A fada dos dentes passou cá por casa

“Mamã, a fada passou! Eu senti o ventinho das asas dela a abanar durante a noite”

Tão crescida que está de repente! Parece que foi ontem que nasceu e a tinha enroladinha nos meus braços e agora  sorri-nos com umas janelinhas na boca enquanto tenta mordiscar o pão do pequeno almoço com menos dois dentinhos. Esta etapa é muito importante para as crianças e deve sem dúvida ser festejada.

A Zoe perdeu o seu segundo dentinho na escola e guardou-o  num pequeno envelope feito por ela com um desenho muito ilustrativo.

O entusiasmo era enorme tal como aconteceu com a queda do primeiro dente. Enquanto abracei o seu entusiasmo, o meu coração batia bem forte só de pensar que ela perdera o seu dentinho. Lembro-me do momento em que esse mesmo dente ainda não havia aparecido.

Lembro-me de acordar a meio da noite, embalar a minha bebé e confortá-la enquanto as suas gengivas inchadas e a febre  se preparavam para fazer aparecer o seu primeiro dentinho. O nascimento do primeiro dente foi, como não podia deixar de ser, uma ocasião especial, chegou um mês antes do seu primeiro aniversário. Quando penso nesses mesmos dentinhos a caírem, sinto uma dor no meu coração enquanto testemunho as peças da sua infância a soltarem-se.

À medidas que essas etapas vão sendo ultrapassadas vou-me lembrando do quão rápido o tempo está a passar. Estou a cada dia que passa a sentir e a partilhar os mesmos momentos que ela, festejamos quando nasce, festejamos quando cai.

Não escondo os meus sentimentos, no entanto, a cada dente que cai é sinal que ela está a crescer, sinal que está a deixar de ser a minha bebé.   De certa forma fico triste, no entanto, a felicidade dela é tanta quando lhe cai um dentinho que esta tristeza se transforma em pura felicidade.

E a felicidade é tanta que mostra com todo o orgulho do mundo o “buraquinho” no lugar do dentinho. O que faz dela já uma menina crescida no meio dos seus amiguinhos.

Nessa mesma noite, a Zoe colocou o seu dentinho debaixo da almofada com um bilhete para a fada “olá fada dos dentes, se poderes não levar o meu dentinho e deixar o que me vinhas trazer… um beijinho fada dos dentes. Zoe” e adormeceu ansiosa pelo dia seguinte para ver se a fada dos dentes lhe iria levar o dentinho ou não.

Na manhã seguinte fomos acordá-la para saber se a fada havia por lá passado. Acordámo-la  e quando levantou a almofada lá estava uma caixinha, a caixinha que a fada lhe havia deixado. Era uma caixinha com um bilhete, uma moedinha e o seu dentinho.

É como são tão bons estes momentos…!

– “Mamã, a fada passou! Eu senti o ventinho das asas dela a abanar durante a noite”

A magia é um elemento importante na vida das crianças, a expectativa, curiosidade, ilusão, surpresa… tudo isto ajuda a um crescimento saudável das crianças, por isso, mantenham acesa a magia da fada dos dentes.

 

E por aí, como é vivida esta etapa mamãs?