Aprender a andar de bicicleta na escola vai fazer parte do currículo escolar

Esta atividade vai passar a fazer parte do currículo escolar.

Nos próximos anos vai ser obrigatório, a partir do ensino básico, ensinar as crianças a andar de bicicleta na escola. O objetivo desta medida é inspirar uma mudança de comportamentos a nível de mobilidade

Todos os alunos terão a oportunidade de aprender a pedalar, num processo de formação faseado ao longo dos vários níveis de escolaridade“, lê-se na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa, um projeto apresentado na passada quinta-feira, 28 de março.

O secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, explicou ao jornal Público que “o objetivo é que as crianças do 1º ciclo tenham aulas em contexto protegido, passando para o espaço público, as do 2º e 3º ciclos, bem como as do secundário (…) A formação terá uma componente teórica e outra prática e passará por ensinar regras ou conceitos como condução defensiva”.

Ao mesmo tempo, o Governo está “a tentar avaliar a possibilidade de alargar a cobertura do seguro escolar para integrar os jovens que vão de bicicleta para a escola”. Pequenos contributos, sublinha, “que permitem criar um contexto favorável, de segurança e apoio que permitirão que mais pessoas usem a bicicleta”.

A ideia é que aconteça com a mobilidade ciclável o que aconteceu com a reciclagem. “A capacidade de influenciar nas crianças, a pedagogia que imprimiram na sociedade foi extraordinária”, recorda José Mendes, destacando que “tudo o que corresponde a alteração de comportamentos tem de começar com os mais jovens, que são capazes de influenciar os adultos de hoje”.