Varicela – O que é, causas, sintomas e tratamento

O que é a varicela?

A varicela é uma doença de infância muito vulgar, todos os anos afecta dezenas de milhar de crianças em Portugal, especialmente durante o Inverno e Primavera. É causado pelo vírus varicela-zoster, um membro da família do vírus herpes, o mesmo que causa herpes zoster (zona).

Uma vez debelada, a varicela normalmente não reaparece, no entanto, o vírus permanece alojado no tecido nervoso como que adormecido (não activo), podendo reactivar-se mais tarde, causando zona.

Causas

A varicela é uma doença de transmissão por via aérea que se transmite facilmente através da tosse e espirros da pessoa infectada. É contagiosa desde um a dois dias antes do aparecimento das manchas na pele até que todas as lesões tenham cicatrizado.Pode também ser transmitida através do contacto com as bolhas. A doença é geralmente diagnosticada com base nos sintomas manifestados.

Sintomas

A varicela é uma das várias doenças, comuns na infância, que geram lesões arredondadas e avermelhadas por todo o corpo (exantemas). As outras com sintomas similares são saramporubéolaescarlatina e o eritema infeccioso.

Os sintomas iniciais são:

  • Febre 37,5 °C e 39,5
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Lesões avermelhadas na pele

As lesões avermelhadas na pele, seu sintoma mais característico, aparece entre um ou dois dias depois da infecção quando surgem por todo o corpo e que conforme os dias passam vão virando pequenas bolhas cheias de líquido. Eventualmente essas bolhinhas formam uma crostas que provocam muita comichão, mas que diminui o risco de transmissão

Transmissão

É altamente infecciosa, infectando a maioria das pessoas que nunca tiveram a doença e passaram mais de uma hora com uma pessoa infectada. A transmissão se dá por via aérea, em gotículas de espirros ou de tosse, ou pelo contacto com as lesões avermelhadas (exantemas). É possível a transmissão do vírus na fase zóster para crianças não vacinadas, o que dificulta muito a erradicação da doença.

Alguém com varicela começa a infectar outras pessoas cerca de um a dois dias antes de as bolinhas vermelhas começarem a aparecer e continua infectando por cerca de cinco a seis dias até que todas as bolhas tenham formado cascas. A transmissão também pode ocorrer durante a gestação (da mãe para o feto) causando complicações para ambos.

Qual o período de incubação?

Cerca de 14 a 15 dias contados a partir do contacto com a pessoa infectada.

Tratamento para a varicela

Existe um medicamento específico para a varicela que ajuda de forma substancial à redução da duração da doença, permitindo que a criança se sinta melhor num espaço de tempo mais curto. Lembre-se que apenas o médico pode determinar se este medicamento é ou não o mais indicado para o seu filho.

Tenha também em atenção que o tratamento deve ser iniciado o mais rapidamente possível. Alguns medicamentos podem ser utilizados para combater os sintomas da doença, no entanto não diminuem a sua duração. O ácido acetilsalicílico não deve ser usado no tratamento da febre e dores durante a varicela, em crianças.

Prognóstico

A maioria das crianças e adultos recuperam-se em algumas semanas apenas descansando e bebendo muita água, mas alguns casos envolvem complicações como:

  • Pele mais vermelha
  • Dor no peito
  • Dores nos locais lesionados
  • Dificuldade de respirar

Nesses casos é sinal que as lesões infeccionaram e precisam de acompanhamento médico para administrar um antibiótico adequado.

Cerca de 5-14% dos adultos com catapora desenvolvem problemas pulmonares, como pneumonia, especialmente fumadores.

Durante a gravidez

Complicações são especialmente problemáticas em grávidas e recém-nascidos. Quanto mais cedo na gravidez for a infecção, maior o risco para o feto de desenvolver má-formações, porém mesmo cedo o risco dificilmente afeta mais que 2% dos fetos de grávidas com varicela. Já após o 5 mês pode ocorrer parto prematuro. Caso um recém-nascido seja infectado a varicela costuma ser mais grave.

Baixa imunidade

Quem possui um sistema imunológico muito debilitado pode ter como complicações:

  • Pneumonias
  • Septicemias
  • Meningites

Também deve saber:

  • Se a criança apresentar lesões na boca, pode ter dificuldade em alimentar-se.
  • Nesta situação deve dar-lhe bebidas frias e alimentos moles e fáceis de engolir.Evite tudo o que seja ácido, como sumo de laranja, ou salgados.
  • As lesões na área genital podem ser dolorosas. Cremes anestésicos podem ser indicados nestas situações. Aconselhe-se junto do seu médico.

Também irás gostar de: