O bebé mama e as mães ficam em dúvida se podem ou não colocar no berço antes de arrotar. Mas, afinal, o bebé tem ou não que arrotar cada vez que mama? A resposta é não.
A pediatra Vânia Gato, da Lumos, explica que os bebés engolem ar enquanto choram, usam o biberon, chucha e alguns bebés engolem ar quando mamam no peito.
“Colocar ele na posição para arrotar é uma coisa, ele arrotar de fato, é outra. Bebés que mamam exclusivamente no peito arrotam pouco ou quase nada. Já os que usam biberon irão arrotar mais. A quantidade de ar que entra varia, mas sempre entra mesmo usando as mais caras que prometem ser ‘anti gases’”, explica a pediatra.
Ela orienta que não há necessidade de fazer o bebé arrotar todas as vezes. Se o bebé estiver a dormir, por exemplo, não precisa. “Basta deixá-lo deitado de uma maneira que a cabeça fique mais elevada em relação ao corpo, por exemplo, algo em torno de 30 a 45 graus. Mas não há problema em segurá-lo no colo na vertical em torno de 5 ou 10 minutos, no entanto, não precisa dar a palmadinha nas costas pois nem sempre tem ar para ser eliminado”, diz.
Se os pais notarem que o bebé fica incomodado ao ser colocado na posição horizontal é um sinal de que está desconfortável e que deve ficar na vertical. “Provavelmente ele irá arrotar e muitos voltam a mamar no peito depois”, diz.
Vânia explica que quando o bebé arrota é normal que ele regurgite leite. “Isso não é doença. Apenas é imaturidade do aparelho digestivo em manter o leite lá dentro. Por volta dos quatro meses, quando os bebés adotam mais a posição vertical e estão mais maduros, deixa de ser necessário colocá-los para arrotar”, diz.
A pediatra comenta que o sling é um grande aliado para evitar os arrotos pois o bebé no colo fica mais aconchegado e chora pouco. “O choro é a principal causa de entrada de ar no estômago”, afirma Vânia, que ressalta que o arroto nada mais é do que a eliminação de gases que estão no estômago dos bebés.
Também irás gostar de: