Mulheres que fazem cesariana têm dobro de probabilidade de desenvolver dor durante o sexo, diz estudo

É comum que depois do parto a mulher se sinta mais cansada e as mudanças hormonais decorrentes da lactação alterem a lubrificação vaginal, fazendo com que seu interesse pelo sexo diminua temporariamente e que, quando ela o faça, sinta dores. Mas um recente estudo publicado pelo periódico “BJOG: An International Journal of Obstetrics and Gynecology”, mostrou que a dor durante o sexo, chamada de dispareunia, é mais comum em mulheres que fazem cesariana ou parto normal com auxílio da extração a vácuo. Entenda a seguir o porquê.

Dor durante o sexo: Cesariana X Parto normal

Os pesquisadores responsáveis pelo estudo entrevistaram 1.244 mulheres em 5 momentos: antes de darem à luz e aos 3, 6, 12 e 18 meses após do nascimento. Eles perguntaram sobre o relacionamento com o parceiro e a vida sexual. Os resultados mostraram que as mulheres que precisaram de cesariana ou tiveram parto normal com ajuda de um extrator a vácuo, aparelho que ajuda a puxar o bebé para fora do canal vaginal, tinham o dobro de probabilidade de ter dor durante o sexo por até 18 meses após dar à luz.

Segundo os responsáveis pelo estudo, quase todas as mulheres tiveram dor no sexo em algum momento, mas o tempo pelo qual se estendeu a dispareunia estava relacionado com o tipo de parto. Além disso, lesões no períneo, que acontecem principalmente quando se usam aparelhos como o extrator a vácuo, também estavam relacionadas à dor no sexo.

Dor durante o sexo: cuidados e tratamento

Quem tem a dispareunia após o parto não necessariamente a terá durante toda a vida. Com o tratamento adequado, é possível livrar-se das dores.

Dê tempo ao tempo

As mudanças hormonais da gravidez e da amamentação mexem com a disposição e a libido da mulher, o que torna a dor durante o sexo algo esperado do ponto de vista médico. Caso você continue com esse sintoma por mais que 6 semanas, não deixe de procurar ajuda.

Vá ao médico

Ele é o profissional indicado para, junto com você, identificar o que acontece no seu corpo e o motivo das dores.

Identifique a causa

Apesar de o parto estar relacionado com a dispareunia, é necessário identificar exatamente o que se passa com você. Podem ser alterações da lubrificação, lesões no períneo decorrentes do parto, cansaço, alterações hormonais e até problemas psicológicos. Para cada um deles há um tratamento diferente.

Não faça sexo se sentir dor

Isso pode fazer com que você crie uma aversão pela relação sexual. Procure ajuda médica para tratar o problema e volte ao ativo quando ele estiver resolvido.

Converse com o parceiro

O diálogo é importante para que ele te apoie nesse momento e para que, juntos, vocês resolvam o problema. Além disso, peça para que ele vá com calma durante a relação sexual.

Também irás gostar de: