A carta de um Pai para os filhos

Hoje vejo-vos crescer… vejo-vos onde outrora era eu,  tenho ideia que foi ontem, ontem ainda era eu uma criança onde hoje, vos vejo a vocês. O tempo é voa…

Vocês hoje são pequenos têm 4 e 6 anos… na minha infância com essa idade era uma infância boa mas diferente, tal como vos digo e conto nas histórias na caminha na hora de jantar ou nas nossas viagens de carro!

Era diferente, bem diferente do que é hoje em dia, digamos que não era tão doce e suave :). Tal como na escola, as réguas não só serviam para medir, como os professores tinham quase toda a autoridade como uns pais.

Hoje é bem diferente e ainda bem que é assim

Hoje não permito e não admito, como sabem, que ninguém vos toque, porque sei que é a conversar que nos entendemos muito melhor. As palavras exercem muito mais poder sobre qualquer outra forma de coerção.

Aquilo a que na minha altura fui interdito é aquilo que quero que vocês tenham acesso… que definam por vocês o bem do mal, vocês têm que diferenciar o bem do mal, não aceitem o sim ou não colectivo, sintam no vosso coração, sintam e diferenciam o bem do mal. Só assim irão traçar o vosso carácter, a vossa personalidade.

Sou apologista que o “fruto proibido é o mais apetecido”. Esse sim é o “erro”.

Não irei proibir-vos, irei apoiar irei acompanhar, irei estar a vosso lado!

Vou dar-vos toda a Liberdade do mundo para que possam escolher, para que possam sonhar, voar e para um dia…voltar…

Tudo o que eu sonhei e não consegui que de uma maneira ou de outra não me foi possível alcançar… Quero que sejam vocês a concretizar, que sejam vocês a viver, a alcançar!

Cada sonho vosso concretizado é um sonho meu recuperado.

Vocês são o caminho que me guia, a luz que ilumina os meus dias mais escuros…

São vocês que me fazem ser humano, me fazem sentir, saber o significado da palavra AMAR, partilhar e acima de tudo ser uma pessoa melhor.

Todo o ser humano aprende através da imitação, vocês irão imitar tudo aquilo que que me virem fazer, serei sempre o vosso exemplo serei o vosso primeiro professor.

 Serei o protagonista nesta novela da vida com vocês

 

Desde o primeiro dia que nasceram que a minha vida mudou. São 360 graus de experiências, emoções, curiosidades,sentimentos, partilhas e momentos únicos.

Eu sempre disse e defendo que:

Adultos vamos ser a vida inteira mas crianças só seremos uma vez na vida e por um curto espaço de tempo!

Por isso quero viver estes dias com vocês ao máximo e mais importante ainda é realmente, senti-los. Hoje vocês ainda são os os meus bebés, quero aproveitar tudo, todas as horas, todos os momentos todas as fases. Porque sei que um dia vocês vão querer voar, voar atrás da vossa vida do vosso sonho. E quando a hora desse voo chegar, que voem, voem Alto voem em liberdade e acima de tudo quero que tenham vontade de  voltar.

Quero que voem de volta para voltar a ter-vos, quero ver-vos, sentir-vos. Quero que venham e que sentem no meu colo outra vez, quero que me dêem aqueles beijinhos todos que trocamos todos os dias e que me abracem como sempre fazemos nas nossas despedidas de boa noite na vossa caminha.

Não quero ser o pai que está a mais ,que ficou chato,  ou que simplesmente não aprova as vossas decisões… escrevo esta carta hoje para que saibam o que penso sobre vocês e para saibam o quanto vos amo.

E acreditem que falo muitas vezes com a mamã, falo com ela que não sei como será o dia de ver-vos partir como adultos, seguirem o vosso rumo, abandonar a nossa casa, o nosso lar. Mas confesso que tenho receio desse dia, que esse dia chegue. Ainda hoje vieram os dois um atrás do outro esconderem-se na nossa caminha, ainda não eram 6 da manhã…

E hoje vocês ainda só têm 4 e 6 anos, mas esse dia… não me sai da cabeça.

Adoro-vos! Amo-vos! E acima de tudo… são meus, meus bebés 🙂

Adoro ir às 2 da manhã ao vosso quarto só para vos tapar com o cobertor ou simplesmente ver que ainda são bebés. Estão a dormir nem sabem que estou ali. Dou-vos um beijinho… e sabem o que peço ao vosso ouvido? Peço baixinho… não cresçam muito rápido. Deixem-me ter-vos assim bebézinhos por muito mais tempo.

Deixem-me ser aquele paizão que vos defende dos maus todos, o Pai que é o mais forte de todos e o mais rápido do Mundo.

Quero dar o que nunca tive, quero ser o que nunca foram para mim.

Não me interessa o que os outros dizem… não faças isso, não dês aquilo, não permitas isto… etc… vocês são meus e serão sempre parte de mim, e aí mando eu 😉

Têm personalidade e carácter e isso é vosso de raiz! Quero que saibam que existem opções, que existem escolhas, que não irão existir limites.

Quero que sejam vocês a escalar e a alcançar, e nunca, mas nunca, acreditem em limites colocados por outros. Vivam, sejam curiosos, sejam investigadores da vossa própria consciência. A vida é feita dos vossos sonhos e não do que vos tentam ensinar ou simplesmente limitar!

Contradigam, debatam, não aceitem a primeira resposta quando não sabem. Cada cabeça é uma República.

Quero que quando vocês crescerem olhem para mim como o vosso melhor amigo, o melhor pai, aquela pessoa que vos ajudou a serem quem são … quero que me digam: papá foste o melhor Pai do mundo, tal como dizem hoje em dia!

Não queria dizer quero, queria dizer que gostaria muito de saber que ao menos vocês sentiram o que tentei ser para vocês…

 

Farei questão de estar sempre ao vosso lado quando errarem, quando falharem, quando ficarem sem coragem para voltar a tentar! Porque é aí que um pai faz falta é aí o meu lugar, quando erras, quando falhas, quando pensas em desistir! Sim, é aí que eu vou estar ao vosso lado, vou empurrar-vos levantar-vos e dizer: só terão sucesso se um dia falharem, nunca desistam.

 

A maior parte das pessoas dizem que…

“Só se vive uma vez…”

Está ERRADO!

Vive-se todos os dias e só se MORRE uma vez!!

Portanto erra, falha, tenta, recomeça pois só aí é que vais sentir o sabor do sucesso. Todos os dias serão uma aventura, um desafio, uma página por escrever, até que chegue o dia em que serão vocês a ensinar-me. Esse dia será o dia em que eu passarei a ser o vosso primeiro fã. Irei aprender com vocês, todas as novidades que aprendem todos os dias será o vosso momento, o momento para o qual eu me dediquei.

irei acompanhar-vos como sempre. Serei sempre o vosso Papá.

Hoje escrevo a pensar no futuro. Escrevo para vocês lerem o que realmente penso, o que sinto, e acima de tudo o que quero. Quero que sejam o melhor de mim! Quero ser feliz! Quero ser um pai presente! E acima de tudo, que se orgulhem das escolhas que tomei por vocês.

Porque sim, vocês são a minha prioridade, são o meu dia de amanhã. Espero que hoje, como crescidos e adultos leiam isto e saibam que pelo menos tentei (e espero ter conseguido) tornar-vos pessoas boas e simples tal como eu tentei ser, e claro que fossem autênticos!

Amo-vos do fundo do coração.

Um grande beijinho no vosso coração, do Papá.

Novembro 2017