40ª Semana de Gravidez 

Parabéns está na 40ª semana de gravidez. Esta semana, está a chegar ao fim desta longa viagem e cada vez mais perto de conhecer o seu bem mais precioso!

Descubra o que está a acontecer com o seu bebé e com seu corpo agora que chegou às 40 semanas de gravidez.

Quão grande é o meu bebé?

O seu bebé está totalmente crescido e pronto para nascer agora ele é do tamanho de uma melância. O seu bebé terá em média cerca de 3 quilos e mede à volta de 50 centímetros.

O que o meu bebé está a fazer ?

É o fim oficial da sua gravidez, mas o seu bebé pode não perceber ainda: cerca de 30% das gravidezes duram mais de 40 semanas. Enquanto ele ainda está a viver dentro da sua barriga, você ainda está a fornecer os anticorpos que ele precisa para combater infecções nos primeiros meses da sua vida.

Se você decidir amamentar, ele também receberá mais anticorpos para aumentar o seu sistema imunológico e obterá ainda mais do colostro que você vai fornecer nos primeiros dias da sua vida, que está cheio de anticorpos.

Quando ele nascer já não vai estar curiosa para saber se é menino ou menina mas sim entusiasmada para ver as suas pequenas mãos e pés, e, claro, os seus pequenos olhos.

Os bebés ao nascer só conseguem ver  até cerca de um centímetro de distância, por isso,  certifique-se de falar muito com o seu pequenino, já que ele reconhecerá a sua e a voz e a do seu parceiro.

Quando o seu bebé nasce –  você pode notar que ele ainda está enrolado na posição fetal. Depois de estar nesta posição há tanto tempo, levará algum tempo para o seu bebé perceber que ele tem muito espaço para se esticar – além disso, é reconfortante que ele esteja na posição fetal, pois é a única posição que ele sempre conheceu.. Tente aconchegá-lo para que ele se lembre da quão bom é estar quentinho.

O que o meu corpo está a fazer?

O peso do seu bebé no seu colo do útero pressionará os tecidos, o que ajuda a diluí-lo (conhecido como amadurecimento), e a abri-lo para o nascimento. Se a sua parteira fizesse um exame interno agora, ela poderia descobrir que já está com alguma dilatação, mesmo que você não tenha tido nenhuma contração.

O seu médico ou parteira também verificarão muitas outras coisas: eles farão um ultra-som para observar os movimentos de respiração do seu bebé, o tónus ​​muscular e o movimento geral, bem como a quantidade de líquido amniótico que o rodeia, realizar um teste de monitorização do coração fetal ,verificarão do seu colo do útero para ver a sua posição, quão dilatada está e quão estreita é.

Se você não entrar em trabalho de parto, provavelmente será induzido na próxima semana ou na semana seguinte.

Veja o desenvolvimento do bebé às 40 semanas de gravidez.
O cabelo e as unhas do bebé crescem a cada dia que passa.
A chamada "moleira" da cabeça do bebé só vai endurecer depois do primeiro ano de vida ou mais.

Sintomas comuns:

Ruptura das águas: A maioria das mulheres experimenta a ruptura das águas enquanto já estão no hospital e no trabalho de parto. Enquanto menos de 15% das mulheres experimentam a sua ruptura de águas antes do trabalho de parto, se você experimentar isso, seja muito ou pouco, contacte o seu médico imediatamente, pois significa que o trabalho de parto começará dentro de 24 horas.

O rompimento das  águas significa que o saco amniótico que cercou o seu bebé nos últimos nove meses se rompeu. O líquido amniótico é incolor e inodoro, por isso, se a sua água romper e você vir cores verdes e castanhas, ligue para o seu médico imediatamente, pois isso pode significar que o seu bebé teve um movimento intestinal no útero.

Insónia: À medida que o grande dia se aproxima mais do que nunca, fica cada vez mais difícil dormir. Evite a cafeína e invista num travesseiro de gravidez para facilitar a posição da sua cabeça.

Cãibras nas pernas: ao lidar com todo esse peso extra o impacto recai sobre as suas pernas, e pode experimentar desagradáveis ​​e dolorosas cãibras. Flexionar os seus tornozelos e dedos dos pés pode ajudar a aliviar algumas das dores.

Veja também:

39ª Semana de Gravidez

41ª Semana de Gravidez

O que fazer nesta semana:

Embora tenha chegado às 40 semanas de gravidez, não há garantia de que o seu bebé deseje sair. Muito poucos bebés nascem na data prevista e, na realidade, ele pode nascer a qualquer momento entre as semanas 37 e 42.

No entanto, se está ansiosa para conhecer o seu rebento, há algumas coisas que pode fazer para acelerar o processo. Aqui estão algumas delas …

Estimulação do mamilo: isso pode libertar oxitocina, o que faz com que o corpo tenha contracções. Gire suavemente ou massajeie os seus mamilos.

Alternativamente, se não for muito doloroso, use uma bomba de mama. No entanto, como essa actividade pode estimular o seu útero, é melhor fazer isso quando estiver a ser monitorizada, em vez de tentar em casa.

Sexo: Você pode não estar preparada para isso agora, mas se tiver com disposição (e algumas mulheres se sentem bastante confortáveis), um orgasmo pode ser um bom estímulo para a contracção.

Além disso, o sémen contém prostaglandinas que ajudam o corpo a preparar o trabalho de parto. A biologia não é óptima?

Subir escadas: subir escadas ou dar uma longa caminhada pode ajudar porque ao dar  passos maiores, e levantar as pernas mais alto, faz mais pressão sobre o colo do útero.

Coma abacaxi: há inúmeras histórias sobre alimentos que podem induzir a gravidez, inclusivé alimentos picantes.

Também se diz que os alimentos que contêm manjericão e orégão ou gengibre funcionam, bem como o abacaxi, pois contém a enzima bromelina que pode ajudar a amadurecer o colo do útero.

Acupressão: semelhante à acupuntura, esta técnica usa dedos em pontos de pressão em vez de agulhas.

20 Nomes para bebés e o seu significado:

Guilherme: na lista dos nomes masculinos populares, Guilherme significa "protector corajoso".

Maria: é um dos nomes mais populares para meninas. O significado é "senhora soberana" ou "a pura".

Eduardo: nome que significa "guardião das riquezas"

Sophia: um nome feminino também muito popular, Sophia ou Sofia significa sabedoria.

Lucas: apesar de ser comum, Lucas é um dos queridinhos das mães porque significa luminoso.

Beatriz: nome que tem origem do latim Beatrice, Beatriz significa "a que traz felicidade".

João Pedro: formado pela junção de dois nomes, João Pedro é um dos nomes tendência e significa "rocha protegida por Deus".

Alice: nome popularizado na França e na Inglaterra, Alice significa "de qualidade nobre". Defensora e protetora também são significados atribuídos a esse nome.

Vitor: nome com origem no latim, Vitor significa vencedor e conquistador.

Laura: esse nome significa vitoriosa e triunfadora.

Henrique: significa "príncipe do lar" ou "governante da casa".

Manuela: na lista das tendências, Manuela significa "Deus está conosco".

Rafael: traduz "curado por Deus" e tem origem no hebraico.

Julia e Juliana: os dois nomes, além de bonitos, significam fofa, macia e jovem.

Rafael: traduz "curado por Deus" e tem origem no hebraico.

Maria Luíza: composto pelos nomes Maria, um dos mais populares, e Luíza, a junção dos dois significa "guerreira soberana".

Caio: nome muito comum na Roma antiga, Caio significa alegre e feliz.

Isabela: variante do nome Isabel, Isabela significa pura.

Gabriel: também com origem no hebraico, Gabriel significa "homem forte de Deus".

 

Larissa: nome não tão comum, Larissa significa linda e adorável.

Também irás gostar de: