12ª Semana de Gravidez

Você está na 12ª semana de gravidez – agora o seu bebé tem cerca de 5,5 centímetros, ou o tamanho de uma ameixa pequena, e pesa menos de 15 gramas!

Ao longo das últimas três semanas, o seu bebé aumentou mais do que o dobro, mas como isso afecta o seu corpo? Aqui está o que esperar!

Quão grande é o meu bebé?

Às 12 semanas, o seu bebé tem cerca de 5,5 centímetros e pesa menos de 15 gramas – o que tem aproximadamente o tamanho de uma ameixa pequena!

O que o meu bebé está a fazer?

Todas as partes do corpo do seu bebé estão presentes (embora ainda haja algum amadurecimento para fazer) e os seus intestinos mudaram-se para o seu abdómen. O seu pequeno feto entrará agora na fase de manutenção;

Durante as próximas 28 semanas, os seus sistemas e órgãos desenvolver-se-ão para que esteja pronto para a vida cá fora.

O seu sistema digestivo está a começar a trabalhar (literalmente) e a sua medula óssea está ocupada a fazer glóbulos brancos.

Esta semana o seu bebé terá desenvolvido o reflexo de assalto, isso significa que ele vai ouvir sons e reagir a eles, abrindo e fechando os braços e as pernas.

Este é o momento de apresentar ao seu bebé a sua música preferida!

Outro momento emocionante nesta semana será ouvir o batimento cardíaco do seu bebé pela primeira vez.

O que o meu corpo está a fazer?

O seu útero é agora do tamanho de uma toranja. Ele vai posicionar-se acima do seu osso pélvico em breve, por isso espere os primeiros contornos vagos de uma barriga de bebé.

Nesta altura a sua roupa começa a ficar apertada e antes de conseguir comprar roupa adequada à maternidade pode optar por usar uma cinta, que a ajudará a usar a sua roupa habitual até que tenha adquirido outra adequada a esta etapa.

À medida que o seu útero se move do fundo da pelve para a parte frontal do abdómen, espero que (finalmente) perca a necessidade de urinar constantemente!

Dito isto, você pode começar a ficar tonta, pois a progestrona faz com que os seus vasos sanguíneos relaxem e se ampliem para aumentar o fluxo de sangue para o bebé.

Lembre-se, se sentir tonturas ou desmaiar, deite-se com a cabeça abaixada entre os joelhos, respire profundamente e coma frequentemente e em poucas quantidades para manter os níveis de açúcar no sangue elevados.

Veja o desenvolvimento do bebé com 12 semanas de gravidez
As pálpebras do bebé são menos transparentes e os olhos estão mais juntos um do outro.
O bebé agora tem lóbulos da orelha.
Logo o bebé conseguirá abrir e fechar as mãos.

Sintomas comuns:

Dores de cabeça: outro causado por níveis baixos de açúcar no sangue, se você já precisou de uma desculpa para lanchar, é a gravidez!

Se suas dores de cabeça são muito fortes, fale com o seu médico sobre o alívio da dor segura na gravidez.

Fadiga: você está a aproximar-se do final do seu primeiro trimestre, mas o seu corpo ainda está exausto do crescimento do seu bebé.

Descanse quando puder, e prepare-se para um estoiro de energia esperado durante o segundo trimestre!

O que você deveria fazer esta semana?

Finalmente é hora de ver o seu bebé pela primeira vez.

Para obter uma visão clara do seu bebé, tente beber uma pinta de água uma hora antes da verificação – isso irá empurrar o útero para uma posição melhor.

A exame durará entre 15 e 30 minutos, e mostrará uma imagem a preto e branco do seu bebé. O ginecologista está a ver e a ouvir os batimentos cardíacos e a medir o seu bebé para lhe dar uma melhor ideia da sua data de nascimento.

Comece os exercícios pélvicos: aperte até 10 segundos, 20 vezes ao dia. Não só esses músculos podem ajudar durante o parto, eles reduzem as suas hipóteses de problemas de bexiga e podem ajudar com sintomas pós-parto.

Veja também:

Fotos incríveis do feto humano aumentadas cem mil vezes

11ª Semana de Gravidez

13ª Semana de Gravidez

Perguntas frequentes às 12 semanas de gravidez!

Como será a minha ecografia de 12 semanas?

O exame durará entre 15 e 30 minutos e mostrará uma imagem a preto e branco do seu bebé pela primeira vez.

O ginecologista vai ouvir os batimentos cardíacos e medir o seu bebé pela primeira vez – isso dará a todos uma ideia melhor da idade do seu bebé e ajudará a elaborar a sua data de nascimento.

Às 12 semanas, o ultra-som revelará o género do meu bebé?

Às 12 semanas, geralmente é muito cedo para descobrir se vai ter um menino ou uma menina, e não é nisso que a ecografia se irá focar durante o exame. Às 12 semanas, o médico irá verificar se o seu bebé está saudável e normalmente não descobre o género do seu bebé antes das 20 semanas. Dito isto, algumas pessoas acreditam na teoria do nub, que é onde você determina o sexo a partir da primeira foto de ultra-som.

Às 12 semanas de gravidez, é barriga de grávida ou estou apenas inchada?

Toda mulher é diferente e começa a mostrar sinais de gravidez em momentos diferentes. Na 12ª semana, você provavelmente não terá muitas hipóteses de que seja barriga de grávida, mas o seu útero começará a elevar-se acima do seu osso pélvico em breve. O inchaço é um efeito colateral muito normal de estar grávida, e para evitar o sentimento incómodo, os especialistas recomendam diminuir a velocidade quando você come.

É normal sentir cãibras às 12 semanas de gravidez?

As cólicas são normais durante a gravidez precoce, especialmente em torno 12ª semana. Muitas mulheres relatam sentir dores agudas em um ou ambos os lados da virilha enquanto se levantam ou baixam. Isso é normal e é causado pelos ligamentos que suportam o alongamento do seu útero à medida que cresce. Dito isto, se as cólicas são realmente  muito dolorosas, é uma boa ideia entrar em contacto com o seu médico de família para verificar.

É normal experimentar dor de cabeça às 12 semanas de gravidez?

Outro sintoma muito normal da gravidez, causado por baixos níveis de açúcar no sangue. Lembre-se de manter refeições regulares e caso sejam muito regulares aconselhe-se com o seu médico do que poderá tomar mantendo o seu bebé em segurança.

15 Queijos que são seguros comer durante a gravidez:

Duplo Gloucester

Um queijo duro e laranja, o Duplo Gloucester é uma ótima alternativa ao Cheddar e colocar raspas em molhos de queijo ou macarrão adiciona um pouco de cor.

Cheddar

A casca crocante e o interior cremoso de um bom cheddar pode fazer com que todos os pequenos problemas da vida desapareçam, especialmente quando é barrado sobre pão torrado.

Stilton

Apesar de ser um queijo azul, Stilton é seguro de comer durante a gravidez porque é um queijo duro, que não contém tanta água como queijos macios, de modo que as bactérias (como a listeria) são menos propensas a crescer nelas. No entanto, afaste-se de queijos azuis macios, como Gorgonzola e Roquefort, a menos que estejam bem cozidos.

Feta

Feito a partir de uma mistura de ovelha e leite de cabra, o feta é originário da Grécia e é usado regularmente na culinária mediterrânea. É uma rica fonte de vitamina B12, que você precisa na gravidez para ajudar o crescimento e o desenvolvimento do seu bebé.

Mozzarella

A Mozzarella é feita a partir de leite pasteurizado. Adicione às pizzas, corte-o e coloque sobre a parte superior da lasanha ou pratos de massa ou sirva frio com tomates e manjericão.

Halloumi
Com sua textura firme e elástica, o Halloumi pode ser grelhado ou frito, mantendo a sua forma.

Queijo macio

Queijos como o Filadélfia, são seguros de comer durante a gravidez, pois são feitos com leite pasteurizado. Além de poder colocar nas sanduiches, é ótimo na torrada e coberto com tomates para um café da manhã saboroso.

Camembert assado

O camembert normalmente não é seguro de comer durante a gravidez, pois é um queijo macio e recheado, asse-o no forno até aquecer todo por dentro para  matar a bactéria listeria que pode ser perigosa. Pegue um pão fresco e grosso coloque o queijo no seu interior.

Queijo tipo Cottage

Classicamente visto como um "alimento mais magro" por causa do baixo teor de gordura, o queijo cottage é bom para adicionar a batatas, em aveia ou adicionar raspas em frango picante. É uma ótima comida na gravidez, pois é rica em proteínas, o que você precisa para ajudar no crescimento do seu bebé.

Mascarpone

Um queijo macio e cremoso de origem italiana, mascarpone é seguro durante a gravidez, desde que o leite de que é feito seja  pasteurizado. Tem um sabor muito suave, então pode ser usado para adicionar cremosidade.

Paneer

Este queijo indiano clássico é frequentemente servido em curry para adicionar textura ou com espinafres. É de sabor suave e textura ligeiramente mole significa que ele combina bem em pratos picantes.

Edam

Este queijo holandês é suave e cremoso, ideal para um queijo rápido no lanche.

Parmesão

Os queijos mais duros tendem a suportar um menor risco de listeria, então um queijo muito duro, como Parmesão, é bom para comer durante a gravidez.

Alho e ervas

Embora seja um queijo macio, alho e ervas, é seguro de comer durante a gravidez, desde que seja feito com leite pasteurizado. Perfeito para se espalhar numa baguete ou misturar num molho de queijo para adicionar sabor.

Queijo de cabra sem casca

Enquanto o queijo de cabra com casca (Chevre) não é seguro, você pode comprar variedades sem cascas, e estas são seguras durante a gravidez.

Também irás gostar de: