Mulher chamada “pedófila” por amamentar filho de 4 anos, com autismo

Fotógrafa diz que vai continuar a amamentar os filhos e a partilhar fotografias, de maneira a tornar a amamentação “uma coisa natural”.

Yakaly Di Roma é mãe de Hans, uma criança de 4 anos, que tem autismo. A mulher, do País de Gales, diz que dar de mamar conforta o filho, e não tem intenções de parar, enquanto sentir que isso é bom para o filho. A mulher, de 31 anos, posou para uma série de fotografias que mostram a amamentação de Hans e do seu irmão, River, de apenas um mês.

Ao jornal inglês “Mirror“, Yakaly disse: “A amamentação para mim é tão especial. Ela criou um vínculo inquebrável que eu posso partilhar com os meus filhos.” Acrescentou ainda que “Hans é autista, e esta é a única coisa que o conforta e faz com que ele se sinta seguro”. “Nada mais chega perto de ser capaz de acalmá-lo, da maneira que eu posso fazer, quando o alimento.”

Apesar de não dar de mamar ao filho mais velho em público, o mais novo alimenta “onde quer que esteja”, diz a fotógrafa. “Eu nunca planeei amamentar por mais de um ano e aqui estou, quase cinco anos depois. Espero amamentar o meu filho mais novo por pelo menos um ano ou dois, se possível.”

A maneira de lidar com os filhos e a sua alimentação não foi, no entanto, bem aceite por todas as pessoas. Yakaly disse que foi chamada “pedófila” por amamentar o filho, sendo que também lhe disseram que tira “fotografias de pornografia infantil”, porque amamentar uma criança da idade de Hans é “repugnante” e “perturbador”. Apesar disso, a mãe diz que “felizmente a maioria das pessoas é boa, e vê a amamentação como a coisa natural que realmente é.”

Mesmo com alguns comentários negativos, Yakaly diz que não vai parar de amamentar até que os filhos estejam prontos, e planeia fazer tudo o que puder para normalizar esta situação. Explica ainda que Hans come normalmente, como qualquer outra criança de quatro anos, e que o amamenta “principalmente para ele se sentir confortável; uma ou duas vezes por dia, antes de levá-lo à escola e à noite, antes de dormir”.

O objetivo de Yakaly é normalizar a amamentação, através das suas publicações. Diz que “quanto mais as pessoas virem os seios como comida para bebés, e não algo que é usado para vender um produto, mais as pessoas entenderão que o seio é melhor, e o seu propósito principal é alimentar os filhos”.

Como fotógrafa profissional, acredita que fotografar é “capturar momentos especiais, celebrar marcos, documentar vidas, capturar o vínculo com entes queridos.” Além das fotos mais comuns, também já partilhou uma série de fotos mais incomuns, incluindo a amamentação numa praça de touros.

Yakaly diz que vai “documentar e criar” a sua própria arte. O que pretende? Incentivar outras mães a fazerem o mesmo. “Eu sei que estou a fazer o melhor para os meus meninos, e vou continuar a fazê-lo pelo tempo que eles precisarem. Partilho os meus retratos para tentar ajudar a normalizar a amamentação, para normalizar algo que é realmente completamente natural”.

Fonte: MAGG