Dores – O que é normal?
Que a grávida sente dores na barriga ou na coluna depois da barriga começar a crescer parece até lógico. Mas diversas outras áreas do corpo feminino podem ser afetadas por dores durante a gravidez, até aquelas que você nem imagina. Afinal, a gravidez é uma experiência única de que o corpo inteiro tem que pagar o preço.
As dores na gravidez são uma consequência inevitável! Mas que dores são normais e quais não são normais na gravidez? No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. Devemos lembrar que o útero é um órgão super elástico, na verdade é um músculo e inicialmente (normalmente) é do tamanho de um punho fechado. Conforme a gravidez vai evoluindo, ele começa a inchar e aí surge o motivo das cólicas. No decorrer do primeiro ultrassom, é possível o resultado e geralmente vem escrito da seguinte forma: útero aumentado com aspecto gravídico.
No começo, a progesterona e o HCG fazem a manutenção da gravidez e o útero inchado é consequência disso. Essa alteração hormonal causa cólicas, desconfortos, dores etc. Passando essa fase, começa a fase do desconforto por conta dos músculos enfraquecerem e dos órgãos em deslocamento dentro do corpo. Você sabia que os órgãos se realocam dentro do corpo, causando essas dores na gravidez? O intestino, o estômago, o fígado e até mesmo o coração vão se ajeitando de forma diferente da original para dar espaço ao útero e ao bebé. Por isso, dores na gravidez são comuns e dependendo da sua sensibilidade a elas, podem tornar-se motivo de queixas para o médico. Dores na gravidez são passageiras e podem ir e vir conforme o bebé vai crescendo e a gestação avança.
Dores mais fortes, são normais?
Dores do baixo ventre no segundo trimestre de gravidez são muito comuns. Nesta fase os músculos de baixo da barriga tem que dar conta de relaxar para acomodar o novo peso e a nova condição da mulher. E se você é do tipo magrinha, pode sentir essa dor mais forte devido ao relaxamento intenso da musculatura. Essas dores podem ser em baixo, próximo à virilha e dos lados. Para isso, é bom usar uma cinta para sustentação do peso da barriga. Nas dores comuns da gravidez também se enquadra a dor na região pélvica. Eu mesma tinha a sensação de pontadas lá em baixo na vagina! Sim na vagina! Dava medo, mas eu sabia que era pelo peso da gravidez. Muitas vezes, essas pontadas podem ser sinal de que o bebé está a encaixar-se, ou mesmo da pressão que o bebé faz com os seus movimentos. Dói, mas vale muito a pena!
Agora, existem dores que não são especificas da fase, como a dor ciática na gravidez. Ela não é especificamente da gravidez, pois a mulher pode já ter algum problema com o nervo ciático mesmo antes da gravidez. Mas também pode ser que esse problema da dor ciática devido ao peso da barriga. No final das contas, dor ciática na gravidez é muito comum. Outra dor que também é super comum é a dor do síndrome do túnel de carpo. Ela acomete o nervo do braço, do antebraço mais especificamente. Dói e muito! Tem mulheres que perdem mesmo a força na mão por causa dessa síndrome que é infelizmente comum entre grávidas. Como tratamento, o médico ginecologista pode recomendar desde fisioterapia até medicamentos específicos para grávidas.
Lembrem-se que dores no baixo ventre são comuns, o anormal nesse caso é sentir vontade excessiva de fazer xixi, sentir dores e sair apenas um pouco de urina, gotinhas de xixi. Essas dores podem ser de uma infecção urinária. Seja qual a dor que você esteja a sentir, o melhor é falar com o seu ginecologista. Ele saberá como tratar e caso precise de medicação para dor, ele receitará!
Também irás gostar de: