7ª Semana de Gravidez

Nesta semana, você começará a obter o brilho natural da gravidez (prepare-se para os elogios). Seu bebé mede agora cerca de 1cm (ou meia polegada), e é do tamanho de um mirtilo, e começará a fazer seus primeiros movimentos esta semana.

O que o meu bebé está a fazer?

Ele ou ela agora tem um rosto mais definido, com uma boca, narinas, orelhas e olhos, e as células cerebrais são geradas a uma taxa de 100 por minuto. A boca, a língua, os brotos de dentes também se desenvolverão nesta semana.

Nesta semana, os braços e as pernas do seu bebé começarão a desenvolver-se, dividindo em segmentos de mão, braço e ombro e segmentos de perna, joelho e pé.

No entanto, agora, eles ainda se parecem com pás mais do que mãos e pés.

O seu bebé agora tem rins e está pronto para começar a trabalhar, já que o bebé logo começará a produzir urina.

Seu bebé também irá começar a fazer pequenos movimentos bruscos esta semana. Você não poderá sentir nada, mas um ultra-som conseguirá detectar.

O que o meu corpo está a fazer?

Sua protuberância na gravidez ainda não é visível, porque seu útero ainda não aumentou (não vai fazer até o final do primeiro trimestre), mas isso não significa que você não sinta os efeitos de gravidez .

Da náusea aos peitos inchados, seu corpo está se preparando para cultivar o seu pequeno!

Peitos inchados

Algumas mulheres aumentarão o tamanho logo às sete semanas de gravidez, o que seria ótimo se não estivessem tão desconfortáveis ​​e duridas.

Claro que você pode agradecer aqueles hormónios da gravidez.. Os hormónios estão a acumular-se também nos seus seios e mais sangue flui neles.

Você também pode notar que a aréola (a área escura ao redor do mamilo) ficou cada vez mais escura e tem pequenos pontos parecidos com o ganso.

Estas são glândulas sudoríferas que fornecem lubrificação – todas as mudanças importantes para quando você começa a amamentar.

Um tez extra brilhante

Você pode notar que sua pele está melhorando mais do que nunca, e os seus cabelos estão mais brilhantes do que aquela vez que você gastou uma fortuna no óleo marroquino. O estrogénio extra que você está a produzir agora é o responsável por estas melhorias.

Veja o desenvolvimento do bebé com 7 semanas de gravidez
O que parece ser uma cauda na realidade é a extensão do cóccix do seu bebé.
Os olhos do bebé são parcialmente cobertos por pálpebras transparentes.

Sintomas comuns:

Micção frequente: você ainda precisa fazer xixi a cada cinco minutos, graças ao hormónio da gravidez hCG aumentando o fluxo sanguíneo para a sua área pélvica. Lembre-se de continuar bebendo apesar das constantes viagens ao wc – seu corpo e seu bebé precisam disso!

Fadiga:  fazer crescer um bebé é uma tarefa extenuante, especialmente porque o seu corpo ainda está a fazer a placenta, então oiça o seu corpo e descanse. Uma maneira de manter sua energia é manter lanches ao longo do dia – as mini-refeições manterão seu açúcar no sangue.

Sensibilidade no peito e mudanças: apesar de parecerem maiores do que nunca, suas mamas podem não parecer as melhores! Notando as veias azuis? Estes irão transportar todos os nutrientes e fluidos para seu bebé quando você começar a amamentar. Por enquanto, invista num bom creme de estrias e sutiã de maternidade para minimizar a flacidez.

Saliva excessiva: Quando você pensa que os enjoos matinais já são maus o suficiente,  acrescente agora a saliva excessiva e você estará no seu auge. Isto irá desaparecer no final do seu primeiro trimestre, mas por agora, experimente mastigar chiclete com açúcar.

Anseios de comida: se você achar que reduziu o seu menu de refeições graças a essas aversões alimentares de gravidez, tente não se preocupar. Comer a mesma refeição saudável todos os dias ainda dará ao seu bebé em crescimento todos os nutrientes que ele precisa.

Azia: outro efeito colateral totalmente normal, mas totalmente desagradável. Evite alimentos picantes ou gordurosos, bebidas com cafeína, pois isso irá piorar, também tente beber antes ou depois de comer.

Ganhando alguns quilos: você pode não parecer que está carregando um bebé, mas você já ganhou alguns quilos. Isso é totalmente normal – a maioria das mulheres ganhará 25-35 libras durante a gravidez.

Cólicas: isso é normal durante o primeiro trimestre, mas se ocorrer com dor no ombro ou no pescoço, ou você tiver alguma descarga incomum, entre em contacto com seu médico de família.

Veja também:

6ª Semana de Gravidez

8ª Semana de Gravidez

O que devo fazer quando estou grávida?

Uma coisa que você irá notar é sangramento, seja na forma de manchas leves, ou muito sangue. O sangramento no primeiro trimestre é muito comum (afecta cerca de uma em cada três mulheres) e nem sempre indica aborto espontâneo.

Se você notar hemorragia, você deve consultar  o seu médico imediatamente. O seu médico de família ou parteira poderão examiná-la provavelmente através de um ultra-som. Na maioria dos casos, o sangramento desaparece e o médico não consegue explicar, a menos que seja causado por infecção.

Aqui está o que NÃO comer quando está grávida:

Leite não pasteurizado e queijos macios

O leite desprotegido e os queijos macios podem conter bactérias que possam fazer com que você e o seu bebé fiquem doentes, por isso é melhor evitá-los quando estão grávidas. Quando você está grávida, seu sistema imunológico é menor, então você está mais suscetível às doença. Níveis elevados da bactéria Listeria Monocytogens podem ser encontrados em leite e queijo não contaminados e a listeriose pode causar aborto espontâneo, morte múltipla ou doença grave em recém-nascidos.

Álcool

Este não será uma surpresa - o NHS recomenda que seja melhor evitar o álcool durante a gravidez. Dito isto, não se preocupe se você bebeu antes de saber que estava grávida, mas evite o resto da gravidez para evitar causar danos ao seu bebé.

Marisco cru

Se você é um amante de sushi, então não vai gostar desta notícia, mas o marisco cru é um grande perigo durante a gravidez. Isto porque, em algumas ocasiões, frutos do mar crus podem conter pequenos parasitas, vírus e bactérias nocivas e, embora o sushi tenha sido normalmente congelado, é melhor prevenir. Enquanto estamos a falar de peixe, evite marlin, tubarão e peixe-espada durante a gravidez, pois todos contêm altos níveis de mercúrio que podem prejudicar o sistema nervoso do seu bebé em crescimento.

Cafeína

Uma xícara  de café por dia não faz mal mas tem de ter cuidado com a cafeína que consome. O  ideal é não ultrapassar as 300 mg por dia, o equivalente a duas xícaras de café. Não esqueça que os refrigerantes e as bebidas energéticas contêm cafeína, assim como o chocolate.

Carne e aves pouco cozidas

É melhor ficar longe da maioria dos alimentos não cozidos quando está grávida, e isso inclui carne e aves, pois ambos apresentam riscos de salmonela.

Guloseimas

Se é fã  destes doces deliciosos é uma boa ideia começar a reduzir. Uma nova pesquisa descobriu que os jovens expostos a grandes quantidades de doces na sala apresentaram menos desempenho em testes de raciocínio cognitivo.

Carnes Frias

Carnes frias ou carnes cozidas antes da compra devem ser evitadas durante a gravidez, devido ao risco de listeria.

Ovos crus

Evite ovos crus ou mal cozidos e maionese durante a gravidez, pois eles podem transmitir risco de intoxicação alimentar por salmonela. Assegure-se de que o branco e as gemas estão sólidas e completamente cozidas.

Frutas e vegetais não lavados

Se você não tem o hábito de lavar as suas frutas e legumes antes de comer, agora é hora de começar. Os traços de terra deixados nos seus frutos e legumes podem aumentar o risco de infecção, como a toxoplasmose, portanto, tenha cuidado extra ao lavar e preparar os seus alimentos.

Também irás gostar de: