Queridos filhos, este é o que significado de quando digo: “Não me interessa que estejas chateado comigo”

Estou aqui para partilhar convosco: a minha casa é um ringue constante todos os dias. Isso é certo, uma zona de batalha.

 

Os meus filhos estão naquelas idades em que procuram mais liberdade do que a que lhes é permitida. Eles empurram e puxam, e eu empurro e puxo mais forte. E estamos presos neste jogo do puxa e empurra.

 

Eles podem não saber, mas eles estão à procura de limites e faz parte do meu trabalho impor-lhes esses limites. Eles pedem coisas com as quais não me sinto confortável. Por exemplo, estou confortável para deixá-los sozinhos (são cerca de 14, 12 ou 10 e é uma vitória conseguirem isso). Mas quando me pedem para os deixam sozinhos com os amigos e as namoradas, não!

Expliquei-lhes o meu raciocínio várias vezes. Eu disse-lhes que é muito tentador fazer coisas que não deveriam fazer sem supervisão, e uma vez que mergulhamos num comportamento errado e escapamos, isso dilui-se. E então, da próxima vez tentarmos algo um pouco mais perigoso. Às vezes, os pais precisam simplesmente dizer “Não” aos filhos sem explicação, mas eu tento usar as vezes em que uma lição de vida pode ser ensinada como uma oportunidade para explicar as coisas aos meus filhos para que eles possam tomar boas decisões.

 

Como ex-adolescente, eu sei que os adolescentes nem sempre tomam as melhores decisões e os meus filhos adoram ter um bom tempo. Então eu estabeleci limites e faz parte do “ser mãe” de vez em quando. Eles passam dos limites quando as maiores ofensas são esconder bolachas ou usar os iPads uns dos outros sem perguntar, então eu preciso estar mais consciente do que nunca  do que os meus filhos estão a fazer.

 

Por causa disto, eu estou constantemente a colocar um enorme travão nas suas vidas, e eles estão sempre zangados comigo. No outro dia, um dos meus filhos disse-me o quão zangado ele estava comigo, e eu deu por mim a dizer-lhe: “Eu não me importo se estiveres com raiva de mim”.

 

Mas importo.

 

Quando uma mãe diz aos seus filhos, que não se importa se eles estão zangados com ela, o que ela realmente quer dizer é:

 

Eu não vou mudar de ideias, mesmo que isso me incomode quando estás chateado. Eu sei mais do que tu sobre o que tu queres fazer porque eu já fui tu. Eu, também, pensei na minha adolescência que deveria ter sido confiada  para fazer coisas que eu não deveria ter feito.

 

Eu sei que isso parece tudo para ti agora porque era tudo para mim também. E o fato de eu afastar-te é uma treta, mas eu prefiro que fiques chateado comigo do que te magoes ou magoes outra pessoa. Eu preocupo-me contigo profundamente, e a razão pela qual tu estás zangado comigo é porque queres mais controle. Um dia vais ter, mas hoje não é esse dia.

 

Dizeres-me o quanto estás zangado e o quanto eu sou injusta não me vai fazer sentir-me culpada e mudar de ideias. Não vou discutir contigo. Aceita isso e reage da maneira responsável que eu espero.

 

Eu quero que sejas feliz, mas não sou responsável por fazer-te feliz o tempo todo. O meu trabalho é cuidar do seu melhor interesse, estamos esclarecidos?

 

Fonte: Scarymommy