Oléo de amêndoas doces, rosa mosqueta e semente de uva estão entre os óleos mais citados para evitar estrias.
É muito comum ouvir dizer que passar óleo natural no corpo evita o aparecimento de estrias na gravidez. Semente de uva, de amêndoas e de rosa mosqueta estão entre os mais citados. De acordo com a dermatologista Dra. Paula Sanchez, embora a prática não seja prejudicial, é pouco efetiva.
Isto porque, como explica, a estria é resultado do rompimento das fibras da pele e o que evita que isso aconteça é uma pele elástica e hidratada.
Além de hábitos como boa alimentação, prática de atividades físicas e manutenção de um peso saudável, o que garante hidratação à pele são hidratantes e não óleos. “Óleos deixam a pele mais macia e causam uma falsa sensação. Mas, não hidratam de fato”, comenta.
“As vezes quem usa óleo fica com a impressão de que a pele está hidratada porque está macia. Mas na verdade isso é só uma barreira gerada pelo produto. Ela que pode até impedir a desidratação, mas não hidrata”, explica a dermatologista.
A solução, então, é apostar em cosméticos que realmente hidratem – e eles são os cremes hidratantes.
Veja também:
Mãe fumou durante toda a gravidez e arrependeu-se
Qual é o melhor hidratante para evitar estrias na gravidez?
Segundo a dermatologista, existem fórmulas específicas para essa fase. Elas contêm substâncias que são altamente hidratantes. Esses produtos, no entanto, costumam custar mais caro.
Uma dica que ela dá é aplicar pequenas quantidades apenas nas regiões onde são mais propensas ao aparecimento das estrias, como na lateral da barriga. Assim, o produto rende por muito mais tempo.
Se ainda assim, não conseguir comprar esses cremes mais caros, a dermatologista explica que os produtos comuns, mais acessíveis, podem ser eficientes também. “Se mesmo assim ficar puxado, a paciente pode comprar um creme sem cor e sem cheiro, para evitar enjoos e produtos químicos e passar uma grande quantidade depois do banho, quando as células absorvem mais o produto”, orienta.
Para intensificar os resultados, a especialista ainda recomenda a ingestão de bastante líquido, especialmente água, e o cuidado com o aumento de peso. “É normal engordar. Mas, se a mulher grávida ganhar muito peso e repentinamente, a hipótese das estrias apareceram são bem maiores”, comenta.
Também irás gostar de: