra o ovo. Como mencionamos na segunda semana, o esperma do seu parceiro vai percorrer um caminho muito difícil para fertilizar o seu ovo, mas se ele conseguir e você engravidar, esta é a semana em que seu bebé começará a formar-se.

O que o meu bebé está a fazer?

Em poucas horas após a fertilização, o seu ovo começará a viajar da sua trompa de Falópio para o útero, e o ovo fertilizado (agora conhecido como o zigoto) será dividido em 16 células idênticas.

Esta caminhada  pode levar até seis dias, então a implantação provavelmente não acontecerá até a semana quatro, mas agora, o seu bebé é uma bola com cerca de 100 células do tamanho de uma cabeça de um pin. Este é oficialmente referido como um blastocisto, (não se preocupe, não será chamado isso por muito tempo!)

E o interior da massa celular se tornará o próprio embrião e o saco amniótico. A massa celular externa se tornará a placenta.

O que o meu corpo está a fazer?

Do lado de fora, provavelmente não vai sentir que muito está a acontecer, mas se você tiver cronometrado as coisas correctamente, esse precioso blastocisto está começando a sua caminhada e indo para seu útero. Logo após o ovo ser libertado do folículo, ele será substituído por um grupo amarelo de células chamado corpo lúteo.

Isso, por sua vez, produz bastante dos hormónios da gravidez progestrona e estrogénio, para apoiar o seu futuro bebé nas próximas dez semanas, até que a placenta esteja pronta para assumir.

Nesta altura, o teste de gravidez ainda não será positivo, mas nas próximas semanas, uma vez que o blastocisto entrou no útero, as células da placenta em desenvolvimento farão gonadotropina coriónica humana (hCG).

Isso aumenta no seu primeiro trimestre e diz aos seus ovários para parar de produzir ovos e começar a fazer mais progestrona e estrogénio.

Veja o desenvolvimento do bebé com 3 semanas de gravidez
O óvulo passa a ser um "blastocisto", implantando-se no endométrio.
As células embrionárias estão a começar a organizar-se em duas camadas planas.
Essa cavidade logo irá envolver o embrião e tornar-se-à a bolsa amniótica.
Essa cavidade será o saco vitelino que fornece nutrientes para o embrião.

Sintomas comuns:

Um cheiro intenso: este é um efeito colateral do estrogénio, então, se você achar que cada fragrância é intensificada, isso pode ser um estágio inicial de que seu corpo está a preparar-se para um bebé. Isso pode causar doenças matinais nas próximas semanas.

Pressão abdominal: não se preocupe, uma sensação de pressão ou mesmo a sensação de cãibras no período sem o sangramento não é motivo para entrar em pânico.

Você pode estar sentindo a sensação de implantação embrionária, um aumento do fluxo sanguíneo nesta área ou mesmo o espessamento do útero. Se está preocupada, fale com seu médico de família.

Gosto metálico: um efeito colateral comum da gravidez é um gosto metálico, causado pela alteração dos hormónios no seu corpo.

Esses efeitos colaterais geralmente instalam-se  no segundo semestre, embora isso possa se sentir um pouco agora, então tente beber limonada e outros sucos cítricos para tentar ajudar.

Veja também:

2ª Semana de Gravidez

4ª Semana de Gravidez

O que devo fazer?

Aumente a proteína: O seu bebé precisará de proteína extra para ajudá-lo a crescer, então tente certificar-se de que obtém três porções de proteína por dia nestas primeiras semanas.

Certifique-se de que está a receber bastante cálcio : Pode parecer óbvio, mas se você não está a receber bastante cálcio na sua dieta quando está grávida, o seu bebé começará a tirá-lo dos seus ossos!

Agora é o momento de aumentar a ingestão – alimentos como o iogurte grego ou congelado vão ajudar, mas se você ainda está lutando, talvez valha a pena procurar um suplemento de cálcio.

8 maravilhosos alimentos que aumentam o número de espermatozóides

Bananas para líbido

As bananas foram descobertas para aumentar a líbido masculina e regular os hormónios sexuais por causa de uma enzima chamada bromelina. Elas também estão cheias de vitaminas C, A e B1, o que aumentará a capacidade do corpo para produzir esperma.

Ostras para produção de esperma

As ostras são uma das melhores fontes de zinco do seu homem, o que ajuda a produção de esperma. Também não faz mal que sejam um afrodisíaco, então consuma 15mg por dia - cerca de 50g de ostras. Se a sua carteira - ou o seu estômago - não lhe permite consumir tanto deste óptimo alimento, outras excelentes fontes de zinco são peru, sementes de abóbora, lagosta e mexilhões.

Nozes para a contagem de esperma

Os ácidos gordos  ômega-3 aumentam a contagem de esperma e aumentam o fluxo sanguíneo para os genitais - e as nozes são uma fonte fantástica. Elas são um saboroso lanchinho para ter consigo, e podem ser polvilhados em cereais ou sobremesas. Outras boas fontes de ácidos gordos ômega-3 são sementes de caranguejo, salmão, frango e abóbora.

Alho para motilidade de esperma

Se o aroma forte não a deixa tomar alho, o alho é um óptimo impulsionador para o seu homem. Contém dois elementos mágicos: a alicina, que melhora o fluxo sanguíneo para seus órgãos sexuais e protege o esperma dos danos e o selênio, um antioxidante que melhora a motilidade espermática. Um ou dois dentes por dia é uma boa quantidade.

Ginseng para a testosterona

Esta raiz afrodisíaca tem sido usada para tratar a infertilidade por centenas de anos. Ela aumenta os níveis de testosterona e aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, com alguns afirmando que ele ainda trata a disfunção erétil. Peça ao seu homem para beber chá com ginseng.

Brócolos para nadadores animados

As deficiências na vitamina A são uma causa comum de baixa fertilidade, porque a falta de vitamina A faz o esperma do seu homem lento. O brócolos é cheio de vitamina A, assim como pimentões vermelhos, espinafre, damasco, batata doce e cenoura.

Chocolate preto para antioxidantes

Chocolate preto contém um aminoácido que provou dobrar o volume de esperma e sémen. Também é alto em antioxidantes. Os antioxidantes são uma óptima arma contra os radicais livres, poucas moléculas desagradáveis ​​encontradas na poluição e nas toxinas que estão ligadas à infertilidade masculina. Mas atenção, aumentar o seu peso pode causar desequilíbrios na testosterona, o que poderia diminuir a contagem de esperma do seu homem. Um par de quadrados por dia é suficiente.

Espargos para volume

Espargos é outra arma contra esses radicais livres desagradáveis. Também é cheio de vitamina C, que protege o esperma dos danos e aumenta a sua motilidade e volume - para que o seu homem tenha mais nadadores e eles se movam mais rápido.

Também irás gostar de: