Desabafos de uma mãe MUITO cansada

Olá mamãs,

Vi este texto no blog mães que pensam naquilo e identifiquei-me muito com ele. Tenho a certeza que muitas de vocês também se irão identificar.

Espero que gostem!

Lá se foi mais um dia dos pais. Diz a lenda que os pais estão mais participativos na criação dos filhos…será mesmo? Será que trocar uma fralda ou dar um banho alivia mesmo o cansaço das mães? Tenho as minhas dúvidas.

Eu ainda acho que tudo acaba por sobrar para nós, mães, por melhor que os nossos maridos possam ser, somos nós que faltamos ao trabalho quando o bebé fica doente, somos nós que faltamos ao trabalho para vacinar, somos nós que trocamos 99% das fraldas, somos nós que amamentamos, somos nós que cozinhamos, somos nós que damos 99% dos banhos, somos nós que temos que controlar o stock de fraldas, lencinhos, pomada.

Quer mais? Eu não conheço nenhum pai que fez a adaptação na escolinha no lugar da mãe, nenhum pai que ficou em casa para ver se a babá ia cuidar bem da criança. Pois é, ainda somos nós, as mães, que fazemos a maior parte das atividades.

Não conheço nenhum pai que saiba o número de sapato que a criança calça, o número da roupa que a criança usa, nem da fralda, em muitos casos. Aqui em casa já aconteceu do marido comprar fralda menor e ter que voltar à farmácia para trocar!

Também não conheço nenhum pai próximo que tenha largado a carreira para ser pai, ficar com os filhos em casa para a mulher trabalhar. Vi um pai que fez isso num documentário “O começo da vida” e ele nem era brasileiro…portanto, não conheço nenhum pai que tenha feito o que milhares de mulheres, como eu, têm feito: abrir mão do mundo corporativo para criar um filho até que ele possa ir para a escola.

Ok, pode até parecer normal, porque mãe é mãe, certo? Só que não! CHEGA! Estamos cansadas, estamos muito cansadas, estamos exaustas. Somos mães, mas não podemos ficar com 99% do trabalho. Precisamos de parceria e não de ajuda, porque pai não é ajudante da mãe, ok! Pai é pai!

Se já ficamos o dia todo com a criança, nada mais justo do que podermos ter um momento nosso à noite, tipo tomar um banho de gente, comer um prato de comida quente, ficar 10 minutos sem fazer nada! Pode ser? Será que temos esse direito? TEMOS SIM!

Para quem trabalha fora, vale o mesmo, ok? Mulheres que trabalham fora também se cansam, assim como as mulheres, como eu, que trabalham em home office. Trabalho é trabalho, cansaço é cansaço, não adianta disputar esse desporto que ninguém vai levar medalha de ouro.

Só para encerrar o assunto, com toda essa carga em cima de nós, não queiram exigir ainda uma tórrida noite de amor. Acreditem, a nossa libido começa quando vocês se propõem a serem PAIS de verdade, parceiros e não nossos ajudantes!

PS: Quando chegarem a casa e parecer que um furacão passou por lá, não nos critiquem! Sabemos exactamente como é difícil manter a casa em ordem com uma criança pequena por perto. Apenas ajudem a colocar tudo em ordem e agradeçam por termos cuidado o dia todo do seu bem mais precioso, além de trabalhar, lavar, passar, cozinhar….