Cérebro recebe estímulos semelhantes aos que receberia diante do contato materno
Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que a voz da mãe ao telefone conforta os filhos tanto quanto um abraço. A pesquisa, publicada na revista científica Proceedings of the Royal Society B, observou 60 meninas, de 7 a 12 anos, que foram submetidas a situações de stress seguidas de monitorização.
Os cientistas acreditam que a voz materna tem a capacidade de gerar nos bebés e crianças estímulos semelhantes aos que recebem quando estão em contato direto com as mães. Quando a criança ouve a voz da mãe, seus ouvidos enviam estímulos ao cérebro parecidos aos que enviariam se estivessem abraçadas às suas mães, daí a sensação de acolhimento mesmo à distância.
Elas tiveram de falar e resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que acelerou os seus batimentos cardíacos e elevou os níveis de cortisol, o chamado hormónio do stress.
Veja também:
Mamã escreve lista de “nãos” para a filha no primeiro dia de escola. Vale a pena ler!
Depois, foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu uma ligação telefónica da mãe; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu ao filme A Marcha dos Pinguins, considerado pelos cientistas como sendo emocionalmente neutro.
Segundo a monitorização dos cientistas, os dois primeiros grupos revelaram um aumento idêntico no nível de oxitocina, uma espécie de “sedativo natural” associado à empatia e capaz de aliviar os efeitos do cortisol. Já no terceiro grupo, não houve aumento no nível desse hormónio.
Por isso, quando estiver longe dos seus filhos, ligue! Eles sentiram o seu carinho mesmo à distância.
Também irás gostar de: