Saiba como combater as birras com a Terapia do Abraço

A Terapia do Abraço é uma forma de demonstrar apoio, e faz com que as crianças se sintam acolhidas e protegidas.

Chiliques, ataques de birra e acessos de raiva são comuns em qualquer criança, especialmente entre 1 a 5 anos de idade, quando acontecem repentinamente, e normalmente por conta de uma frustação. Isso é muito comum quando são contrariadas ou quando os pais proíbem algo dizendo o famoso: “não”.

As birras acontecem muito nesta idade, porque a criança está a tentar lidar com um sentimento novo que é a frustação, e como não tem maturidade suficiente para isto, acabam aos berros, e às vezes não conseguem conter-se sozinhas. Nesta idade as crianças estão à procura do seu espaço no mundo.

Muito normal pais e mães passarem por esse tipo de situação, porém têm que entender que jamais devem ceder aos caprichos das crianças, pois elas estão a testar os limites até onde podem chegar.

Quem já não deu umas palmadinhas, por mais que custasse, era uma forma de tentar evitar que continuasse com os gritos. E gritar, quem nunca gritou? Muito!! Chorar, sim todas choramos, tal é o desespero! Conversar, pôr de castigo, ignorar, enfim, FAZEMOS DE TUDO, e nada de melhoras.

Frustração, sensação de impotência, culpa, raiva, tudo junto e misturado.

E então, surge a Terapia do Abraço que vem resolver as tão famosas birras com um acolhedor e forte abraço.

A Terapia do Abraço

A birra nada mais é do que uma crise, onde a criança tenta mostrar que ela precisa da nossa ajuda para superar.

Os pais devem no momento da crise, chegar e abraçar a criança, além de perguntar o que está a acontecer?

Veja bem, não é ceder à birra, é abraçar, conversar e tentar entender o que está a acontecer. Nem sempre é fácil, pois às vezes as crianças estão tão nervosas, que não permitem a aproximação dos pais. Não tem resultados imediatos, mas mostra ao seu filho que ele tem apoio, que você está ali para ajudá-lo.

A terapia do abraço funciona de forma gradativa, gera resultados a longo prazo, pois com o abraço a criança sente-se protegida pelo pai e pela mãe, e entende que não precisa fazer birra para lidar com qualquer frustação.

As crianças que foram mais abraçadas, demonstram menos stress emocional quando adultos, pois o sentimento proporcionado mantem-se no sistema nervoso até a vida adulta, e portanto tornam-se pessoas que têm menos dificuldades nos relacionamentos, pessoas que se sentem mais valorizadas.

A ‘Terapia do Abraço’ é muito utilizada em escolas da Austrália e tem vindo a espalhar-se pelo mundo todo.

Os benefícios do abraço

O abraço, nada mais é do que um apoio emocional, uma forma de comunicação não verbal que proporciona muitos benefícios físicos e emocionais.

Dentre os benefícios estão os seguintes: relaxa os músculos, ajuda no controle da ansiedade, fortalece o sistema imunológico, reduz a pressão arterial, liberta o hormónio da felicidade, reduz os níveis de stress dentre muitos outros benéficos.

Abraço é demonstração de carinho, é acolhedor, é apoio.

Pais e mães, vamos praticar a Terapia do Abraço!

Também vais gostar de: