35ª Semana de Gravidez 

Está quase na hora! Agora você chegou à 35ª semana de gravidez, o seu bebé está maior do que nunca, e o seu corpo simplesmente continua a mudar. Descubra o que mais precisa saber às 35 semanas de gravidez.

Quão grande é o meu bebé?

O seu bebé é agora do tamanho de um abacaxi, medindo cerca de 45 centímetros de comprimento e pesando cerca de 2,4 quilos. Ele continuará a ganhar peso até o dia do seu nascimento, o que significa que ele todo aquele aspecto fofinho, gordinho que dá vontade de apertar.

O que o meu bebé está a fazer?

Agora, há menos espaço para se deslocar, o seu pequeno pode realmente começar a empurrar em vez de chutar – e se ele fizer isso, você pode até mesmo ver o seu pezinho na sua barriga.

Agora ele está tão perto de ser um ser humano completamente funcional, ele passará a maior parte do resto da sua gravidez a aumentar de peso.

O seu bebé pode não ser tão activo devido ao espaço que agora tem no seu útero, mas o número de pontapés deve permanecer, por isso, se não sentir algum movimento durante muito tempo contacte de imediato o seu médico.

Excitantemente, a maior parte do desenvolvimento físico básico do seu bebé está agora completa, com os rins totalmente desenvolvidos e o seu fígado, processando mesmo alguns produtos que não prestam.

O seu cérebro cresce rapidamente, o que significa que a sua cabeça pesa mais – algo desagradável para você pois há ainda mais pressão do que o habitual na sua bexiga!

O que o meu corpo está a fazer?

A sua pressão arterial será verificada regularmente pelo seu médico ou parteira. Se acharem que está mais alta, eles irão aconselhá-la a descansar muito mais e até mesmo a fazer mais testes porque eles querem evitar a pré-eclâmpsia.

Este também é o momento em que algumas mulheres são informadas de que podem precisar de cesariana – na verdade, um em cada cinco nascimentos no Reino Unido são cesarianas.

Pode ser devido a preocupações com o posicionamento ou a segurança do bebé – ou porque o seu médico acha que é mais seguro para você.

Mas se não tem certeza, pesquise minuciosamente, faça todas as perguntas que você precisa e, se não estiver confortável, procure outra opinião.

Veja o desenvolvimento do seu bebé às 35 semanas de gravidez.
O bebé ganhará mais ou menos 28 gramas por dia nas próximas semanas.
A quantidade de líquido amniótico que envolve o bebé começa a diminuir.

Sintomas comuns:

Micção constante: se o WC é a área mais visitada da sua casa, você não é a única, isso acontece com a maioria das mulheres grávidas. Isso ocorre porque o seu útero em crescimento – que agora atinge a sua caixa torácica – está aglutinando todos os seus órgãos internos e a pressionar a bexiga. A nova posição do seu bebé, de cabeça para baixo, em preparação para o nascimento, coloca ainda mais pressão sobre a bexiga, o que significa que você precisará urinar ainda mais do que o habitual. Não se preocupe, tudo isso acabará em breve! Enquanto isso, incline-se para a frente quando for fazer xixi para certificar-se de que está a esvaziar a sua bexiga o máximo possível e pratique os seus exercícios para fortalecer os seus músculos pélvicos e prevenir a incontinência.

Nariz obstruido: Graças aos hormónios da gravidez, as membranas mucosas do nariz muitas vezes incham, fazendo com que o nariz fique entupido. Uma caixa de tiras nasais pode ajudar a desobstruir as suas narinas.

Sangue nas gengivas: Sim, os hormónios da gravidez são culpados mais uma vez, e desta vez, eles são responsáveis ​​por gengivas inchadas, sensíveis e a sangrar. Certifique-se de que está a escovar e usar fio dental regularmente – não se deixe intimidar pelo sangue! – e certifique-se de que está a receber bastante vitamina C para aumentar a força da gengiva. Quem precisa de uma desculpa para tomar outro copo de sumo de laranja? Certifique-se de visitar o seu dentista para obter conselhos se o sangramento persistir, pois você não quer arriscar acabar com gengivite ou cárie dentária.

Veja também:

34ª Semana de Gravidez

36ª Semana de Gravidez

O que fazer nesta semana:

Fale com o seu parceiro, amigos ou familiares se estiver preocupada com o parto. É absolutamente normal estar nervosa sobre o que esperar quando se trata de trabalho de parto.

Na verdade, algumas mulheres têm uma reacção tão extrema que têm ataques de pânico – há uma condição real chamada tokophobia que significa “medo do parto”. Se as suas angústias são esmagadoras, fale com a sua equipa pré-natal que fará todo o possível para ajudá-la e tranquilizá-la e até mesmo oferecer aconselhamento em casos extremos.

Mas tenha a certeza de que não está sozinha, muitas mulheres estão preocupadas e auto-conscientes de coisas como não controlar os esfíncteres durante o trabalho de parto (fazer cocó enquanto faz força acontece o tempo todo – a sua parteira saberá lidar com isso e você provavelmente nem notará), francamente estará tão ocupada que será a menor das suas preocupações.

Além disso, não se preocupe com a segurança do seu bebé – esse é o trabalho da sua equipa médica e parteira, fazer tudo para manter o seu bebé seguro e saudável e certificarem-se de que você tem a melhor experiência de parto possível.

 Os primeiros sinais de trabalho de parto que precisa saber: 

As águas rebentam

O saco de líquido amniótico que rodeia o bebé rompe-se. Isso pode acontecer de uma só vez, ou pode ir perdendo a água aos poucos durante alguns dias.

Alívio de azia

À medida que a sua barriga cresce, o seu bebé empurrará o estômago para cima. Isso força o ácido do seu estômago na sua traqueia, causando azia. Nas semanas antes do parto, o seu bebé irá cair na sua pelve, o que significa que você pode finalmente obter algum alívio.

Dor nas costas

Uma dor na sua parte inferior das costas pode significar que o seu bebé está a rodar para a posição certa para o trabalho de parto. Isso pode levar alguns dias e pode ser doloroso. Coloque os pés para cima, peça uma massagem ao seu parceiro e tome um banho quente para aliviar os sintomas.

Rolhão sai

Um rolhão de muco cobre o seu colo do útero durante a gravidez e isso pode sair alguns dias antes do início do trabalho de parto. Uma descarga castanha, cor-de-rosa ou vermelha, pode sair em forma de nódulo ou gradualmente ao longo de alguns dias.

Vazamento dos mamilos

Isso pode acontecer ao longo das últimas semanas de gravidez, mas você pode perceber mais nas últimas semanas antes do seu bebé nascer. O leite que você está a perder é o colostro, um líquido rico em nutrientes que irá nutrir o seu bebé até que o seu leite apropriado chegue, alguns dias após o nascimento.  

Diarreia

Os hormónios que ajudam o seu útero a contrair também podem causar dor na hora antes do nascimento.

Inchada

À medida que o seu bebé se move para baixo na sua pélvis, geralmente em torno da semana 37, pode deixar a sua vagina a sentir-se inchada. Isto é muito normal e não precisa preocupar-se, no entanto, se você estiver desconfortável, tente colocar gelo num pano sobre a área.

Idas ao WC Frequentes

Algo a que já está habituada até agora já que a sua barriga a crescer tem pressionado a sua bexiga nos últimos meses, mas essas viagens ao WC vão aumentar nas últimas semanas de gravidez à medida que o seu bebé se move em sua pelve.

Explosão repentina de energia

Não são muitas as mulheres que sentem isso, mas é comum sentir uma súbita explosão de energia aqueles poucos dias antes do seu bebé nascer. Aproveite ao máximo enquanto você pode!

Andar diferente

À medida que a sua pelve se alarga para se preparar para o nascimento, isso geralmente pode afectar a forma como você anda.

Contracções

Lembre-se de que você nem sempre tem que ir ao hospital assim que as contracções comecem - o trabalho de parto começa  geralmente quando você tem três contracções de um minuto no espaço de 10 minutos. Dito isto, quando chegar a essa altura chame a sua parteira.

 

Também irás gostar de: