Comumente ouve-se dizer que um bebé fica no útero durante nove meses. Mas, basta engravidar ou ter afinidade com assuntos sobre maternidade para perceber que as contas são feitas em semanas e, geralmente, esse período é considerado “completo” quando chega à 40ª semana. Com uma conta simples, percebemos que existe uma divergência nesse cálculo, já que 40 semanas equivalem a 10 meses.
Quanto tempo dura uma gravidez?
Uma gravdiez a termo, ou seja, dentro do período “certo” (ou mais comum), é da 39ª até a 40ª semana e 6 dias.
No Brasil, a contagem do tempo de gravidez é feita com base na regra de NAEGELE, que convenciona somar 7 dias depois da data da última menstruação e subtrair três meses para descobrir o início da gravidez. Por exemplo: se a data da última menstruação foi dia 9 de setembro, por convenção, a gravidez começa a ser contada a partir do dia 16 de junho. O resultado de 280 dias (40 semanas) é o tempo total até o parto.
Entretanto, o exame de ultrassom é o que determina com maior precisão essa data.
Uma gravidez dura 40 semanas ou 9 meses?
O hábito de considerar nove meses justifica-se desde que seja contado o último mês de gravidez inteiro, e não apenas a entrada nele. Ou seja, 9 meses mais 4 semanas, que é quando o mês ficará “completo”.
“Nove meses vezes 4 semanas dá 36 semanas. Esse valor é referente à chegada do 9º mês. Mas, se formos considerar o mês completo, somamos mais 4 semanas e chegaremos ao total de 40 semanas, ou 280 dias.”
Veja também:
Dores na gravidez – Que dores são normais?
Como contar as semanas da gravidez?
A gravidez dura 268 dias desde o momento da concepção ou 280 dias desde o primeiro dia da última menstruação.
Como é muito difícil saber quando o óvulo é fertilizado, o início da gravidez começa a conta-se a partir do primeiro dia da última menstruação apesar de, durante as duas primeiras semanas do ciclo menstrual, a mulher não estar realmente grávida.
A ovulação ocorre por volta do meio do ciclo menstrual (14 dias a contar do primeiro dia do período) e a conceção só ocorre após a ovulação. É por este motivo que o embrião é cerca de duas semanas mais jovem relativamente ao número de semanas contadas a partir do primeiro dia da menstruação.
Por exemplo, se o primeiro dia da sua última menstruação foi o dia 14 de abril e desconfiar que está grávida, para saber de quantas semanas está, deve considerar como primeiro dia de gravidez o dia em que lhe veio o período, ou seja, o dia 14 de abril.
Como os ciclos menstruais variam de mulher para mulher, o termo da gravidez também pode oscilar entre as 37 e as 42 semanas.
Ao longo da gravidez, e de acordo com a evolução da gravidez e do desenvolvimento do bebé, o médico poderá estimar com maior rigor a data provável para o parto (DPP).
Também irás gostar de: