Um dos principais motivos de consulta pediátrica, tanto em serviços hospitalares como em serviços de urgências, é a Febre infantil. A febre é a elevação da temperatura normal do corpo: mais de 38ºC se medida no recto, ou mais de 37,5% medida na axila. De 37.5ºC a 38ºC axilar se considera febrícula. A causa mais frequente nas crianças é uma infecção por vírus. Saiba como proceder quando perceber que seu filho tem febre.
O que os pais podem fazer se a criança ou o bebé tem febre
É recomendável medir a temperatura com o termómetro. Na verdade, os pais e mães sentem quando a criança tem febre através de sua atitude, ao colocar as mãos no rosto ou nas costas, mas o pediatra vai perguntar o grau de febre, e não pode ser algo aproximado.
– Só é necessário baixar a febre se a criança está incomodada. Isso ocorre geralmente a partir de 38º a 38,5ºC. Também se a criança tiver antecedentes de crise de febre é conveniente não deixar a temperatura subir muito, pois pode ser que o primeiro sinal que a criança tem febre seja a convulsão. Uma convulsão não tem relação com o grau de febre, mas com a susceptibilidade individual, e às vezes com as mudanças bruscas de temperatura.
– Não se deve tapar a criança, se ela sentir frio, convém cobri-la para que se sinta melhor, mas não tapá-la em excesso. A temperatura da casa deve ser morna.
Convém oferecer à criança muito líquido, sem forçar, pois o aumento de temperatura corporal aumenta as perdas de líquido corporal.
– Utilize as doses de antitérmicos recomendadas pelo seu pediatra, respeitando os intervalos entre as mesmas. Sempre que for possível administrar pela boca, não por via rectal, pois a absorção é mais exacta.
– Os banhos com água morna diminuem um pouco a febre. Podem ser usados para ajudar os antitérmicos, mas sempre a uma temperatura menor que a febre da criança. Não utilizar compressas de álcool nem de água fria.
Veja também:
Epilepsia – O que é, causas, sintomas e tratamento
Febre em crianças: saiba quando recorrer a remédios
Quando procurar o serviço de urgências quando a criança tiver febre
– Se a criança tem menos de 3 anos de idade. Geralmente se solicitará uma análise de sangue e urina do bebé, pois tem maior risco de uma grave infecção.
– Se seu filho estiver adormecido, decaído ou pelo contrário, muito irritado.
– Se teve pela primeira vez uma convulsão.
– Se a criança se queixa de dor de cabeça intensa e vomita várias vezes.
– Se a criança respira com dificuldade, se percebem as costelas, respira depressa ou faz ruídos não habituais ao respirar.
– Quando aparecem manchas vermelhas na pele que não desaparecem ao pressionar. Pode ser sinal de uma infecção grave.
Informação importante sobre a febre
– A febre não é má por si só. É um sinal de que existe algum mal, geralmente infeccioso. É uma forma do nosso organismo lutar contra a infecção.
– A febre não produz danos no cérebro até que chegue aos 42ºC ou mais.
– Os antitérmicos não curam a infecção, só ajudam a criança a sentir-se melhor. Portanto o processo infeccioso seguirá o seu caminho apesar dos antitérmicos.
Também irás gostar de: