Stress aumenta a probabilidade de infertilidade

Nos últimos anos, cada vez mais estudos comprovam que o stress é prejudicial à saúde. Mas agora, um estudo veio também demonstrar que o stress aumenta as probabilidades de infertilidade.
Este estudo foi dirigido por Cortney Lynch e publicado no conceituado jornal de investigação Human reproduction. Nesta investigação, os autores quiseram saber se os níveis de stress estavam de alguma forma ligados à infertilidade.

Para a pesquisa, os cientistas recrutaram 501 participantes em idades entre 18 e 40 anos que estavam a tentar engravidar e não tinham nenhum problema ligado à fertilidade. Eles acompanharam as voluntárias durante doze meses ou até elas engravidarem. Amostras de saliva foram recolhidas no início da pesquisa e no primeiro dia do primeiro ciclo menstrual, e usadas para medir a taxa de alfa amilase e cortisol, hormona relacionada com o stress.

 

Estilo de vida saudável

A cientista que dirigiu os trabalhos afirmou que isso não significa que devemos todas correr para aulas de yoga para evitar o stress. Mas, quando um casal está a tentar engravidar há cerca de cinco ou seis meses sem sucesso, deve repensar o seu estilo de vida e verificar se o stress poderá ou não estar a afectar. Caso se sinta stressada, talvez deva pensar numa forma de diminuir os níveis de stress através de algum programa apropriado.

Segunda os autores do estudo, ainda não foi percebido especificamente como o stress afeta a fertilidade, ou seja, ainda não perceberam porque é que o stress em si impede uma gravidez mas comprovadamente existe uma relação!

Ou seja, cada vez se comprova mais que o estilo de vida do casal influencia muito na sua capacidade reprodutiva: o tabagismo, o stress, o sedentarismo e a obesidade são factores comprovadamente associados a um risco maior de infertilidade no casal.

 

E quando o stress é causado pela pressão de não conseguir engravidar?

Muitos casais sentem uma pressão enorme quando estão a tentar conceber um filho.
É normal que um casal que tenta engravidar durante alguns meses fique stressado quando verifica que não consegue (apesar de ser normal demorar cerca de um ano a engravidar).

Assim, o stress é um problema relativamente comum em mulheres que estão a tentar engravidar. O stress é muitas vezes decorrente da pressão exercida para que a mulher engravide rapidamente. Por vezes, são as próprias mulheres que exercem essa pressão, outras vezes são os seus companheiros/família ou até a própria sociedade.

O stress, no entanto, vai prejudicar bastante na hora de engravidar. Pode fazer com que a ovulação atrase e, em situações mais limite, pode até fazer com que a mulher não ovule!

Reconhecer o stress é o primeiro e mais importante passo. Contudo, nem sempre é fácil. Por isso a ajuda de um profissional da área é muito bem-vinda tanto no diagnóstico, como no acompanhamento do tratamento de um casal.