O que são os pontinhos brancos na pele do bebé?
Comuns no nariz, queixo e testa, as bolinhas de sebo conhecidas como milium sebáceo, apesar de poderem ocorrer em todos os tipos de pessoas em qualquer idade, são bastante frequentes em recém-nascidos.
Também chamados de milia, estes pontinhos aparecem porque as glândulas sebáceas do recém-nascido ficam obstruídas por conta da ação dos hormónios da mãe. Com o tempo, alguns dias após o desligamento da produção hormonal materna, estes sinais de pele desaparecem naturalmente.
Manchinhas na pele do bebé são normais
Conhecidas como milia, essas manchinhas claras são, geralmente, observadas na ponta do nariz e no queixo. O milium aparece em aproximadamente 40% dos bebés recém-nascidos poucos dias depois do nascimento.
Milia são “cistos epiteliais” preenchidos com queratina que ocorrem nos recém-nascidos. A esfoliação espontânea e a resolução são esperadas dentro de algumas semanas. Ainda assim, os pais ocasionalmente confundem estas lesões com acne neonatal, mas a milia está presente e é normal no contexto nascimento, sem nenhum componente inflamatório.
A acne, mesmo que causada por hormónios maternos, geralmente não aparece até depois das suas semanas de idade. Diferente da espinha, o aspeto do milium facial do recém-nascido é de pequenos pontinhos, com entre um e dois milímetros de diâmetro, de uma cor branca amarelada. A sua cor deve-se às células que compõem estes quistos de milium, restos de queratinócitos, que são responsáveis pela produção de queratina.
Quando desaparecem?
As manchinhas esbranquiçadas são decorrentes da obstrução da via de saída e causadas pelas secreções das glândulas sebáceas da pele. Não é preciso preocupar-se. Elas desaparecem naturalmente em duas ou três semanas sem necessidade de nenhuma intervenção.