Na Gravidez
Descobriu que está grávida e a felicidade tomou conta de si, afinal ser mãe é uma benção e o melhor presente que alguma vez poderíamos receber. Mas, com o passar dos meses o seu cabelo precisa de cuidados, e aí surgem algumas dúvidas: Será que posso pintar o cabelo durante a gravidez? Será que posso usar descolorantes? É seguro fazer alisamentos com escovas progressivas? Estas e outras questões surgem e nós vamos ajudar a esclarecer as dúvidas.
Será que posso pintar o cabelo durante a gravidez?
Ainda não existe nenhum estudo que mostre a segurança do uso das tinturas durante a gestação. Por causa disso, os médicos recomendam que as grávidas não façam uso desse produto, pelo menos no primeiro trimestre. “Essa é a fase em que o feto está em pleno desenvolvimento inicial”. Boa parte das tintas contém amónia, uma substância tóxica para o bebé.
E descolorantes, posso usar?
“Se a grávida quiser fazer mudanças que envolvam descolorantes, além de esperar os primeiros três meses, o ideal é usar o produto o mais longe possível da raiz do cabelo, como a mechas californianas, que estão na moda”
É seguro fazer alisamentos com as escovas progressivas e definitivas?
Alisamentos entram na categoria de tratamentos perigosos por conterem o tioglicolato, uma substância tóxica e volátil, que se absorvida ou aspirada pode fazer mal ao bebé. Alguns desses tratamentos podem conter também, o formol. “Esses produtos, além de proibidos pela Anvisa, são totalmente contra-indicados. O ideal é que a mãe espere até o bebé nascer para fazer o procedimento”.
Posso fazer hidratação, escova de queratina e outros métodos de hidratação mais profunda?
Sim. “As queratinas são produtos seguros, proteínas não tóxicas, assim como outros tipos de hidratação”. Mas sempre com a ressalva de que, diante de qualquer sensibilidade alérgica, deve-se interromper o uso e, se necessário, procurar orientação médica especializada.
A chapinha pode ser usada?
Sim. Os fios na gestação ficam, inclusive, mais hidratados e normalmente o cabelo, mais liso.
Posso usar gel e laca?
Sim, sem problema. Mas tenha especial cuidado quanto ao uso exagerado e frequente de laca e gel com álcool e silicone.
Veja também:
Amamentação para principiantes
Na amamentação
Posso pintar, alisar e fazer tratamentos enquanto estou a amamentar?
Na fase da amamentação, a utilização desses produtos é visto com menos perigo. “Mas eles não podem conter amônia, metais pesados, como o chumbo, e hidroquinona”.
Como há o risco de intoxicação do bebé, o uso deve ser criterioso. Uma sugestão é optar pela hena, que é natural. A pediatra recomenda ainda que os tratamentos para alisar os fios sejam feitos após o período de amamentação.
Quando se fazem tratamentos para alisar os fios, há o risco de contaminação do leite?
O formol deve passar longe das madeixas da mulher que amamenta, pois não se conhecem ao certo a absorção e os efeitos numa criança pequena, tão pouco a sua transmissão pelo leite. Como não há a comprovação científica, o ideal é evitar. “Contra-indicamos a escova progressiva e outros métodos sempre pelo cuidado de ainda poderem ocorrer reacções alérgicas. Se isso ocorrer, a mãe precisará fazer o uso de medicamentos e isso também pode interferir na amamentação”.
O uso de tintas e químicas pode interferir na produção do leite?
Não. A produção e a libertação de leite estão relacionadas com outros fatores, como o stress, a falta de sono e o uso de algumas medicações específicas.
Enquanto estiver a amamentar, a mulher pode usar laca, gel e finalizadores?
“A laca não é indicada. Já com o gel, o ideal é que seja sem álcool ou silicone”.
Veja o vídeo que se segue:
Também irás gostar de: