Grávidas não podem fazer algumas actividades domésticas. Saiba quais!

Gravidez não é doença, antes pelo contrário. Porém, as grávidas precisam ter certos cuidados, especialmente nas actividades domésticas, que parecem muitas vezes inofensivas, mas podem apresentar alguns riscos que podem ser evitados.

Actividades domésticas que a grávida não pode fazer

Limpar fezes de gatos

Para quem tem gatos, é preciso ter cuidado ao limpar as caixinhas onde eles fazem cocó e xixi. Eles costumam carregar o parasita que transmite a toxoplasmose, uma doença muito séria que pode colocar a gravidez em risco, assim como acarretar algum prejuízo à formação do bebé. Se puder evitar esta tarefa, é ideal. Caso não possa, coloque máscara e luvas para impedir o contato com as fezes e urina.

Limpeza geral e pesada da casa

É preciso ter cuidado ao lavar e esfregar quintal ou casas de banho, situação que precisa molhar o chão. Os pisos escorregadios são um convite às quedas, que são grandes riscos às grávidas. Além disso, os produtos químicos para casa de banho costumam ter um cheiro mais forte e podem causar alergias às futuras mamãs, que ficam um pouco mais sensíveis, inclusive aos cheiros. A dica é deixar a casa aberta para ventilar bem durante a limpeza.

Os movimentos durante a limpeza também devem ser controlados, pois em alguns casos é preciso fazer uma força maior, que pode inflamar o nervo ciático e articulações, que já ficam mais propensos a doer durante a gravidez, inclusive devido ao peso da barriga.

Cuidar das roupas

Uma tarefa tão simples como cuidar das roupas não é nada inofensiva quanto parece, e pode ser prejudicial, sim, às grávidas. Além do cheiro mais forte dos produtos, a combinação de esfregar, pendurar, dobrar e passar as roupas exige bastante força e movimentos que podem afetar o nervo ciático.

Carregar peso

Arrumar o quarto do bebé é uma delícia e um dos momentos mais esperados pela família. Mas a mãe deve ficar com a decoração e os arranjos mais leves. A parte de arrastar móveis pesados, como cómodas e o berço, deve ficar a cargo do pai ou a quem esteja auxiliando nessa tarefa. Afinal, carregar a barriga tem que ser a maior força que a mulher deve fazer durante a gravidez para não prejudicar as suas costas.

Subir em sítios altos

Nem é preciso dizer, mas subir em escadas, cadeiras ou banquinhos para ir buscar algo nos armários mais altos não é nada aconselhável para as futuras mães, que têm o equilíbrio comprometido durante a gravidez. Além disso, o risco de quedas deve ser evitado.

Peça ajuda ao seu companheiro, avós ou amigas, que com certeza farão questão de a ajudar nessa tarefa.