Nascimento dos dentinhos: O que os pais devem e não devem fazer

Veja o que os pais devem e o que não devem fazer quando os dentinhos do bebé estão a nascer

O nascimento dos dentinhos do bebé costuma ocorrer entre os 4 e 7 meses de vida do bebé e começar pelos dentes da frente (incisivos centrais). Veja qual é a ordem do nascimento dos dentinhos aqui.

O nascimento dos dentinhos costuma causar alguns desconfortos nos bebés e fazer com que os pequenos fiquem mais irritados, chorosos, a babar, com desejo de morder algo duro e com a temperatura um pouco alta, mas não acima de 38.3 graus. As gengivas ao redor do novo dente também costumam ficar inchadas.

Com a chegada dos dentinhos, existem algumas atitudes que os papás podem (e devem) fazer para aliviar o incómodo dos pequenos. Porém, também existem algumas atitudes famosas sobre cuidados com o bebé que está com os dentinhos a nascer que na verdade não são recomendadas e podem causar problemas sérios nos pequenos. A seguir, veja o que fazer e o que não fazer para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos. Veja:

O que fazer para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos

Esfregar as gengivas do bebé com os dedos

Esfregar gentilmente as gengivas do bebé com o seu dedo ou com o seu dedo enrolado numa gaze molhada é uma boa forma de aliviar o desconforto do pequeno com o nascimento dos dentinhos. Lembrando que é essencial lavar MUITO bem as mãos antes de fazer isso.

Oferecer mordedores

Uma boa forma de reduzir a dor do bebé com o nascimento dos dentinhos é oferecer mordedores aos pequenos. Mas eles devem ser feitos com uma borracha bem firme.

Secar a baba do bebé

O bebé babar com maior frequência faz parte do processo de nascimento dos dentinhos. Porém, é essencial manter uma fraldinha de pano limpa sempre por perto para secar essa baba. Assim, você previne irritações na pele do bebé.

O que os pais não devem fazer

Oferecer medicamentos

Medicamentos para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos que são passados nas gengivas podem atrapalhar mais do que ajudar. Além desses medicamentos saírem rapidamente das gengivas devido ao excesso de salivação, alguns deles também podem causar problemas de saúde sérios se forem engolidos pelos bebés.

Outro ponto contra esses anestésicos locais é que se o bebé já possui algum dentinho, ele irá perder a sensibilidade na boca e pode acabar por morder e magoar os lábios, bochecha e língua sem perceber.

Fique atenta, pois alguns medicamentos para aliviar a dor do nascimento dos dentinhos contêm benzocaína, essa substância tem sido associada a uma condição grave que reduz o oxigénio do sangue.

Congelar os mordedores

Alguns mordedores até vêm com a instrução para que os pais os coloquem no congelador antes de oferecer ao bebé, então tudo bem. Mas, JAMAIS coloque os mordedores no congelador, isto porque ao serem congelados eles podem ficar muito duros e prejudicar as gengivas do seu bebé, ao invés de ajudar.

Achar que tudo é culpa dos dentinhos

É comum durante a fase do nascimento dos dentinhos, os pais acharem que todos os problemas de saúde que o pequeno enfrenta são por causa deles. Mas não é bem assim, se o seu pequeno apresentar febre maior do que os 38.3 graus os dentinhos não são mais os culpados e é essencial conversar com o pediatra.

Também irás gostar de: