39ª Semana de Gravidez

Está na 39ª semana de gravidez e pode ser a última semana de gravidez, e o seu bebé está pronto para se juntar a você no mundo! Descubra o que está a acontecer com você e com o seu bebé às 39 semanas de gravidez.

Quão grande é o meu bebé?

O seu bebé é do tamanho de uma pequena abóbora, e agora é está oficialmente completo. O peso do seu bebé será entre 2,5 e 3,8 quilos. O comprimento pode variar entre 46 e 54 centímetros. Ele não crescerá muito mais agora, mas o seu cérebro ainda está a crescer a um ritmo acelerado que continuará nos primeiros três anos da sua vida.

O que o meu bebé está a fazer?

Esta pode ser a sua última semana de gravidez, mas os bebés geralmente passam a data prevista de nascimento (apenas 4% nascem a tempo!), então não espere uma chegada rápida, especialmente se este for o seu primeiro filho.

Normalmente não deixarão passar dos 10 a 14 dias de atraso – o parto será induzido. Depois do seu bebé nascer, poderá preocupar-se com o seu choro a meio da noite: mas dê uma olhada no rosto do bebé quando ele solta aquele primeiro soluço.

Como os ductos lacrimais do seu bebé não estarão bem preparados para trabalhar no primeiro mês após o seu nascimento, as primeiras semanas de lágrimas não serão acompanhadas por pequenas lágrimas.

O seu bebé também está a preparar-se para receber os seus abraços: uma camada grossa de gordura foi depositada sobre os seus vasos sanguíneos, tornando o seu corpo mais fofinho! Esta camada gorda também ajudará a controlar a temperatura corporal após o nascimento.

O que o meu corpo está a fazer?

O seu corpo estará a passar por muitas mudanças para se preparar para o trabalho de parto, mas aqui estão alguns dos sinais de que você está realmente em trabalho de parto:

Contracções fortes e regulares que duram mais de 30 segundos e aumentam a frequência (quando duram 30-60 segundos e são a cada cinco minutos, ligue para a sua parteira, médico ou hospital). O trabalho de parto começará quando o seu colo do útero está dilatado em mais de três centímetros.

Um bujão de muco gelatinoso, com aparência rosa, poderá sair totalmente ou gradualmente. No entanto, nem todas as mulheres têm isso.

As suas águas podem rebentar (esta é de cor de palha pálida e pode ter algum sangue. No entanto, se apresenta mau cheiro, cor ou se você está a perder muito sangue telefone para o hospital imediatamente). Se as suas águas rebentaram antes das contracções começarem, então também deverá ligar à sua parteira, médico ou hospital imediatamente.

Dor nas costas e contracções fortes e regulares.

Diarréia, especialmente se acompanhada de contracções.

Você deverá visitar o seu médico semanalmente nesta fase e, durante as suas consultas, o seu médico verificará a barriga para verificar o crescimento e o desenvolvimento do bebé.

Se você não entrar em trabalho de parto, este será geralmente induzido entre uma a duas semanas após o atraso, ou mesmo mais cedo caso verifiquem que poderá haver alguma complicação para si ou para o seu bebé.

Enquanto você está à espera, continue a prestar atenção aos movimentos do seu bebé e informe o seu médico ou parteira imediatamente se lhe parece que diminuiram, pois o bebé deve permanecer activo até o nascimento, e qualquer desaceleração notável do movimento pode sinalizar um problema.

Veja o desenvolvimento do bebé às 39 semanas de gravidez.
A pele externa do bebé começa a descamar à medida que uma nova pele se forma abaixo.
Os pulmões do bebé estão completamente amadurecidos.

Sintomas comuns:

Ruptura das águas: um dos sinais mais conhecidos de que o trabalho de parto está a aproximar, é o rompimento das águas que acontece quando o saco amniótico se rompe e o fluxo de água sai. Mas, ao contrário dos filmes, a maioria das mulheres já está em trabalho de parto e no hospital quando as águas rompem.

Se acha que as suas águas romperam antecipadamente, ligue para o seu médico imediatamente.

Hemorróidas: Embora já tenha experimentado isso anteriormente na sua gravidez, as hemorróidas podem ser menos dolorosas agora, já que você está a ter diarreia e, portanto, há menos pressão nos intestinos (hey, nunca dissemos que a gravidez era glamourosa!).

Certifique-se de que tem à mão um bom remédio para aliviar as dores,  pois muitas mulheres experimentam hemorróidas agravadas depois de empurrar durante o trabalho de parto.

Azia: quase metade das mulheres grávidas experimentam azia, e pode ser particularmente aguda agora graças aos hormónios da gravidez.

Tente beber antes e depois das refeições, em vez de durante as refeições, pois muitos fluidos e alimentos juntos irão agravar a azia, e se você puder, tente ter seis pequenas refeições por dia, em vez do pequeno-almoço tradicional, almoço e jantar.

Veja também:

38ª Semana de Gravidez

40ª Semana de Gravidez

O que fazer nesta semana:

Embora possa assustar, é hora de começar a entender o que acontece em cada estágio do trabalho de parto para se preparar para o grande dia. Em poucas palavras, estas são as três etapas do trabalho de parto:

O primeiro estágio é a parte mais longa. Você experimentará as contracções para abrir e dilatar o seu colo do útero. Pode levar entre seis e 12 horas para uma primeira gravidez.

Quando o seu colo do útero está completamente dilatado (cerca de 10 centímetros), você está no estágio dois. Durante esta fase, você estará a ajudar a empurrar o bebé através da sua vagina com as suas contrações.

Parabéns! Na terceira fase, o seu bebé estará em segurança nos seus braços. A única coisa que resta o seu corpo fazer é que o seu útero se contraia e empurre a placenta.

Lista para preparar o saco da maternidade:

Boddies e roupa para recém-nascido
Não precisa de chapéu e casaco para o hospital, mas coloque no saco para quando sair se estiver frio.
Manta para o bebé
Uma boa dica: tente preparar uma manta que tenha o seu cheiro.
Fraldas
Tenha muitas à mão – os recém-nascidos fazem cocó após cada refeição.
Fraldas de Pano
Elas são essenciais na sua mala de maternidade e em breve irá saber isso.

Snacks

Qualquer coisa que mantenha o seu nível de energia. As mamãs que já passaram por esta experiência dizem que estes pequenos snacks são indispensáveis.

Algodão ou toalhitas

Não devemos colocar nada que possa irritar a pele dos recém-nascidos, por isso, use água e algodão.

Biberons

Mesmo que pense amamentar, tenho sempre alguns biberons de reserva.
Camisa de dormir
Pense no seu conforto – uma camisa de dormir é uma ótima opção. Se está a pensar ter o seu bebé dentro de água, reserve também um bikini na sua mala da maternidade.
Elásticos de cabelo ou fita
Qualquer coisa que evite ter o cabelo nos olhos quando estiver em trabalho de parto.
Chinelos
Mesmo que seja verão, o chão normalmente é frio. Reserve também umas havaianas para usar na hora do duche.
Bálsamo labial
Os seus lábios poderão ficar secos por isso vale a pena reservar um bálsamo labial na sua mala. Já que estamos a falar de bálsamos, guarda na sua mala um bálsamo de mamilo também.
Lavanda ou óleos essenciais
O óleo de lavanda pode ser útil durante o trabalho de parto, tanto como o óleo de massagem, coloque umas gotas num pano e coloque na sua testa para mantê-la calma. Certefique-se que usa um óleo adequado durante a primeira gravidez.
Pensos
Prepare-se para usar muito os pensos higiénicos, por isso, aconselho a comprarem uns bem grossos ou mesmo pensos de incontinência.
Tampões para os ouvidos
As enfermeiras geralmente não são muito pacíficas e todo o barulho que se faz sentir numa maternidade é de deixar qualquer uma nervosa. Não se preocupe em não ouvir o seu bebé chorar – as mães têm um sexto sentido quando se trata dos seus filhos.

Headphones e um iPod

Reserve no seu ipod as músicas que mais gosta para puder ouvir e acalmar na maternidade.

Carregador de telemóvel

É algo que provavelmente você esquecerá quando sair à pressa, por isso, compre um a mais e certifeque-se de o colocar na mala.

T-shirt/calças limpas para o seu parceiro

Se ele não conseguir ir a casa, será bastante útil para ele ter roupa lavada para se mudar também. Coloque também uns snacks extra para ele.

Máquina fotográfica

Claro que o seu telemóvel também tira fotos, mas e se esqueceu o seu carregador? Poderá valer a pena reservar uma máquina fotográfica na mala.

Também irás gostar de: