Todos os pais sabem o que querem para os filhos. Ou pelo menos assumem que sabem e acreditam que estão a educá-los e, prepará-los para o futuro de forma a atingirem os objectivos planeados. Mas já pensou verdadeiramente nesta questão?
Na verdade a a resposta é simples, e unânime: o que todos queremos é que os nossos filhos sejam felizes, agora e sempre.
A felicidade é o bem mais procurado do mundo, e não se alcança nem se compra. A felicidade cria-se.
Aqui estão os 5 ingredientes para fazer uma criança feliz:
- Amor. Dar e receber, mas de forma explícita, não apenas intencional ou conceptual. Conselho: habituem–se a pedir aos vossos filhos para dizerem duas coisas que correram bem nesse dia e duas que correram menos bem. Falem sobre elas.
- Educação. Regras, firmeza afectiva, limites, instrução, cultura. Conselho: Não pensem que os meninos mal-educados que vêem foram atingidos por um qualquer raio cósmico. São o resultado de anos e anos de ‘má-educação’.
- Lazer, desporto, actividades artísticas, espaços amplos de liberdade. Não esquecer que os pais são os modelos principais para as crianças. Se fica no sofá, não se admire…
- Debate de ideias. Ética, noções filosóficas desde muito cedo, capacidade de argumentação, coerência e consistência na defesa daquilo em que se acredita.
- Ler, ouvir música, escrever, fantasiar, criar, amar. Diferente de estar sempre a impor actividades…
Faça o seu filho feliz, ele não quer brinquedos, ele quer atenção, amor, tempo…