Cólicas no bebé: 3 causas e 1 truque para acabar com elas de vez

O choro dos bebés pode ter vários motivos: fome, sono, frio, calor, cocó, xixi. Se, durante o choro, o rosto do pequeno ficar vermelhinho e ele começar a contrair as pernas, provavelmente está a sofrer com cólicas.

No início as mães de primeira viagem podem sentir-se um pouco perdidas, mas com o passar do tempo é fácil perceber quando o bebé está com cólica. O choro é diferente, é mais agudo e irritado, e a criança não se acalma facilmente. Esse problema é bastante comum a partir da segunda semana, mas a boa notícia é que costuma permanecer apenas até o terceiro mês.

Causas

As cólicas no recém-nascido são causadas por uma imaturidade do intestino, que faz movimentos descoordenados que provocam a dor. Outro factor é a presença de ar no sistema digestivo. Enquanto mama, o bebé muitas vezes acaba por engolir ar, que pode ser eliminado na forma de arroto ou transformar-se em gases, que fazem pressão no intestino e dão origem às cólicas.

Alguns profissionais acreditam que a alimentação da mãe pode afectar a qualidade do leite. Alimentos fermentadores, como brócolos, couve-flor e feijão, por exemplo, poderiam fazer com que o bebé tivesse mais gases.

Recomenda-se também evitar durante a amamentação alimentos como refrigerantes, chocolate e leite de vaca. Nesse caso, a melhor alternativa é observar o comportamento da criança e adequar a dieta às necessidades dela com a ajuda de um médico ou nutricionista.

Veja também:

Conheça os diferentes tipos de leite materno

Sabe quantas horas deve o seu filho dormir?

Ama, Avós ou Creche?

Como acabar com as cólicas

Mas não são apenas os alimentos que a mãe ingere os causadores das cólicas nos bebés. Para dizer adeus a elas, o primeiro passo é verificar a pega do bebé durante as mamadas. Ele deve abocanhar toda a auréola para sugar o leite e não apenas o bico do seio. Caso contrário, pode acabar por ingerir muito ar junto com o leite.

Se além de mamar no peito o seu bebé usa biberon com leite materno, invista nos modelos anti-cólicas. Esses produtos têm uma válvula especial no bico que faz com que, na hora em que o bebé suga, o ar entre no biberon ao invés de ir para a barriga dele, evitando assim a formação de gases. Já existem biberons ainda mais modernos no mercado, cujo bico imita exatamente o formato do seio da mãe, além de ter a válvula anti-cólica dupla.

É importante ressaltar que durante as crises de cólica, os pais devem manter a calma para deixar o bebé mais tranquilo. Compressas e massagens na barriguinha da criança também podem ser bastante úteis. Embora seja doloroso ver o bebé sofrer de dor, as mamãs não têm o que temer: o quadro é normal e vai desaparecer em pouco tempo sem deixar sequelas.

Também irás gostar de: