36ª Semana de Gravidez 

Na 36ª semana de gravidez, o seu bebé já tem personalidade, mesmo que ele ainda não nasça, as coisas estão mais reais do que nunca.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a sua 36ª semana de gravidez …

Quão grande é o meu bebé?

No final desta semana, o seu rebento estará completamente formado – ele continua a engordar – até 30 gramas por dia. Ele deve pesar cerca de 2,7 quilos e ter cerca de 45 centímetros de comprimento. Comparando com as frutas ele é agora do tamanho de um melão.

O que o meu bebé está a fazer?

A cabeça do seu bebé pode envolver-se a qualquer momento (o que significa que ele cai na sua pelve) e excitantemente, alguns dos seus traços de personalidade já estão formados.

Estudos sobre a frequência cardíaca e o movimento de 31 fetos antes e depois do nascimento mostraram que quanto mais activos eles estavam no útero, mais mexidos eram cá fora!

Até agora, o seu bebé deve dormir entre 60 e 80% do tempo, mas, se não dormir, quando ele nascer, provavelmente também dormirá mal.

Esses pesquisadores sugerem que são hormónios femininos que influenciam os traços de personalidade nos seus bebés. A sua recomendação? Que demore algum tempo até o seu nascimento para que você possa reduzir o seu stress. Falar com a sua barriga de uma forma muito calma também pode ajudar.

O seu bebé está a preparar-se para o nascimento, soltando a maior parte do cabelo solto que cobriu o seu corpo, bem como a substância cerosa que cobriu e protegia a sua pele durante o seu tempo no útero, conhecida como a vernix caseosa.

Ambas as substâncias serão engolidas pelo seu bebé, juntamente com outras secreções, o que resultará numa mistura chamada Mecónio que formará o conteúdo dos seus primeiros movimentos intestinais.

No final desta semana, o seu bebé é considerado precoce, Sendo considerado formado entre 39 e 40 semanas, e pós-termo usado para descrever bebés que nasceram após as 42 semanas.

O seu bebé provavelmente já está virado para baixo, mas, se não estiver, o seu médico ou parteira podem fazer pressão no abdómen para que o seu bebé se mova para uma posição de cabeça para baixo.

Enquanto muitos dos sistemas do seu bebé desenvolveram-se bem, um que ainda precisa de se desenvolver é o sistema digestivo, pois a confiança do bebé no cordão umbilical pela nutrição significa que ainda levará um ou dois anos até estar completamente desenvolvido .

O que o meu corpo está a fazer?

Você pode estar a começar a sentir-se realmente exausta novamente, então tente descansar o máximo que puder – provavelmente estará prestes a deixar a maternidade. Mas algumas mães afortunadas têm uma verdadeira explosão de energia.

Se você quiser, é totalmente seguro fazer sexo. Se você está nervosa em relação a isso, fale com a sua parteira para obter conselhos – e não se sinta envergonhada, pois elas já falaram sobre isso centenas e centenas de vezes.

Até agora, a sua barriga estará tão esticada que a pele ficará muito seca e provavelmente com muita comichão.

Use cremes calmantes contendo manteiga de cacau ou vitamina E para obter os melhores resultados. Porque não pedir ao seu parceiro para lhe espalhar o creme e ao mesmo tempo falar com o seu bebé? É uma forma realmente adorável para ele se relacionar com o seu bebé em desenvolvimento.

Veja o desenvolvimento do seu bebé às 36 semanas de gravidez.
A pele do bebé começa a perder a fina camada de penugem e o chamado verniz caseoso que o cobriam e protegiam.
O seu bebé engole tanto os pelos como o verniz caseoso que cobriam a pele, e isso será o seu primeiro cocó.

Sintomas comuns:

Não está com fome: certamente irá existir uma mudança dos desejos do início da gravidez. Agora que o seu bebé ocupa muito espaço, pode ser difícil comer uma refeição de tamanho normal. Muitas vezes, é melhor comer refeições mais pequenas com mais frequência do que tentar lidar com grandes quantidades poucas vezes ao dia.

Dor pélvica: graças ao aumento da flexibilidade das articulações, um útero mais pesado e a pressão da cabeça do seu bebé, você pode experimentar dor pélvica desagradável. Trate-se com uma massagem para aliviar os sintomas, ou tente tomar um banho morno ou faça alguns exercícios pélvicos se você não puder ter um dia de spa, sempre que a dor entra em acção!

Menos pressão:! Finalmente, um sintoma de gravidez agradável. À medida que o seu bebé cai na sua cavidade pélvica, a pressão sobre o seu diafragma é libertada. Isso significa que o seu estômago não vai sentir-se mais tão esmagado, e que você poderá respirar mais e talvez até possa comer com mais comodidade do que antes.

Rolhão de muco: Esteja preparada para perder o rolhão de muco. Acontece em momentos diferentes para cada mulher, mas pode acontecer semanas, dias ou horas antes do início do parto, e parece uma descarga amarela acompanhada de sangue.

Aninhamento: Outro sintoma de gravidez adorável deve prevalecer esta semana: o instinto de nidificação, onde você sentirá o desejo de se organizar para o bebé.

Aproveite estes momentos antes  da sua vida se tornar agitada com um recém-nascido e certifique-se de que está a preparar-se com segurança, evitando qualquer coisa arriscada como escadas, levantamento de pesos… Aproveite este desejo de organizar para se certificar de que a sua mala de maternidade está pronta, para o caso do bebé querer nascer antes do tempo.

Veja também:

35ª Semanas de Gravidez

37ª Semana de Gravidez

O que fazer nesta semana:

Se você ainda não escolheu o nome para o seu bebé, já é tempo de você começar a pensar sobre isso! Faça uma lista e discuta os seus favoritos com o seu parceiro. Precisa de mais inspiração?

Por que não inspirar-se com os 20 nomes para bebés e os seus significados?!

Guilherme: na lista dos nomes masculinos populares, Guilherme significa "protector corajoso".

Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é "senhora soberana" ou "a pura".

Eduardo: nome que significa "guardião das riquezas"

Sophia: um nome feminino também muito popular, Sophia ou Sofia significa sabedoria.

Lucas: apesar de ser comum, Lucas é um dos queridinhos das mães porque significa luminoso.

Beatriz: nome que tem origem do latim Beatrice, Beatriz significa "a que traz felicidade".

João Pedro: formado pela junção de dois nomes, João Pedro é um dos nomes tendência e significa "rocha protegida por Deus".

Alice: nome popularizado na França e na Inglaterra, Alice significa "de qualidade nobre". Defensora e protetora também são significados atribuídos a esse nome.

Vitor: nome com origem no latim, Vitor significa vencedor e conquistador.

Laura: esse nome significa vitoriosa e triunfadora.

Henrique: significa "príncipe do lar" ou "governante da casa".

Manuela: na lista das tendências, Manuela significa "Deus está conosco".

Rafael: traduz "curado por Deus" e tem origem no hebraico.

Julia e Juliana: os dois nomes, além de bonitos, significam fofa, macia e jovem.

Rafael: traduz "curado por Deus" e tem origem no hebraico.

Maria Luíza: composto pelos nomes Maria, um dos mais populares, e Luíza, a junção dos dois significa "guerreira soberana".

Caio: nome muito comum na Roma antiga, Caio significa alegre e feliz.

Isabela: variante do nome Isabel, Isabela significa pura.

Gabriel: também com origem no hebraico, Gabriel significa "homem forte de Deus".

 

Larissa: nome não tão comum, Larissa significa linda e adorável.

Lista do que levar na Mala de Maternidade para si e para o seu bebé:

Boddies e roupa para recém-nascido
Não precisa de chapéu e casaco para o hospital, mas coloque no saco para quando sair se estiver frio.
Manta para o bebé
Uma boa dica: tente preparar uma manta que tenha o seu cheiro.
Fraldas
Tenha muitas à mão – os recém-nascidos fazem cocó após cada refeição.
Fraldas de Pano
Elas são essenciais na sua mala de maternidade e em breve irá saber isso.

Snacks

Qualquer coisa que mantenha o seu nível de energia. As mamãs que já passaram por esta experiência dizem que estes pequenos snacks são indispensáveis.

Algodão ou toalhitas

Não devemos colocar nada que possa irritar a pele dos recém-nascidos, por isso, use água e algodão.

Biberons

Mesmo que pense amamentar, tenho sempre alguns biberons de reserva.
Camisa de dormir
Pense no seu conforto – uma camisa de dormir é uma ótima opção. Se está a pensar ter o seu bebé dentro de água, reserve também um bikini na sua mala da maternidade.
Elásticos de cabelo ou fita
Qualquer coisa que evite ter o cabelo nos olhos quando estiver em trabalho de parto.
Chinelos
Mesmo que seja verão, o chão normalmente é frio. Reserve também umas havaianas para usar na hora do duche.
Bálsamo labial
Os seus lábios poderão ficar secos por isso vale a pena reservar um bálsamo labial na sua mala. Já que estamos a falar de bálsamos, guarda na sua mala um bálsamo de mamilo também.
Lavanda ou óleos essenciais
O óleo de lavanda pode ser útil durante o trabalho de parto, tanto como o óleo de massagem, coloque umas gotas num pano e coloque na sua testa para mantê-la calma. Certefique-se que usa um óleo adequado durante a primeira gravidez.
Pensos
Prepare-se para usar muito os pensos higiénicos, por isso, aconselho a comprarem uns bem grossos ou mesmo pensos de incontinência.
Tampões para os ouvidos
As enfermeiras geralmente não são muito pacíficas e todo o barulho que se faz sentir numa maternidade é de deixar qualquer uma nervosa. Não se preocupe em não ouvir o seu bebé chorar – as mães têm um sexto sentido quando se trata dos seus filhos.

Headphones e um iPod

Reserve no seu ipod as músicas que mais gosta para puder ouvir e acalmar na maternidade.

Carregador de telemóvel

É algo que provavelmente você esquecerá quando sair à pressa, por isso, compre um a mais e certifeque-se de o colocar na mala.

T-shirt/calças limpas para o seu parceiro

Se ele não conseguir ir a casa, será bastante útil para ele ter roupa lavada para se mudar também. Coloque também uns snacks extra para ele.

Máquina fotográfica

Claro que o seu telemóvel também tira fotos, mas e se esqueceu o seu carregador? Poderá valer a pena reservar uma máquina fotográfica na mala.

Também irás gostar de: