Uma das vitaminas mais difíceis de absorver pode ser a chave para conseguir engravidar

Embora controverso, o que se sabe é que uma vitamina participa activamente do processo de maturação folicular e da implantação do óvulo fecundado no útero. Não apenas após a fecundação, há cada vez mais evidências do envolvimento da vitamina D na fertilidade tanto feminina quanto masculina. E os números mostram que uma percentagem nada desprezível da população é carente de vitamina D.

Relação da vitamina D e fertilidade

A vitamina D, solúvel em gordura, é mais conhecida por seu efeito sobre o metabolismo ósseo, mas também essencial para o bom funcionamento dos sistemas imunológico e endócrino. Vários estudos científicos têm revelado que sua carência está diretamente relacionada ao desenvolvimento ou agravamento de doenças tais como diabetes, cancro, doença cardiovascular, obesidade e processos autoimunes.

Mas qual é a relação entre o status de vitamina D e fertilidade?

Para as mulheres, existem receptores desta vitamina no ovário, útero e placenta, por isso, é fácil deduzir que a vitamina D é essencial para o bom desenvolvimento e operação dos mesmos. De fato, inúmeros estudos têm encontrado relação entre os níveis de vitamina D e os parâmetros relativos à fertilidade e gravidez.

De acordo com artigo publicado no European Journal of Endocrinology por especialistas em tratamento de reprodução assistida, as mulheres submetidas à fecundação in vitro tinham embriões com mais potencial de vida ou maiores chances de gestação do que as participantes que tinham deficiência de vitamina D.

Por isso, a vitamina D estaria diretamente relacionada com a qualidade do tecido do ovário e do endométrio, que favorece a implantação correta do embrião no útero materno. Além disso, outros estudos não encontraram associação entre os níveis desta vitamina e endometriose, síndrome do ovário policístico, e oscilação de progesterona e estrogénio (responsáveis pela regulação, entre outros, do ciclo menstrual, todos fatores envolvidos na infertilidade feminina. Além disso, a deficiência de vitamina D parece estar relacionada com uma maior taxa de aborto espontâneo.

Também irás gostar de: