Saiba mais acerca das manchas nos dentes dos bebés e crianças

Nem sempre as manchas nos dentes dos bebés e crianças significam cáries. Mal aparecem os pais ficam logo preocupados e no fundo já sabem que a hipótese do que vêm nos dentes do seu bebé serem cáries é grande.

Vamos diferenciar alguns aspetos, para que vocês, mamãs, saibam fazer distinções.

Qual o aspeto das cáries em bebés e crianças?

Dentes de leite com manchas brancas e cárie

As cáries iniciam-se com manchas brancas, que são descalcificações. Descalcificações têm aspecto opaco, não brilhante. Para ter certeza dessa condição, o dente deve estar bem escovado, sem placa bacteriana.

Aí começa a grande dificuldade dos pais.

Sem a iluminação correta, o dente seco, com a superfície dental mascarada por placa bacteriana, não dá para avaliar.

Por esse motivo, os pais precisam levar a um profissional que esteja acostumado a fazer uma Odontologia para crianças. Sem uma avaliação correta do risco de cáries e da real situação do esmalte, pouco pode ser feito em termos de odontologia para crianças, ou seja, prevenção e restaurações.

E as manchas castanhas e pretas?

Dentes com manchas castanhas

As manchas brancas evoluem muito rapidamente de acordo com a dieta e higiene, para manchas acastanhadas e pretas. Mas os dentes de leite podem já nascer com uma certa fragilidade, apresentando o esmalte e /ou dentina mal formados. Os dentes manchados e mal formados podem sofrer uma degeneração mais rápida.

Qual a diferença entre mancha e cárie?

Cárie

Observe que o que distingue uma pigmentação sobre o esmalte e uma cárie, são as cavidades.

Para avaliar se há carie em dentes de leite, o dentista de crianças tem que perceber se há uma “descontinuidade” do esmalte, ou seja, se já há um furinho. Com essa descontinuidade, fica estabelecida a diferença entre cárie e manchas por pigmentação de medicamentos como os complementos de ferro ou excesso de minerais na água ingerida, por exemplo.

As manchas não saem com a escovação?

A preocupação dos pais é que as “manchas” não saem com a escovação.

Dentes com manchas brancas
Dentes cobertos por placa bacteriana

Se for o caso de pigmentação por complementação com ferro, a tendência na maioria das vezes, sair com o tempo. Raras são as crianças que temos que realizar uma profilaxia para eliminá-las.

No caso das cáries já estabelecidas, só mesmo com restaurações.

Quais as características das manchas amareladas? Devo preocupar-me com elas?

Manchas amarelas

As manchas amareladas em dentes de leite e primeiros dentes permanentes que aparecem na boca das crianças, podem estar ou não relacionadas a cavidades. Podem estar ou não relacionadas a falta de “vedamento” da porção mais externa do dente, o esmalte. Algumas são brilhantes, outras opacas e os dentes mais ou menos sensíveis.

TODAS AS MANCHAS AMARELADAS EM DENTIÇÃO DE LEITE E NOS DENTES PERMANENTES PRECISAM SER AVALIADAS POR PROFISSIONAL QUE FAÇA UMA ODONTOLOGIA PARA CRIANÇAS ASSIM QUE ERUPCIONAM.

Evolução das manchas transformadas em cáries

Essas manchas podem ser cuidadas assim que o dente “nasce” tanto com tratamentos preventivos como com restaurações mais conservadoras, desde que feitas assim que o dente aparece na boca.

A maioria dos pais infelizmente leva muito tempo para descobrir que há algo de errado com os dentes da criança, e os pequenos chegam muitas vezes ao consultório com sensibilidade, irritabilidade, e uma suposta falta de apetite, que nada mais é do que dor ao alimentar-se.

É bom observar que essas formações deficientes em esmalte e dentina são bastante comuns em dentes de leite também.

Também irás gostar de: