Está provado que colo da mãe ajuda o bebé a crescer mais confiante

Uma nova pesquisa do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame descobriu que as crianças que são embaladas no colo durante a primeira infância tornam-se adultas mais empáticas, saudáveis, produtivas e gentis, além de menos deprimidas. A pesquisa comprovou o que muitos pais erroneamente temiam: que é impossível “estragar” os seus filhos com carinhos e que deixá-los chorar pode, na verdade, piorar o seu desenvolvimento.

Colinho e carinho ajudam no crescimento

De acordo com a professora Darcia Narvaez, quanto mais cedo as crianças recebem esse conforto com carinho, melhor. “O que os pais fazem naqueles primeiros meses e anos afeta realmente a forma como o cérebro do bebé vai crescer o resto das suas vidas, então, muito colo, toque e embalo, é tudo que os bebés precisam”.

Segundo a pesquisadora, as crianças crescem melhor assim. E, se você as mantêm calmas – porque todos os tipos de sistemas cognitivos estão se estabelecendo – tudo vai desenvolver-se da maneira que tem que ser. Porém, se os pais as deixam chorar muito, esses sistemas vão ser facilmente desencadeados em stress.

Veja também:

«O Bebé que acorda de noite». Carta de um bebé para a sua mãe.

As crianças têm de estar mais tempo com os pais

“Na idade adulta, as pessoas que não são bem cuidadas tendem a ter mais stress reativo e também mais dificuldade de se acalmarem sozinhas”, explica Narvaez. O estudo da pesquisadora analisou mais de 600 adultos e descobriu que aqueles que foram embalados quando crianças se tornaram adultos mais bem “ajustados”, com menos ansiedade e melhor saúde mental.

A pesquisa constatou que, juntamente com carinho, uma infância positiva com muita afeição e tempo de qualidade também determina adultos mais saudáveis e ​​com melhores habilidades de enfrentamento. As descobertas de Narvaez sugerem que demonstrar amor e afeição a um bebé choroso e angustiado é importante para o seu desenvolvimento crítico, porque estabelece as bases de um relacionamento forte.

Também irás gostar de: