31ª Semana de Gravidez

Esta é a sua 31ª semana de gravidez e a sua barriga está visivelmente em movimento e você pode sentir-se quente. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o seu bebé e o seu corpo às 31 semanas.

Quão grande é o meu bebé às 31 semanas?

O seu bebé agora pesa cerca de 1,5 quilos e já se parece mais com um recém-nascido. O comprimento total é de 41 centímetros, e está a caminho de um surto de crescimento. Ele tem o tamanho de um coco e está a crescer de forma constante.

O que o meu bebé está a fazer?

O seu feto é mais fofo do que nunca: ele pode virar a cabeça de um lado para o outro, e mexe-se muito, na medida em que pode acordá-la de noite. Ele também está extremamente animado – torcendo, esticando e chutando tanto agora que você pode até ver seu movimento na sua barriga, especialmente quando está relaxada no banho.

No entanto, existem padrões de movimento e descanso mais definidos, como resultado do seu bebé dormir por períodos mais longos. Há também uma abundância de gordura acumulada debaixo da pele, ajudando os braços, as pernas e o corpo a crescer.

O sistema digestivo do seu bebé, fígado, rins e pâncreas estão a funcionar. O cérebro do seu bebé também está a trabalhar à velocidade da luz, desenvolvendo-se mais rápido do que nunca e fazendo toneladas de conexões entre as células nervosas individuais.

Ele agora pode perceber sinais de todos os seus sentidos, embora, obviamente, ele não possa cheirar nada até deixar o líquido amniótico que foi o seu lar e respirar o primeiro gole de ar fresco.

Enquanto isso, assim como você está a preparar-se para a sua chegada, o seu bebé está a praticar para a sua vida no mundo exterior, fazendo caretas, respirando, engolindo, soluçando e até mesmo chuchando o seu polegar.

O que o meu corpo está a fazer?

Sente-se fraca ultimamente? Isso deve-se ao aumento do fluxo sanguíneo, o seu corpo suga mais e consequentemente enfraquece-a. Certifique-se de manter-se bem hidratada com muita água fria.

Se sentir dormência nos seus dedos, especialmente o polegar e os dois primeiros dedos, este é o síndrome do túnel do carpo. É um resultado da retenção de líquidos no seu túnel do carpo – que é uma estrutura no pulso que abriga os seus nervos, tendões e ligamentos.

Deverá ter outra consulta pré-natal por esta altura, por isso, aproveite para tirar as dúvidas e expor possíveis problemas.

Se você sentiu os músculos do seu útero apertar de tempos em tempos, não vá a correr para o hospital – provavelmente está a ter contracções inofensivas de Braxton Hicks. Estas devem ser bastante aleatórias, não vão doer e podem durar cerca de 30 segundos.

No entanto, se forem contracções frequentes, digamos mais de quatro por hora (mesmo que não sejam dolorosas), você percebe uma alteração no seu corrimento (por exemplo, se ele é mais aquoso, contem mais muco ou é mais sangrento), sofre de cólicas, dor abdominal ou aumento da pressão pélvica ou dor nas costas, ligue para o seu médico de família ou parteira, pois estes podem ser sinais de parto prematuro.

Veja o desenvolvimento do seu bebé às 31 semanas de gravidez.
O bebé está a acumular mais gordura sob a pele.
O bebé já tem papilas gustativas.

Sintomas comuns:

Falta de ar: está difícil recuperar a respiração? Sim, é culpa da gravidez novamente. À medida que o seu útero empurra os seus órgãos internos, os seus pulmões sentem-se cheios e é mais difícil para eles expandirem-se completamente, o que significa que você pode experimentar uma sensação desagradável ou desconfortável de falta de ar. Isso pode melhorar até o final da gravidez, quando o seu bebé estará posicionado mais abaixo. Dormir de lado pode dar aos seus pulmões mais espaço para respirar, por isso tente fazê-lo.

Dor nas costas: sua barriga crescente pode afectaras suas costas, pois terá que curvar para acomodar o novo peso. Tente participar de algumas aulas pré-natais de Yoga para proteger as suas costas e relaxar a sua mente.

Dores de cabeça: são essas hormonas traquinas novamente que podem causar-lhe dores de cabeça, bem como a fadiga da gravidez. Para livrar-se de enxaquecas ou dores de cabeça de tensão, perca15 minutos para se deitar numa sala escura, ou coloque um pano com gelo na sua testa ou nas costas do pescoço enquanto relaxa. Não tome nenhum medicamento antes de consultar o seu médico primeiro.

Veja também:

30ª Semana de Gravidez

32ª Semana de Gravidez

O que fazer nesta semana:

Pense no plano de nascimento: comece a pensar sobre medicação para dor durante o trabalho de parto. Você ainda não precisa decidir, mas é bom estar preparada e entender todas as opções, se você sabe que quer alívio da dor, você tem certeza que não, ou está feliz por esperar e ver como se sente no dia.

Pode inscrever-se numa aula de educação do parto com o seu parceiro, onde vai puder aprender tudo sobre o alívio da dor médica, como epidurais, bem como abordagens livres de drogas, como técnicas de respiração.

Comece a arrumar! Também deve começar a pensar sobre o que colocar na sua mala de maternidade. Preparar com antecedência significa que tudo o que você precisa fazer é deixar o saco à porta e, se o seu bebé chegar antes do esperado, você terá uma coisa a menos com que se preocupar quando se apressar para o hospital! Felizmente para você, temos uma lista acessível para a ajudar aqui.

Também irás gostar de: