Esta é a 38ª semana de gravidez, você simplesmente não consegue parar de fazer xixi, o seu bebé está quase pronto para nascer, e é hora do seu parceiro ajudá-la a planear com antecedência a chegada do seu bebé.
Aqui estão todas as informações essenciais que você precisa saber quando chegar às 38 semanas de gravidez.
Quão grande é o meu bebé?
O seu bebé agora é do comprimento de um alho francês, e ainda está a crescer rapidamente, agora pesa entre 3 e 3,2 quilos. Embora possa nascer a qualquer altura o seu bebé decide fazer a sua grande aparição, o tempo máximo é de quatro semanas – está quase!
O que o meu bebé está a fazer?
O seu bebé já está completamente formado, embora ainda esteja a praticar a respiração e a engolir. Se tiver um menino, então os seus testículos desceram até o escroto.
E se for uma menina pode ter seios ligeiramente alargados (este é apenas o efeito dos seus hormónios e vai diminuir após o nascimento). A sua placenta também está totalmente formada.
Os pulmões do seu bebé ainda estão a amadurecer e a produzir surfactante, a substância que impede que os sacos de ar dos pulmões fiquem juntos quando ele começa a respirar. Ele também continuará a derramar vernix e lanugo, e a engolir líquido amniótico.
Ele também está a ajustar o seu cérebro e sistema nervoso nestas últimas semanas, e também a adicionar gordura, perfeita para criar um par de bochechas adoráveis e gordinhas para você apertar.
Quanto à cor dos seus olhos, você pode não ser capaz de conseguir saber a cor imediatamente. Se ele nasceu com olhos castanhos, eles provavelmente ficarão escuros, enquanto que, se ele nascer com olhos azuis ou azuis escuros, eles podem ficar cinza ou azuis ou ficar verdes, avelã ou castanhos quando tiver nove meses de idade.
A razão para isso é que a íris do seu bebé – a parte colorida do olho – pode ganhar mais pigmento nos meses após a sua nascença, mas geralmente não ficam mais claros ou mais azuis, e os olhos verdes, avelã e castanhos têm mais pigmento que os olhos cinza ou azuis.
O que faz meu corpo às 38 semanas?
Você pode sentir que passa a maior parte do tempo no WC – a pressão sobre a sua bexiga é tão extrema agora que é esmagada como uma panqueca (sério!). Mas você deve manter-se sempre hidratada. Outra razão pela qual você poderá passar mais tempo no WC é que você também pode ter diarréia. Oh, que alegria!
Se assim for, é o seu corpo a fazer espaço para o bebé nascer – sim, é um sinal de que o seu bebé está a caminho. Um conselho: evite alimentos ricos, gordurosos ou ricos em fibras e, em vez disso, coma sopas leves, torradas e gelados de gelo.
E como se urinar o tempo todo não fosse suficiente, os seus peitos (que até agora podem ser de proporções gigantescas) podem estar a descarregar um líquido fino e amarelado chamado colostro.
É basicamente o primeiro leite que o seu bebé receberá, que é cheio de anticorpos, e tem menos gordura e açúcar e mais proteína que o leite que chega mais tarde. Se isso está a acontecer, provavelmente não é a melhor altura para usar o seu top de seda. E se for muito abundante e não umas simples gotas, coloque algumas almofadas no seu sutiã. A sua última consulta pré-natal é esta semana, por isso, tire todas as suas dúvidas agora.
Sintomas comuns:
Micção constante: graças à posição da cabeça do seu bebé na pelve, há menos espaço para a sua bexiga, mas as viagens ao WC estão a tornar-se cada vez mais frequentes. Não corte nos líquidos, já que a hidratação é mais importante do que nunca quando você se aproxima do nascimento, mas considere ignorar a cafeína, pois isso pode tornar essas visitas ao WC mais frequentes ainda.
Contracções: Se reparou que as contracções são mais frequentes e intensas, isso geralmente significa que o trabalho de parto será em breve. Peça ao seu parceiro para praticar as suas técnicas de respiração consigo .
Instinto de nidificação: O desejo de limpar nunca foi tão forte! Embora seja compreensível que você queira preparar a casa para a chegada do seu bebé, certifique-se de que não está a usar a sua valiosa energia para limpar a casa.
Sangramento: o fluxo de muco tingido com sangue rosa, castanho ou vermelho logo aparecerá: mantenha os seus olhos atentos e ligue para o seu médico ou parteira assim que se aperceber, pois geralmente significa que o trabalho de parto estará para breve.
Veja também:
37ª Semana de Gravidez
O que fazer nesta semana:
Faça uma lista para o pai! Alguns pais sentem que são uma peça sobressalente neste momento – mas estão longe disso. Há muitas coisas que podem fazer para ajudá-la. Faça uma lista e coloque-a no frigorífico- isso o tornará necessário e importante, o que é claro que ele é, e também irá ajudá-lo a controlar mais o que está a acontecer. Aqui estão algumas ideias de coisas que ele pode fazer:
- Faça uma lista de e-mails e números de telefone de todos os médicos, especialistas pré-natais e amigos a que você pode recorrer para obter conselhos e suporte.
- Reserve itens de supermercado e algumas refeições simples e prontas que você pode congelar. (Ou, se ele é bom cozinheiro, leve-o a cozinhar muitas coisas que você pode congelar, e descongelar quando for preciso.)
- Planeie uma “noite romântica” para esta semana: uma noite durante a qual você se faz sentir amada e especial.
- Limpe a banheira! A sua barriga é muito grande para fazer isso agora, e um banho quente pode ser realmente relaxante nos estágios iniciais do trabalho de parto.
- Faça uma pedicure. Você não consegue ver os seus dedos do pé há muito tempo e muito menos arranjá-los.
- Verifique se a cadeira do carro está instalada correctamente.
- Certifique-se de que o carro tenha gasolina suficiente para o caso de uma urgência.
- Leia sobre a depressão pós-natal e sinais de alerta para estar a par.
- Crie uma lista de tarefas partilhadas.
Lista para preparar o saco da maternidade:
Também irás gostar de: