Está na 30ª semana de gravidez, o seu bebé é mais proporcional do que nunca, os seus sonhos estão a ficar estranhos e há muitas outras mudanças corporais tanto para a mãe quanto para o bebé.
Saiba mais sobre o que mais está a acontecer com você e o seu bebé às 30 semanas.
Quão grande é o meu bebé?
Esta semana, o seu bebé é do tamanho de um repolho, o crescimento vai diminuir de ritmo nas próximas semanas (ele mede cerca de 40 centímetros agora), mas ele continuará a engordar até nascer.
O que o meu bebê está a fazer?
A partir de agora as partes do corpo do seu bebé começarão a parecer mais proporcionais. A única excepção é a sua cabeça, que ainda será bastante grande em comparação com o resto do corpo.
As suas unhas estarão totalmente desenvolvidas e continuarão a crescer no útero, o que significa que, quando ele nascer, elas podem ser bastante longas e precisam ser cortadas para evitar que ele se arranhe.
O seu bebé está actualmente cercado por líquido amniótico, mas à medida que ele fica maior e ocupa mais espaço no seu útero, esse volume diminuirá. À medida que ele cresce, o espaço no seu útero fica mais apertado, então você pode sentir menos pontapés do que costumava sentir à algumas semanas atrás.
O seu cérebro também está a mudar, não apenas a crescer, mas também a mudar de aparência. O órgão vital agora está a amadurecer e a desenvolver os sulcos e entalhes que você normalmente reconheceria num cérebro. Essas mudanças permitirão desenvolver mais tecido cerebral.
Graças ao cérebro em desenvolvimento de seu bebé e novas células de gordura que regulam a temperatura do corpo, o lanugo do seu bebé (os cabelos macios que cobrem o seu corpo) também começarão a desaparecer.
Há outra mudança também: a medula óssea do seu bebé tomou conta dos grupos de tecidos e baço na produção de glóbulos vermelhos, outro passo importante para a independência, uma vez que ele tenha nascido.
O que o meu corpo está a fazer?
Não é o tipo de coisa que deseje, mas durante a gravidez a quantidade de descarga produzida pode aumentar. A quantidade ainda deverá manter-se e o cheio também. Se ela mudar e torna-se grossa, com cheiro, ou mude de cor, consulte o seu médico para verificar se você tem uma infecção. É importante que verifique isso, pois algumas infecções podem aumentar o risco de parto prematuro.
Você pode sentir comichão também. Felizmente, pode ser tratado com medicamentos sem receita médica – geralmente um creme. No entanto, é importante que diga ao seu farmacêutico que está grávida antes de comprar.
Métodos de prevenção? Use roupas íntimas de algodão respirável e evite sabonetes fortes que perturbam o pH natural e o crescimento de bactérias na vagina.
Pode haver alguns sintomas de gravidez mais desagradáveis, especialmente os que você pensou ter deixado para trás no início da gravidez, como a necessidade de fazer xixi constantemente, peitos inchados e azia.
Sintomas comuns:
Azia: você precisa dos seus músculos pélvicos para relaxar para que você possa dar à luz o seu bebé, mas, infelizmente, os mesmos hormónios que relaxam esses músculos também relaxam os músculos que separam o seu estômago e esófago. É por isso que você sente azia. Evite comer alimentos como pratos picantes, fritos ou gordurosos, tente comer refeições menores e não coma antes de se deitar. Isso não vai durar para sempre – faltam apenas 10 semanas para ter o seu bebé, e os sintomas irão desaparecer assim que ele nasça.
Sentir-se desajeitada: esperemos que tenha guardado os saltos altos e investido num par de sapatos confortáveis, já que pode sentir-se cada vez mais desajeitada e com o equilíbrio fora do normal. Não só você está mais pesada, mas o seu centro de gravidade também mudará graças à concentração de peso na sua barriga. E se isso não bastasse para tirar o equilíbrio, os seus ligamentos também estão mais relaxados graças aos hormónios da gravidez, o que significa que as suas articulações estão mais soltas e você pode perder o equilíbrio mais do que o habitual.
Sentir-se depressiva: um décimo de mulheres grávidas combate a depressão na gravidez e, embora seja normal preocupar-se com o trabalho de parto ou tornar-se mãe, sentir-se em baixo há já algum tempo ou sentir-se agitada, ansiosa, nervosa ou irritada, fale com o seu médico antes que esses sentimentos se tornem consumidores.
Cansaço: aquela energia que pode ter desfrutado durante o segundo trimestre desapareceu, e o seu bebé e corpo em mudança podem deixá-la exausta. Peça ajuda a amigos, familiares e ao seu parceiro para ajudar com as tarefas que a deixam cansada – é bom começar a praticar pedir ajuda agora, pois você precisará muito mais quando o bebé chegar!
Veja também:
O que fazer nesta semana:
Com sonhos esquisitos? Não há necessidade de se assustar – é completamente normal. Ninguém está totalmente seguro do que os causa, mas eles podem estar relacionados aos seus hormónios.
Mas esses sonhos são simplesmente uma maneira de trabalhar com pensamentos e ansiedades sobre o nascimento e a maternidade do bebé.
Falar sobre isso também pode ajudá-la a lidar com todos os problemas que você tem, além disso, você pode descobrir que o seu parceiro também está com os mesmos sonhos estranhos.
Os padrões de sono do seu bebé também mostram sinais de movimento rápido dos olhos, o estágio dos sonhos, por isso, é provável que o seu bebé também esteja a ter sonhos estranhos.
Também irás gostar de: