3 dicas infalíveis para apresentar o recém-nascido ao seu cão

Muitas vezes os animais de estimação são como nossos filhos. No entanto, quando o bebé de verdade chega, muitos casais encontram dificuldade na adaptação entre os dois. Por isso, fica aqui uma listinha que pode ajudar na preparação do pet para a chegada do bebê.

Como mostrar o bebé ao seu futuro melhor amigo

Antes de partir para a apresentação é preciso analisar alguns fatos. Primeiro, saiba que através do olfato, o cão sabe que está a acontecer alguma coisa com a mulher durante a gravidez. Ele também, surpreendentemente, pode ouvir o bebé dentro da barriga sem a ajuda de qualquer tipo de aparelho. E tenha certeza: ele já é amigo e companheiro do pequeno que está por vir desde o começo da gravidez.

Dicas úteis

Para preparar o pet para o momento, Gustavo, educador de cães, dá três dicas simples, úteis e eficientes. De acordo com o profissional, tomando os cuidados necessários,os nove meses de gravidez são tempo suficiente para que o cão se adapte aos novos hábitos que a família terá que adotar com um novo membro e não reaja negativamente à ausência de atenção exclusiva repentina.

  1. Desde o início da gravidez dê limites para ele respeitar o quarto ou o berço do bebé: não deixe ele muito tempo no quarto e, quando e se ele tentar subir no berço, não permita.
  2. Ensine que ele só pode subir no colo quando existir permissão: se ele subir numa hora inapropriada, coloque ele no chão com voz firme. Algum tempo depois, chame dando sinais de que ele pode subir.
  3. No dia do nascimento, antes de levar o bebé para casa, prepare um paninho ou uma fralda com o cheirinho da criança e coloque na cama. “Isso fará com que o cão conheça o cheiro do novo membro da família e facilita a associação do cheiro do bebé com a tranquilidade da caminha”, exemplifica o educador.

Também irás gostar de: