Dicas para um recém-pai sobreviver à sua esposa

Quando nasce um filho, nasce uma mãe… e também um PAI! É extremamente normal que os recém-papás fiquem um pouco deslocados no início da paternidade. E isso acontece porque o bebé recém-nascido basicamente mama e dorme. Ou seja: ou ele está a dormir ou está a mamar no colo da mãe. Sem contar que, muitas vezes, a mulher está cansada e, frequentemente, de mau humor.

O nascimento de um filho pode vir acompanhado de alegria e exaustão ao mesmo tempo. A mulher está sensível e com os hormónios à flor da pele, além de insegura com essa nova fase da sua vida. Afinal, cuidar de um bebé é muita responsabilidade!

Portanto, papás, tenham paciência, MUITA paciência, com a nova mamã do pedaço! As mulheres mudam mesmo, principalmente neste novo início… Para prepará-los psicologicamente, seguem algumas dicas que podem ajudar a relação do casal, fazendo-o sobreviver à sua esposa após ter filhos!

1) Quando chegar a casa, ajude-a!

Sabemos que você também ama o seu filho mais do que tudo, mas que trabalhou o dia todo e está exausto. Mas a recém-mãe, que amamenta durante o dia e à noite, está muito, muito cansada! Seria um gesto maravilhoso dizer a ela algo como: “Amor, vá tomar um banho e descansar um pouco. Fiquei longe do bebé o dia todo, pode deixar que eu fico com ele!”. Esse tipo de atitude é incrível!

2) Não faça perguntas proibidas!

Uma das coisas que mais incomodam e deixam as mães stressadas é fazer perguntas como: “O que tem para o jantar hoje?”; ou “Você trocou a lâmpada daquele abajour?”. Outra pergunta proibidíssima é: “O que você fez hoje???”. Nunca diga isso, por favor! Cuidar de um bebé requer muita atenção, cuidado, paciência… Fora a falta de sono, que potencializa isso tudo.

 

3) Seja pontual!

Se você perceber que vai precisar ficar mais tempo no trabalho ou chegar mais tarde a casa por algum motivo, não espere até o último minuto para dizer a ela! Isso, com certeza, não ajuda!

 

4) Não seja “reclamão”!

Essa dica serve para qualquer pessoa e em qualquer situação, mas quando a mulher está recém-parida, não quer que o marido chegue a casa e reclame de tudo! É uma fase delicada, onde os dois estão a vivenciar algo novo e a mãe está cheia de inseguranças. Ouvir o quão difícil foi o seu dia, vai deixá-la ainda mais nervosa e insegura.

Leia também:

Ser Mãe: O trabalho mais difícil do mundo

“Preciso de ti”- A carta de uma mãe a um pai que não faz nada em casa

Ser Pai não é só pagar pensão. 7 obrigações que TODOS os pais deveriam assumir

5) Tenha paciência (MUITA)!

A sua mulher está com os nervos à flor da pele, não compre discussão por assuntos desnecessários. Sei que você está cansado, stressado e que também é o pai do bebé, mas a recém-mãe, além de tudo já citado acima, está com um turbilhão de hormónios no corpo e qualquer coisinha pode ser motivo para uma discussão gigante! Respire fundo e ignore algumas patadas que poderá levar.

 

6) Dê carinho!

Seja gentil com a sua mulher. Ela também precisa de cuidados, principalmente neste momento. Ofereça a sua ajuda nos afazeres da casa, facilite a vida da recém-mamã!  Antecipe-se ao que ela precisa, no mais simples e básico do quotidiano de uma pessoa. Se o bebé está com fome, pergunte-lhe: “Quer que eu pegue ele enquanto você faz alguma coisa rápida antes de amamentar?”, “Vá tomar um banho relaxante, se o nosso filho acordar, eu fico um pouco com ele”, “Hoje o jantar é por minha conta, não se preocupe”, “Venha jantar, se ele acordar, eu fico com o pequeno”. Muitas vezes, esperamos ansiosamente vocês chegarem do trabalho para descansarmos um pouco, tomar banho, comermos com tranquilidade (ou até mesmo conseguir comer algo!!).

 

7) Seja PAI!

Pai não é só o ajudante da mãe. Pai é pai! O pai também troca fraldas, dá banho e põe o bebé a dormir. Seja o pai que o seu filho terá orgulho. Não tem nada que faça uma mulher ficar mais admirada e orgulhosa do que você ser um ótimo pai. No início, quando o bebé precisa demais da mãe (do cheiro, do leite e de tudo mais),o  seu trabalho pode até passar desapercebido, mas quando a poeira dos primeiros meses assentar, você será reverenciado, amado e ficará muito orgulhoso de si mesmo!