Quem inventou que colo a mais “estraga” as crianças?

Dar colo nunca “estragou” nenhuma criança!

Quando ouvimos pessoas a dizer que dar colo a mais estraga o bebé, ou que isso deixa a criança mimada, mal acostumada, dá para notar que estamos bem longe de entender um organismo em formação.

Dar colo quando o bebé pede não é mimo: é necessidade. O bebé não tem ainda a menor ideia do que você é e o que ele próprio é. Ele não vai manipular-te, ele mal sabe o que você tem a ver com esta história.
Dar colo quando a criança pede é oferecer um suporte constante, uma base estável para que esse pequeno ser se desenvolva com segurança.

O mundo parece muito simples para nós (vamos para o trabalho todos os dias, vemos os nossos pais uma vez por semana, paramos na padaria e compramos um chocolate quando bem entendemos). Mas para um bebé e para uma criança pequena o mundo é uma aventura desvairada, uma maluquice sem fim.

Ser criança é desbravar um mundo muito enigmático. O seu colo é um lugar seguro e um alento para a criança que te pede.

Podem ficar tranquilos, até hoje não vi nenhum caso de desvio de personalidade por ter recebido colo a mais na infância. É mais fácil tratar uma criança mimada que recebeu colo a mais do que um psicopata que recebeu colo a menos.

Acolha a criança quando se sente insegura, abrace quando se sente só, com medo, aninhe quando está triste, dê COLO!

Também irás gostar de: