É normal sim! Após o nascimento, é normal que aconteça a queda de cabelo do bebé. O acontecimento é natural, frequente e acontece geralmente entre o segundo e o sexto mês de vida. Além dos cabelos, outros pêlos, especialmente no rosto, ombros e costas, também começam a cair.
Queda de cabelo do bebé
A razão da queda de cabelos e dos pêlos corporais dos recém-nascidos é atribuída ao alto nível dos hormónios maternos que circulam na criança durante a gravidez e que caem drasticamente logo após o nascimento. Durante a gravidez, essa primeira penugem serviu como uma protecção do feto.
Pode acontecer o bebé ficar completamente careca, mas o mais comum é cair apenas algumas partes do cabelo, especialmente nas laterais e atrás da cabeça. Dessa forma, é normal a cobertura da cabeça ficar com algumas “falhas”.
A queda de forma desigual também pode acontecer quando o bebé dorme virado mais para um lado do que para o outro. Muitos são carecas atrás por estarem muito tempo deitados de costas. E essa é também uma situação perfeitamente normal.
Em geral, os cabelos voltam a crescer rapidamente e após poucos dias já é possível perceber fios bem finos no couro cabeludo.
Depois de cair toda a penugem, começa a nascer o verdadeiro cabelo, entre o 6º e 18 meses. Nesta fase, o cabelo começa a ganhar uma estrutura idêntica à dos pais, uma vez que é uma característica genética.
Porém, a partir do primeiro ano de vida é que se nota o crescimento e aumento do volume dos fios. Os pais só devem preocupar-se com a ausência de cabelos se a criança ainda tiver sinais de calvície depois dos dois anos de idade.
Também irás gostar de: