Nesta 25ª semana de gravidez, as impressões digitais do seu bebé aparecerão. Saiba mais sobre o que seu bebé e o seu corpo estão a fazer e os sintomas comuns a serem observados às 25 semanas de gravidez.
Quão grande é o meu bebé?
O bebê agora já se aproxima de 700 gramas e mede 35 centímetros da cabeça até o calcanhar.
O que o meu bebé está a fazer?
O seu bebé está a tornar-se mais bonito do que nunca: à medida que as semanas vão passando, a gordura do bebé está a desenvolver-se, ou seja, a pele enrugada que ele aparentava é suavizada e ele parece-se mais com um recém-nascido do que nunca. O cabelo dele também começa a crescer um pouco.
A pele do seu bebé também está a ficar mais corada quando os seus capilares se formam sob a pele e se enchem de sangue. Vasos sanguíneos também desenvolverão esta semana nos pulmões do seu bebé.
Esta semana também é marcada pelo início do seu nariz e das narinas do seu bebé começarem a trabalhar, o que permite que o seu bebé comece a praticar a respiração, respirando fluido amniótico.
Ele pode até mesmo cheirar as coisas nesta semana, embora muitos bebés só possam experimentar esse sentido no terceiro trimestre.
As mãos do seu bebé desenvolverão rugas nas palmas esta semana (fofos!), E logo as glândulas sudoríferas se formarão na sua pele.
Ele também terá suas próprias e únicas impressões digitais: elas terão começado a formar-se no início das oito semanas.
O seu bebé também estará a melhorar a destreza com as suas mãos e dedos, o que significa que ele poderá entender as coisas no punho e até brincar com o cordão umbilical.
Ele também pode chupar o polegar e brincar com as mãos e os pés.
Veja também:
O que o meu corpo está a fazer?
Sente-se exausta? A sua barriga poderá tornar mais difícil na hora de dormir.
Agora que você está no segundo trimestre, é importante que você durma de lado (idealmente para a sua esquerda) ao invés de dormir de costas, porque deitada de costas pressiona a veia que retorna o sangue do seu corpo inferior de volta ao seu coração , e também à placenta.
Se você tende a mexer-se quando dorme e acorda de costas, certifique-se apenas de se colocar de lado antes de voltar a dormir. Usando almofadas para se apoiar, incluindo um travesseiro entre as pernas, pode ajudar a ficar mais confortável.
Sintomas comuns:
Difícil de se movimentar: agora que está a ficar maior, é compreensível que seja faça um esforço para se movimentar.
Converse com o seu médico sobre quais os tipos de exercícios que são seguros, mas certifique-se de seguir algumas regras: não trabalhe quando estiver cansada e pare imediatamente se sentir dor, falta de ar ou tonturas.
Não se deite de costas e tente evitar desportos de contacto.
Cabelo deslumbrante: Finalmente, um sintoma de gravidez que você deseja manter! O seu cabelo estará melhor que nunca e mais brilhante do que nunca, graças aos hormónios da gravidez que mantêm uma porção de cabelo que você normalmente perderia. Aproveite enquanto durar!
Hemorróidas: E agora de volta aos efeitos secundários, dos quais você deseja despedir-se rapidamente: as hemorróidas oh-tão indesejáveis que você pode senti-las na área retal, causadas pelo aumento do fluxo sanguíneo para a área, bem como o seu útero alargado.
Evitar a constipação é uma boa ideia, pois isso só fará com que as hemorróidas piorem, então certifique-se de que você está a acumular alimentos ricos em fibras e a beber muita água.
Síndrome das pernas inquietas: 15% das mulheres experimentam estes efeitos peculiares, que incluem uma sensação de formigueiro nos pés e pernas, juntamente com o desejo de movê-los.
Os especialistas não tem certeza do que o causa, mas muitas mulheres são ajudadas por diferentes métodos, como a acupunctura, um banho quente ou com alimentos ricos em ferro.
Hemorragias: um efeito colateral comum, mas desagradável, da gravidez, sangramento das gengivas podem afectá-la nesta semana.
Certifique-se de que está a escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e a usar fio dental regularmente, e se estiver preocupada, consulte um dentista para conversar sobre as suas preocupações.
O que fazer esta semana?
O plano de nascimento: Agora é um bom momento para começar a pensar onde você gostaria de dar à luz. Existem geralmente três escolhas, embora variem dependendo de onde você mora (e não, um luxuoso hotel de cinco estrelas não é uma das opções!).
A primeira é uma sala de maternidade normal, onde você será cuidada pelas parteiras, mas também haverá obstetras, se necessário.
O segundo é um centro de nascimento. Estes podem ser anexados a hospitais ou autónomos, têm uma sensação mais “caseira” e são administrados por parteiras, mas não há acesso imediato a coisas como epidurais.
Finalmente, você pode dar à luz em casa. Isso está disponível se você estiver a ter uma gravidez de baixo risco. Escolher o seu centro de nascimento requer muito pensamento e precisa pesquisar o que está disponível antes de tomar decisões definitivas.
Também irás gostar de: